Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprei ontem, mas games já estão bugando!


pedrodiniz92

Posts recomendados

Opa, tudo bem?

Então, comprei meu PC novo ontem:

Mobo: (ASUS Intel) Foxconn 45GMX -> Socket LGA 775, DDR2 667.

CPU: Intel Core2Duo 8400, 3.0 GHz

Vídeo: ECS GeForce 9600 GT

RAM: Markvision 2GB 800MHz

HDD: SATA, 500GB, 32mb de buffer, da Maxtor

Fonte: C3 Tech 430W reais.

Tem dois coolers. O inteiro ta sempre ligado, o do gabinete só quando precisa, smart fan.

A placa de vídeo vem com o jogo "Frontlines: Fuel of war". Testei, pus tudo o que era opção gráfica no máximo e ele rodou lisinho.

O problema é que depois de uns 15 minutos de jogo, deu uma travada por alguns segundos, talvez 10 ou 15 e voltou com um bug:

bugffowvs9.th.png

Após dar esc e sair do jogo (o menu tambem estava bugado), caí no Desktop. Clicar em nada adiantava, mas voltou ao normal depois de uns 5 segundos.

Tentei de novo e de novo, sempre votlando nesse problema. Agora os novos resultados:

screenshot001iw6.th.png

screenshot002jy4.th.png

screenshot003bb3.th.png

Decidi, então, que talvez o problema fosse do game em especial. Instalei "S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl" pra jogar. Mesma coisa. Depois de um tempinho, tudo bugado, mas desse nao consegui tirar screenshots.

Atualizei os drivers da placa de video e tentei os dois jogos de novo, novamente sem sucesso.

Acredito que o problema possa ser na placa mãe (saiu por só 180 reais, mas era ASUS Intel, tinha tudo o que eu precisava, então comprei).

Para todos os outros efeitos: ver vídeos, ouvir música, navegar na net, MSN, o computador não mostra problemas. Alguma ideia?

Estou baixando Call of Duty 4 pra testar, mas temo que o resultado venha a ser o mesmo. Sorte que em 6 meses de garantia.

Obrigado,

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em quanto tá a temp. da sua PV jogando?

Hmm... boa pegrunta. Temperatura só sei ver da CPU e do sistema completo, na BIOS. Como faço pra ver como está enquanto jogo?

Uma causa bem provável é q a fonte esteja "abrindo o bico" qd o pc é mais exigido(principalmente a placa de vídeo).

É, pode ser. Minha fonte é de 430 (de marca desconhecida), e recomendam 450 pra minha placa de vídeo, mas o vendedor falou que ia rodar suave.

Bom, se ele estivesse errado/mentindo, quem se dá mal é ele, porque tem garantia .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz o download do everest pra saber a temperatura de sua PV.

Pode ser fonte também, ou problema na PV em si.

Hmm, o everest eu já tenho e conheço mas o meu é "trial version", nao mostra a temperatura da placa de vídeo. (_(

Bom, ela tem um dissipador, dizem que dá pra fazer uns OCs poderosos que ela nao esquenta muito:

ecs-9600gt.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, pode ser. Minha fonte é de 430 (de marca desconhecida), e recomendam 450 pra minha placa de vídeo, mas o vendedor falou que ia rodar suave.

Bom, se ele estivesse errado/mentindo, quem se dá mal é ele, porque tem garantia .

Amigo, sinto lhe informar, mas sua fonte, na verdade, não é 430w. É bem menos que isso tranqüilamente.

Qto á garantia, fique tranqüilo. A loja que se vire p resolver o problema.

Faça demais testes. Verifique demais possibilidades, inclusive a de temperatura citada pelo outro usuário.

Caso nada resolva. Problema nas mãos da loja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então faz o download do speed fan.

http://baixaki.ig.com.br/download/SpeedFan.htm

Sua PV tem dissipação térmica passiva? (sem cooler no dissipador)

Acredito que sim

Nesse site diz:

SUMMARY: EliteGroup have chosen to spice up the 9600GT with a passive cooler from Arctic Cooling and also increased clockspeeds.

E também não vi nenhum cooler na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, rafa, baixei o speed fan, ele diz as rotações do cooler e temperaturas, nomeando-as como:

Temp1

Temp2

Temp3

HD0

Temp1

Core0

Core1

Core

Ambient

Mas qual é a da placa de video?

Amigo, sinto lhe informar, mas sua fonte, na verdade, não é 430w. É bem menos que isso tranqüilamente.

Qto á garantia, fique tranqüilo. A loja que se vire p resolver o problema.

Faça demais testes. Verifique demais possibilidades, inclusive a de temperatura citada pelo outro usuário.

Caso nada resolva. Problema nas mãos da loja.

Certo :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tira uma screen do speed fan. Core deve ser o da PV, core0 e core1 do processador. Abre o everest e o speedfan e compara as temperaturas um com o outro. Não esquece da screen, em!

xD

Só pra esclarecer, "Cooler Processador" são as RPM (1 = 1000 RPM)

Vamos às screens:

Rodando o jogo, minimizei pra ver como estava:

55349315hg7.th.png

Idem:

62996023kl5.th.png

Idem:

96220149zv6.th.png

Acabara de fechar o jogo, e gravar um vídeo do jogo com o fraps (consome bastante CPU):

41902912ye2.th.png

Jogo fechado já há algum tempo, temperaturas votlando a abaixar:

10ez9.th.png

É... Só fico chateado porque o vendedor disse que um dos coolers ia começar a trabalhar quando o PC ficasse muito quente. E 61ºC não é bem quente!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o ideal é monitorar as temperaturas e voltagens durante o jogo, enquanto joga mesmo.

