Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificando seu STI AS 1560G... Adeus calor!


elio_filho

Posts recomendados

Este é o primeiro de alguns MODs que descobri para este note.

Recomendo a quem se aventurar que siga rigorosamente a lista de procedimentos, mexa no note com MUITO cuidado e tenha ciência dos riscos. Só abra seu note se souber o que está fazendo.

Desligue a fonte externa do note e tire a bateria antes de começar a mexer.

`

Para este macete vai precisar de:

PASTA TÉRMICA (vendida em casas de eletrônicos)

ESTILETE (bem afiado)

pazinha de sorvete DE MADEIRA (para espalhar a pasta térmica).

FOTO DO SISTEMA DISSIPADOR (Obrigado, Kristu)

7a3e1nm1.jpg

Procedimentos:

1 - Retire e guarde com cuidado os parafusos embaixo do note, são alguns de 5x5 e apenas um de 5x12, dando acesso ao cooler interno, às memórias, ao processador e etc.

passo1.jpg

2 - Solte e guarde com cuidado os três parafusos do cooler e os quatro que fixam o processador.

passo2u.jpg

3 - Com muito cuidado desencaixe as peças de cobre do notebook, deixando visíveis o processador e o dissipador da VGA. Solte e jogue fora a fita adesiva que prende a haste de cobre no dissipador da vga, é um pedacinho de espuma esquisito.

passo3n.jpg

4 - Observem que não haverá pasta térmica sobre o Turion, ou seja, péssima troca de calor. Com muito cuidado coloque pasta térmica sobre o core do Turion, passando com a pazinha de madeira e com MUITO cuidado. Passe sobre o core e deixe uns pinguinhos sobre os pequenos quadradinhos ao redor, são a memória cache L2 da cpu. ;)

5 - Passe pasta térmica no local aonde havia um adesivo segurando a haste de cobre no dissipador da vga, deixe bem passado... ali onde essas peças se encaixam fica lambuzado de pasta, remova o excesso que borrar para não pingar dentro do note e lambuzar tudo, limpe com papel higiênico.

passo4e5.jpg

5a - Seguindo a dica do amigo Renato Leite, REMOVAM a proteção plástica e o pedacinho de alumínio que protegem o dissipador da CPU, bem na parte que fica em contato com a cpu. Embaixo desse plástico e do alumínio haverá uma pasta térmica, LIMPEM bem e dêem uma boa polida nesse dissipador, deixem parecendo um espelho usando um pedaço de papel macio (pode ser até papel higiênico).

passo5a.jpg

6 - Remontem as peças e parafuse, cautelosamente apertando em X os parafusos da CPU. Tenham certeza de fixar firmemente o dissipador da CPU sobre o Turion, façam o contato perfeito com a pasta térmica no meio.

passo6h.jpg

7 - Peguem a tampa retirada da base do note, aquela aonde vão os parafusos e observem que nela há um buraco do cooler, tapado com um plastiquinho por dentro. Com o estilete cortem 4 furos nesse plastiquinho, deixando o cooler interno visível. ATENÇÃO: são 8 buracos nessa janela do cooler, 4 externos e 4 internos. Corte apenas os EXTERNOS, deixe os vãos internos fechados. Corte com cuidado seguindo o desenho da tampa, fica perfeito se fizer certinho.

passo7.jpg

8 - Para quem quiser ir direto para a versão 2.0 do mod, além de abrir os furos abram as paredes laterais do cooler interno, cortando com o estilete duas janelas conforme esta foto. Cuidado para não cortar os pezinhos que seguram o cooler, cortem apenas entre os pezinhos e deixem uma margem de segurança.

FOTO DE ONDE DEVE SER CORTADO:

http://img227.imageshack.us/img227/7711/coolerhd7.jpg

9 - Remonte tudo, parafuse a tampa inferior direitinho e teste. :D

Aqui a temperatura caiu MUITO. Com o cooler externo ligado agora a CPU marca 46-47 graus em IDLE e em FULL não passou de 60 graus mesmo jogando por horas. APROVADÍSSIMO!

