Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperaturas E8400@4ghz + MB Asus maximus formula


Daniel007

Posts recomendados

seu FSB vtt ta baixoooo... não sei nem como você conseguiu chegar até o windows... :D

essa tensão de 1.15V é a tensão stock... no meu over aqui, que tá bem paracido com o seu eu só consegui estabilizar com o FSB vtt em 1.48V... o que é tranquilo... até 1.60V dá pra colocar sem danos...

o seu Vcore tá legal...

agora essa sua temperatura de 56ºC em idle tá matadora... no primeiro stress test que você fizer essa temperatura vai subir para mais de 70ºC... e você não quer isso...

o ideal para esse over no air cooler é 44 - 45ºC em idle... em um stress de 30 minutos deve bater a casa dos 65ºC... assim fica seguro...

se o seu windows ta dando erro em idle é porque o over tá bastante instavel... sobe esse FSB Vtt que tende a melhorar... se continuar dando erro é porque o processador tá com pouca tensão... mas eu não recomendo nem um pouco aumentar esse Vcore usando esse mini cooler box...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seu FSB vtt ta baixoooo... não sei nem como você conseguiu chegar até o windows... :D

essa tensão de 1.15V é a tensão stock... no meu over aqui, que tá bem paracido com o seu eu só consegui estabilizar com o FSB vtt em 1.48V... o que é tranquilo... até 1.60V dá pra colocar sem danos...

o seu Vcore tá legal...

agora essa sua temperatura de 56ºC em idle tá matadora... no primeiro stress test que você fizer essa temperatura vai subir para mais de 70ºC... e você não quer isso...

o ideal para esse over no air cooler é 44 - 45ºC em idle... em um stress de 30 minutos deve bater a casa dos 65ºC... assim fica seguro...

se o seu windows ta dando erro em idle é porque o over tá bastante instavel... sobe esse FSB Vtt que tende a melhorar... se continuar dando erro é porque o processador tá com pouca tensão... mas eu não recomendo nem um pouco aumentar esse Vcore usando esse mini cooler box...

Ok Henrique , obrigado!

Valeu mesmo !!

Vou trocar o micro cooler box e depois posto os resultados ...

Obs.: engracado que consegui inicializar o windows com todas os ajutes no AUTO feito pela BIOS... só setei o vcore em 1,36v que é o máximo permitido para o e8400.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os Cores estão bem quentes mesmo, como fica a temperatura deles em full rodando um teste de tortura tipo Orthos ou Prime?

O North Bridge tá quente também, isso pode dificultar a estabilidade o over.

Os cores dão uns picos de 72ºC !! Isso no stress test do everest ...

A temperatura ambiente aqui na minha cidade está sempre acima de 30ºC e isso acaba dificultando um over mais "agressivo" já que estou com o micro cooler box da intel ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os cores dão uns picos de 72ºC !! Isso no stress test do everest ...

A temperatura ambiente aqui na minha cidade está sempre acima de 30ºC e isso acaba dificultando um over mais "agressivo" já que estou com o micro cooler box da intel ...

Se conseguir um de Pentium 4/D já ajuda, ele é bem mais grotescão que o do c2D.

Aposte no Smartfan no bios configure pra rotação máxima acima dos 40ºc, se não funcionar, melhore a ventilação do gabinete com mais fans, no fórum tem tópicos mais explicados sobre isso. e se ainda assim não adiantar, compre um cooler novo a ar da Thermaltake, ouvi dizer que sao muito bons. Os da Zalman são mais silenciosos, mas têm uma performance menor. Faça unstestes aí e poste os resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pow... os coolers Zalman não perdem em absolutamente nada para os thermaltake...

cara... essa tensão de 1.36V é o máximo recomendado pela intel... mas isso não significa que você não pode passar disso... :D

eles são muito conservadores... :rolleyes:

já coloquei o meu aqui a 4.70ghz com vcore de 1.48V... mas a temperatura do processador bateu 68ºC em idle, hahahah :D então nem sequer fiz um stress pra não pipocar tudo... mas se eu tivesse um excelente water cooler daria numa boa...