O everest faz isso, porém na versão completa. Ele faz um log com todos os dados de temperatura, voltagens, e algumas outras coisas opcionais, segundo a segundo, então você pode saber a que temperatura estava em cada segundo do tempo em q rodou o jogo.

Q

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o ideal é monitorar as temperaturas e voltagens durante o jogo, enquanto joga mesmo.

O everest faz isso, porém na versão completa. Ele faz um log com todos os dados de temperatura, voltagens, e algumas outras coisas opcionais, segundo a segundo, então você pode saber a que temperatura estava em cada segundo do tempo em q rodou o jogo.

Q

Ah!

Bom, vou ver se providencio o Everest Full pra fazer então...

Mas, baseado no que eu já postei, dá pra tirar alguma conclusão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm, fiz o benchmark de Call of Duty 4 pelo Everest e descobri que meu cooler de gabinete nao está funcionando porcaria nenhuma!

E nisso, minhas outras peças ficaram expostas à altas temperaturas um tempão! Vou querer um pc igualzinho e novo quando levar esse pra loja! (da pra perceber umas mudanças de performance no windows)

Vejam aí os resultados:

callofduty4voltageswj4.th.png

callofduty4fansbx0.th.png

callofduty4statisticsss7.th.png

callofduty4temperaturesps9.th.png

Agora tudo faz sentido! Lembro que eu mesmo fui an BIOS e deixei como 70ºC como Shutdown Temperature. Assim, quando o sistema atingiu 70º (nao atingiria se o cooler estivesse funcionando), ele desligou!

Mas bom, o que pode ser verdade é que o cooler começaria a funcionar só em uma temperatura mais elevada do que 70º (ou nao, porque a opção SMART fan estava desabilitada na BIOS).

Devo tirar a shutdown temperature e torcer pro cooler ligar? Segundo esse site, meu Processador aguenta até 72.4 Celsius.

O fato de ela estar desabilitada significa que o cooler do gabinete nao ia ligar de jeito nenhum?

Devo pedir todas as peças novas quando for à loja na quarta-feira?

---

Bom, habilitei a SMART Fan, desabilitei System Shutdown. *******, mal nao vai fazer.

Vejam aí:

pa050010jw5.th.jpgthpix.gif

pa050011800x600pu6.th.pngthpix.gif

Fiz bem?

Agora é so fazer benchmarks dos games.

então, vocês acham que minhas peças foram danificadas e vale a pena pedir novas? Afinal de contas, me vendeream algo que nao funcionava devidamente.

---edit---

É, nao deu certo. Continua no mesmo erro, o cooler do gabinete (system fan) não funciona de jeito nenhum. O jeito é levar pra loja mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o programa 'SpeedFan', a performance do meu HD está em 97%. Ontem era 96.

então, quando for na loja aman~ha, peço pra trocar todas as peças?

Vale lembrar que o sistema ficou sob temperatura que o SpeedFan mostrou como "Foguinho" por um tempão.

Liguei pra loja hoje e disseram que nao há nenhum dano às peças, pois a placa mãe se desligaria para evitar tal tipo de coisa.

Devo acreditar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim , o pc reinicia em caso de tem Alta....mas aqui sua placa mãe é Foxcon ou Asus ?

não entendi essa parte.....

Troca a fonte e coloca uma fonte honesta ...pode queimar tudo ai dentro...

e se seu placa mãe for Foxcon ...pagou qto nesse PC ai ?

Tipo, fabricante é Foxconn, mas tecnologia é Asus. Acredito que seja isso.

então, agora quando jogo CoD4, ele trava de vez, so reiniciando.

E cara, tenho medo que seja fonte mesmo, é uma 430W de marca desconhecida, quando a placa de video pede 450W (na caixa diz que pede 400 com um Core 2 Extreme X6800, mas o meu é um Core 2 Duo E8400). Acho que foi loucura ter comprado.

Ainda bem que está na garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce foi economizar no que não podia....

Cara , uma máquina dessa ai, mesmo com uma placa mãe mais simples , pede uma fonte REAL de Marca né....Corsair é uma fonte muito boa, a de 450 dava conta ai redondo.

Hmm, então cara... será que a raiz do problema é a fonte ou a placa mãe? O que posso assegurar é que o problema passa pelo não-funcionamento do cooler do gabinete.

Tipo, to com um pé atrás em relação à placa-mãe tambem, pois ela foi muito barata (180 reais)

É essa aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm, então cara... será que a raiz do problema é a fonte ou a placa mãe? O que posso assegurar é que o problema passa pelo não-funcionamento do cooler do gabinete.

Tipo, to com um pé atrás em relação à placa-mãe tambem, pois ela foi muito barata (180 reais)

É essa aqui

Amigo, creio q o problema com o cooler do gabinete é mais simples do q parece.

Não deve estar ligado corretamente, ou pode estar desativado via software.

Tem q ver se ele é ligado diretamente na fonte, ou se é conectado na mobo. Caso esteja na mobo, tem q ver se ele está ativado via software(normalmente com algum programa de controle q acompanha a placa-mãe).

Qto à placa-mãe ser barata e, por isso, teoricamente não ser boa, é relativo.

A gigabyte GA-G31M-S2L é bem melhor q essa sua placa-mãe, e ainda é mais barata(cerca de R$145).

Qto à fonte, creio q ela é o primeiro caso a ser analisado(com o perdão do trocadilho, ela pode ser a "FONTE" do problema).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...