Abraços refrescados e sem foto porque a máquina digital não estava aqui comigo,

EDIÇÃO EM 17/09/2009: Fotos gentilmente cedidas por Rogério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito bom... uma pena não ter fotos do processo e da parte interna do 1560.

Melhorou em quantos ºC após esse mod??

Passe sobre o core e deixe uns pinguinhos sobre os pequenos quadradinhos ao redor, são a memória cache da cpu.

Mas essa parte aqui, não entendi! Não deveria passar apenas no die, como na foto?

imageview.php?image=12529

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal recomenda passar no die apenas, mas nos meus desktops AMD eu sempre passei no die e nas caches. Fiz do meu jeito, quem quiser dar o seu toque pessoal fique à vontade! :D

Eu também usei umas 10x mais pasta do que essa foto, cobri com uma camada bem fininha todo o core e uns 0,5cm além dele, para proteger também as laterais do núcleo.

O que não pode é fazer um bolo de pasta, aí esquenta e não dissipa. Eu usei bastante, mas bem espalhada e numa camada bem fininha.

Melhorou MUITO. Em idle nem tanto, baixou uns 5 graus só. Agora em FULL ficou muiro show porque não passa de 60 graus. Assim, até passa e chega a 61, 62, mas logo cai pra 60 de novo.

Abraços explicando,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que ter muito conhecimento técnico para mexer no notebook desse jeito, sou muito leigo, não tenho coragem. Mas valeu pela dica.

Em tempo, desculpe a ignorância mas o que significa MODs. Seria MODIFICAÇÕES?. O pessoal na internet tem preguiça de escrever e acaba abreviando tudo.

Este é o primeiro de alguns MODs que descobri para este note.

Abraços, escrevendo tudo sem abreviar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa colega, os quadradinhos em volta do silicio, se for esses marrom da foto a seguir: http://img.tomshardware.com/us/2006/08/22/amd_dual_core_laptops_have_arrived/turion_x2_intro.jpg são capacitores, a cache esté dentro do die de silicio, veja esta outra foto do layout do nehalem, por exemplo: http://www.hardwarezone.com/img/data/articles/2008/2516/Nehalem-die-shot-2.jpg

Com relação ao procedimento, não tinha pasta mas tinha uma espécie de esponja, ou não?? (como esta, por exemplo: http://i9.photobucket.com/albums/a80/nirvana0001/DSC_0051.jpg , as melhores são metalizadas e geralmente são as usadas no processador.)

Alguns notebooks vem com esta esponja no lugar da pasta, isto porque, em geral, os processadores de notebook possuem o die exposto e o esquema do dissipado pode fazer uma alavanca sobre o die, sendo assim em um impacto de uma queda, por exemplo, mesmo que o notebook não estrague o dissipador pode acabar fazendo uma pressão no die e quebra-lo. É uma proteção a mais para o processador, mas é lógico que ela pode ser retirada por conta e risco do usuário, apenas tome cuidado pois algumas pastas possuem validade, já a esponja, que eu saiba, não!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes:

O ICE tem razão e lembrou bem, quem usar pasta térmica com metais, aquelas Artic Silver ou similares, usar apenas uma gotinha mínima sobre o die, como na foto! Essas pastas são condutoras e podem queimar tudo! Por isso eu usei a branquinha básica de três reais, pode não ser a melhor mas é 100% segura!

Quanto aos chips marronzinhos ao redor do die são memória cache L2, tanto que os Semprom tem quase nenhuma (256k) e os X2 de 1Mb tem um monte. A foto do interior da cpu são da cache L3, uma menor ainda. Pelo menos foi assim que eu aprendi.

