Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

JotaSan Peltier Hardware. Conteúdo exclusivo sobre Pastilhas Peltier.


jota san

Posts recomendados

Oi pessoal, criei um site no qual pretendo colocar vários testes e projetos realizados com pastilhas Peltier.

www.jotasan.com/ph

PH é sigla de Peltier Hardware ^_^

Inicialmente o site realmente tem pouco conteúdo, mas estarei trazendo novos materiais rapidamente.

Qualquer um que tenha algum teste realizado com pastilha Peltier, sinta-se a vontade para enviar o conteúdo que colocaremos no site.

Conto com a participação de todos.

Junior - JotaSan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente o site ainda está bem simples, no entanto admiro sua iniciativa...

conheci o sistema há pouco tempo e a cada teste que eu vejo fico cada vez mais fã...

meu over aqui tá pedindo uma solução mais radical uma vez que ta batendo 70ºC e só não to subindo mais esse clock por causa da temperatura...

não to pensando em water cooler pois um bom sistema da koolance aqui para mim sairia na faixa de 500 dolares sem os impostos... dinheiro que não pretendo gastar no momento... :D

minha ideia é usar uma pastilha peltier diretamente sobre o processador... no entanto sei que o principal desafio será a condensação...

encomendei esta semana 2 pastilhas... uma de 50W e uma de 100W e vou começar a testar aqui para conhecer a fundo o funcionamento da pastilha... afinal, não vou colocar isso no meu PC sem antes saber exatamente como contornar o problema da condensação...

falous!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente o site ainda está bem simples, no entanto admiro sua iniciativa...

conheci o sistema há pouco tempo e a cada teste que eu vejo fico cada vez mais fã...

meu over aqui tá pedindo uma solução mais radical uma vez que ta batendo 70ºC e só não to subindo mais esse clock por causa da temperatura...

não to pensando em water cooler pois um bom sistema da koolance aqui para mim sairia na faixa de 500 dolares sem os impostos... dinheiro que não pretendo gastar no momento... :D

minha ideia é usar uma pastilha peltier diretamente sobre o processador... no entanto sei que o principal desafio será a condensação...

encomendei esta semana 2 pastilhas... uma de 50W e uma de 100W e vou começar a testar aqui para conhecer a fundo o funcionamento da pastilha... afinal, não vou colocar isso no meu PC sem antes saber exatamente como contornar o problema da condensação...

falous!

Quando coloca a pastilha diretamente em cima do processador condensação realmente pode ser um problema, até mesmo porque a pastilha não tem o mesmo tamanho do processador então a parte da pastilha que não fica em contato com o processador condensa.

Por isso em meu próximo teste pretendo usar um dissipador liso dos 2 lados, tipo uma chapa de alumínio onde o processador fica em baixo e a Peltier em cima, a pastilha vai esfriar o dissipador mais o processador vai esquentar então o dissipador não vai ficar frio a ponto de ocorrer condensação. Isso provavelmente vai resolver o problema de condensação, o difícil ta sendo achara uma placa de alumínio com uns 5mm de espessura, o melhor que conseguir foi de 1mm.

Em um teste "informal" que fiz junto a um amigo colocamos una peltier 91,2w em um celeron 1.8Ghz, a temperatura caiu de 32ºC para 14ºC, ouseja, o negocio realmente funciona. hehehe.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é... pelo que eu já andei pesquisando, colocar o peltier diretamente sobre o processador não dá... além da condensação o peltier tem eletromagnetismo, o que certamente vai danificar o proc se ficar em contato direto...

pelo que eu pesquisei até o momento, tem-se 3 tipos de sistema usando as pastilhas.

a primeira é a mais usada, que é a que você coloca no seu site... da pastilha gelando o ar dentro do gabinete.

a segunda, é usar um water cooler só que com água gelada... o pessoal chama de water chiller... usa-se tanto peltier, quanto compressores de geladeira, frigobar ou bebedouro... mas é um water cooler, e portanto tem tudo que um bom sistema de WC tem...

e o outro é o que eu to querendo fazer que é usar uma pastilha para gelar um dissipador, que por sua vez está em contato direto com o processador...

mas agora eu to começando a repensar aqui, para falar a verdade, pois não é apenas o processador que necessita de refrigeração extra... os mosfets e principalmente a ponte norte tmb precisam... então não descarto a possibilidade do ar condicionado dentro do pc...

bom... chegando as pastilhas vou começar a brincar aqui tmb... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
é... pelo que eu já andei pesquisando, colocar o peltier diretamente sobre o processador não dá... além da condensação o peltier tem eletromagnetismo, o que certamente vai danificar o proc se ficar em contato direto...

pelo que eu pesquisei até o momento, tem-se 3 tipos de sistema usando as pastilhas.

a primeira é a mais usada, que é a que você coloca no seu site... da pastilha gelando o ar dentro do gabinete.

a segunda, é usar um water cooler só que com água gelada... o pessoal chama de water chiller... usa-se tanto peltier, quanto compressores de geladeira, frigobar ou bebedouro... mas é um water cooler, e portanto tem tudo que um bom sistema de WC tem...

e o outro é o que eu to querendo fazer que é usar uma pastilha para gelar um dissipador, que por sua vez está em contato direto com o processador...

mas agora eu to começando a repensar aqui, para falar a verdade, pois não é apenas o processador que necessita de refrigeração extra... os mosfets e principalmente a ponte norte tmb precisam... então não descarto a possibilidade do ar condicionado dentro do pc...

bom... chegando as pastilhas vou começar a brincar aqui tmb... :D

bom amigo também andei pesquisando por ae, e acabei achando essa tecnica de resfriamento. recentimento fiz um Oc no meu processador q é um Core 2 duo E4500 2.2 Ghz, o bicho fik fritando :eek: só com um pouco de over (_(.

então vou comprar essa pastilha pra fazer meus testes, e quem sabe ajudar e muito para esfriar meu forno !! :lol:.

vou negociar com nosso amigo jota san o mais rápido possivel pra encomendar

o peltier pra fazer a engenhoca^_^ e fazer os testes e mostrar pra galera.

espero pela ajuda de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...