mas esse tipo de over já é outro patamar... TUDO fica no limite... ponte norte, ponte sul, memórias... as voltagens ficam todas lá em cima... e consequentemente as temperaturas tmb...

dá pra brincar um pouco... fazer uns super PI e uns 3Dmark da vida, mas mais que isso não é muito aconselhável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pow... os coolers Zalman não perdem em absolutamente nada para os thermaltake...

cara... essa tensão de 1.36V é o máximo recomendado pela intel... mas isso não significa que você não pode passar disso... :D

eles são muito conservadores... :rolleyes:

já coloquei o meu aqui a 4.70ghz com vcore de 1.48V... mas a temperatura do processador bateu 68ºC em idle, hahahah :D então nem sequer fiz um stress pra não pipocar tudo... mas se eu tivesse um excelente water cooler daria numa boa...

mas esse tipo de over já é outro patamar... TUDO fica no limite... ponte norte, ponte sul, memórias... as voltagens ficam todas lá em cima... e consequentemente as temperaturas tmb...

dá pra brincar um pouco... fazer uns super PI e uns 3Dmark da vida, mas mais que isso não é muito aconselhável...

Certo e em relação a temperatura do NB ? O que eu posso fazer para melhorar ? Estou suspeitando que a temp do NB é a causa das telas azuis e travamentos do pc ... já setei a tensão do NB na menor possivel mas baixoumuito pouco ( agora que a temp ambiente é de 26ºC o NB Está em 43ºC em ide !! :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não aumente mais nada, você vai rodar, rodar e rodar e não chegará em lugar algum.

As temperaturas dos cores estão altas, tem que bater no máximo 60 a 65 graus em full, em idle tem que ser abaixo de 50 graus, No meu computador eu sempre procuro deixar o idle abaixo de 40 graus, isso você consegue com um bom cooler.

Quanto ao Northbridge não adianta, pra você conseguir um overclock alto, só melhorando essa temperatura.

Tem aqueles Dissipadores NB32, que vem com tipo uma cola, pra você colocar ele em cima do seu northbridge, eu já usei ele e é ótimo.

http://www.umpoukodetudo.com.br/produto/detalhe_produto.aspx?id_prod=3512

Aí você pega também um cooler de 80 e coloca ele jogando ar pra cima do dissipador, pode contar que o seu nort vai bater temperaturas abaixo de 40 graus.

Cooler do processador.

http://www.umpoukodetudo.com.br/produto/detalhe_produto.aspx?id_prod=2612

Esse é bom e barato, o resto é tudo acima de 200 reais, se der, pegue que vale a pena, senão pegue esse acima em conjunto com a pasta térmica abaixo.

http://www.umpoukodetudo.com.br/produto/detalhe_produto.aspx?id_prod=1364

Melhorando a temperatura aí sim você conseguirá um overclock alto estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não aumente mais nada, você vai rodar, rodar e rodar e não chegará em lugar algum.

As temperaturas dos cores estão altas, tem que bater no máximo 60 a 65 graus em full, em idle tem que ser abaixo de 50 graus, No meu computador eu sempre procuro deixar o idle abaixo de 40 graus, isso você consegue com um bom cooler.

Quanto ao Northbridge não adianta, pra você conseguir um overclock alto, só melhorando essa temperatura.

Tem aqueles Dissipadores NB32, que vem com tipo uma cola, pra você colocar ele em cima do seu northbridge, eu já usei ele e é ótimo.

http://www.umpoukodetudo.com.br/produto/detalhe_produto.aspx?id_prod=3512

Aí você pega também um cooler de 80 e coloca ele jogando ar pra cima do dissipador, pode contar que o seu nort vai bater temperaturas abaixo de 40 graus.