Agora o notebook vem sem NADA entre os dissipadores e os chips. Nem adesivo nem pasta, o que é RIDÍCULO. Pensei ainda em desmontar tudo e fazer o mesmo procedimento no chip da VGA também, mas como ficou tudo beleza depois dessa aplicação vou deixar quieto. ;)

Abraços refrigerados,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes:

O ICE tem razão e lembrou bem, quem usar pasta térmica com metais, aquelas Artic Silver ou similares, usar apenas uma gotinha mínima sobre o die, como na foto! Essas pastas são condutoras e podem queimar tudo! Por isso eu usei a branquinha básica de três reais, pode não ser a melhor mas é 100% segura!

Quanto aos chips marronzinhos ao redor do die são memória cache L2, tanto que os Semprom tem quase nenhuma (256k) e os X2 de 1Mb tem um monte. A foto do interior da cpu são da cache L3, uma menor ainda. Pelo menos foi assim que eu aprendi.

Agora o notebook vem sem NADA entre os dissipadores e os chips. Nem adesivo nem pasta, o que é RIDÍCULO. Pensei ainda em desmontar tudo e fazer o mesmo procedimento no chip da VGA também, mas como ficou tudo beleza depois dessa aplicação vou deixar quieto. ;)

Abraços refrigerados,

Nossa colega, que estranho não ter nada! isso eu nunca vi... ahhahah

Se quiser ver outros layouts de processadores recomendo este site aqui: http://www.chip-architect.com/news/2007_02_19_Various_Images.html

Este link em especial mostra várias arquiteturas tanto da intel quanto da AMD, e eles mostram direitinho onde estão as caches e tal, vale a pena dar uma olhada mesmo pra quem não é da área... :)

Abraços... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca vi também Joe... mas são montagens apressadas / porcas mesmo. Lembro de uma marca conceituada que vendia seus desktops no BR sem nada de pasta... Eram Pentium 4 Prescott (preshott) e dava para fritar um ovo nos dissipadores! Coisa porca sucks...

Quanto ao link obrigado pela dica, é uma ajuda pro pessoal que não é do ramo feito eu.

EM TEMPO: mexi em algo mais!

Abri uma fenda pequena de uns 2cm na lateral da capinha do cooler interno de modo que ele assopre para fora do note um pouco do calor gerado pela vga e pelo turion.

Baixou ainda mais a temperatura, agora usando direto a 2Ghz fica em 50 graus fixos, jogando ele bate 58 - 60 graus e não passa disso. Acho que achei o "olho de thundera" desse note espetacular que é a falta de pasta térmica e as entradas de ventilação fechadas (???).

Abraços sigam-me os bons,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa colega, que bom que gostou do link... :)

com relação ao note novamente, já pensou em fazer undervolt no processador?? Eu estou querendo fazer no meu a tempos mas acho um porre esse lance de ajusta, verifica estabilida, ajusta, verifica estabilidade... :(

Bem, assim que eu fizer pretendo postar um review, mas se quiser ir se divertindo o software que pretendo usar é o RMClock, se alguem ai quiser se aventurar e já escrever um review pro pessoal melhor ainda... :)

PS: Este software é free e existem alguns review sobre ele pela net, mas em inglês... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe Joe, eu tenho medo particular de mexer com a tensão...

O meu note chegou num limite da excelência, aquele ponto aonde "se mexer mais estraga". Tem cooler externo, pasta na cpu, abertura no cooler interno, mais RAM, etc. Só falta agora eu fechar com um amigo a compra de um TL-60 X2 para esquecer upgrades... :D

Sae o que é mais legal? Paguei 1600 reais no note. Comprei mesinha, cooler externo, 4gb de ram, vou pegar o TL-60... Somando tudo não chega no preço de um note "de grife" com vga tosquinha, hardware fuleiro que não roda nem o Freecell direito...

Abraços 99% equipados,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem razão, valeu a pena mesmo... :)

Eu quando comprei o meu queria o mais simples e barato possível desde que fosse de ótima qualidade, tanto em termos de componentes quanto de carcaça (o meu anterior era um ECS e a carcaça dele era um lixo, tinha um problema crônico de quebrar próximo das dobradiças, por isso que eu não fiquei fã dos kennex, pelo que vi ele é fabricado pela ECS e montado pela solectron, se não me engano, dai eles colocam o nome kennex e vendem...)

No final das contas acabei comprando um bem melhor do que eu imainava e o legal é que se eu quiser usar uma placa de video melhor nele é só plugar no dock station, dai posso usar até uma HD2400 pro com 512mb de memória, mas isso não vale a pena pra mim, eu não tenho um jogo se quer... ahahahhaha aliás estou pensando em instalar civilization nele, mas isso ele aguenta tranquilo... ahahah

PS: Inclusive eu quase comprei um igual ao seu, lembra... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha é a X3100, vou testar aqui e posto se deu, só preciso encontrar o cd de instalação...]:)

Opa colega, acabei de instalar aqui e joguei um pouco, rodou liso com tudo no High e a resolução foi 1280x800 que é a maxima do meu monitor...

Esse jogo é muito leve, é até covardia.. ahaahhahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar parabéns Elio pelo topico pois muitos devem ter ou tido este problema, assim como eu hehe.

Para acrescentar, este tutorial serve para os ACER 5100 também pois eu estava com o mesmo problema (falta de pasta termica) pois pelo menos no meu note tinha 'uma vaga lembrança' dela sendo que o pouco que tinha estava totalmente ressecada aí fiz a limpeza, tirei o adesivo termico da VGA que era branco mais estava escurecido devido a alltas temperaturas e tasquei pasta termica nova, agora adeus calor.

Se me sobrar um tempo irei fazer um review do meu note pois ja tenho um video que fiz dele todo desmontado para limpeza e com macetes para retirar placa-mãe, lcd, etc. . .

Abs´s []

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, esse tutorial deve servir para muitos outros notes... sei lá o que custa para essas montadoras de peças colocar um pingo de pasta no local certo!

Joe, velharia é comigo mesmo. Até hoje jogo algumas antiguidades pré-históricas no emulador de DOS chamado DOSBOX... :D

Abraços empoeirados e em disquete 5 1/4,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigos, fiz um upgrade grande em meu notebook STI ! Comprei duas memorias de 2 Gb Kingston 667Mhz e um Turion X2 TL-64 com 2.2 MHz ! Adquiri no Mercado Livre ! Estou monitorando com O NHC e o clock funciona a todo vapor. O note esta muito rápido e nao ha qualquer problema !. Obs: Quando troquei o processador tambem notei que nao havia nenhuma pasta termica no processador, então coloquei. O amigo Elio disse que fez um furo na tampinha do cooler, por acaso é aquela capinha que tampa a saida de ar do cooler abaixo do note ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigos, fiz um upgrade grande em meu notebook STI ! Comprei duas memorias de 2 Gb Kingston 667Mhz e um Turion X2 TL-64 com 2.2 MHz ! Adquiri no Mercado Livre ! Estou monitorando com O NHC e o clock funciona a todo vapor. O note esta muito rápido e nao ha qualquer problema !. Obs: Quando troquei o processador tambem notei que nao havia nenhuma pasta termica no processador, então coloquei. O amigo Elio disse que fez um furo na tampinha do cooler, por acaso é aquela capinha que tampa a saida de ar do cooler abaixo do note ?

Depois que você pôs o TL-64 como ficou a temperatura???? Esquenta muito mais ou não se nota diferenças tão absurdas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MarceloMAL meu amigo, é isso mesmo: essa tampinha de metal que cobre os furos do cooler interno.

Se você olhar bem são 8 furos, 4 maiores externos e 4 menores internos, em forma de trevo de 4 folhas. Corte apenas os externos, para evitar que o cooler puxe sujeira pelos furos internos e caia poeira no eixo.

Agora fale mais do seu STI com TL-64, me adicione no MSN porque queria algumas informações! Estamos cogitando comprar um TL-60 no EBAY, mas se o 64 funciona a 100% eu gostaria MUITO de saber mais!

Abraços e parabéns pelo note que ficou um avião,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...