Cooler do processador.

http://www.umpoukodetudo.com.br/produto/detalhe_produto.aspx?id_prod=2612

Esse é bom e barato, o resto é tudo acima de 200 reais, se der, pegue que vale a pena, senão pegue esse acima em conjunto com a pasta térmica abaixo.

http://www.umpoukodetudo.com.br/produto/detalhe_produto.aspx?id_prod=1364

Melhorando a temperatura aí sim você conseguirá um overclock alto estável.

Eduardo , esse cooler de cpu suporta o e8400 a 4.0 GHZ ?

Os dissipadores de NB e SB da maximus formula são todos interligados por heat pipes , se eu retiar um , retiraria todos ... nao seria menos trabalhosos eu trocar meu fan fuleiro de gabinete por um mais "bombado" ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

-É isso mesmo que o Eduardo disse, temperatura "alta" não vai nessa placa, assino em baixo...

-Alta temperatura sempre foi o calcanhar de Aquiles para os overclockers, mas, até dava para tirar, caso quisesse, uma screen suicida antes do deadly blue, mas, com a Maximus Formula nem isso é possível e essa sensibilidade reflete muito forte em overs até mesmo "pequenos" para o dia-dia.

-As pontes da minha Maximus nem chega perto de 40ºC, mesmo em full, por causa do sistema de ventilação, eficiente e caseiro, que uso quando faço overclock.

-Se não resfriar as pontes, mais a Sul, por necessidade maior, que tem dissipador original muito ineficiente, o over não vai.

-Outro "detalhe" também, de muita importancia com essa placa, são as cargas das linhas da fonte de alimentação, se não estiverem boas, também não "rola over legal"

A Maximus Formula é uma boa placa, mas, parece que foi projetada/concebida para trabalhar somente com equipamentos especiais, tanto de alimentação como de dissipação quando overclocada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Certo mas qual é a temperatura limite do NB e SB dessa placa-mãe ?

Temperatura limite das pontes para que?

Temperatura limite para impedir o aumento do over?

Temperatura limite para um bom desempenho?

Temperatura limite para queimar? (...)?

Em qual limite está sua dúvida? Para overclocar já foi dita e você se deparou com ela.

Seja mais claro e específico na sua dúvida, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei a usar o CPUID Hardware Monitor Pro e deu uma diferença de 6ºC a menos do que a leitura feita pelo Everest. Já li alguns realtos de que esse cpu teria um bug no sensor de temperatura ...

Em qual dos dois softs devo confiar ?

Existe algum programa da própria intel que mede a temperatura do cpu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

-Eu sempre quando tenho dúvida de alguma temperatura em relação a software, eu reinicio a máquina e olho na bios para comparar.

-Mesmo que o tempo desligar e entrar na abaixe um pouco a temperatura da para ter uma noção de quanto realmente estava.

-Minha Maximus Formula eu nunca montei em gabinete e quando uso para teste, na bancada, deixo o ventilador em cima só por precaução, mas, mesmo assim as pontes esquentam muito.

-Se eu fosse montar a minha placa em um gabinete e ela estivesse fora da garantia, a primeira "coisa" que eu faria seria cortar a ligação entre a ponte norte e sul para poder colocar um dissipador decente na SB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-Eu sempre quando tenho dúvida de alguma temperatura em relação a software, eu reinicio a máquina e olho na bios para comparar.

-Mesmo que o tempo desligar e entrar na abaixe um pouco a temperatura da para ter uma noção de quanto realmente estava.

Aqui a temperatura da bios estava de 3 a 4ºC mais alta que a medida pelo programa anteriormente citado...

-Minha Maximus Formula eu nunca montei em gabinete e quando uso para teste, na bancada, deixo o ventilador em cima só por precaução, mas, mesmo assim as pontes esquentam muito.

Como assim ?? Você deixa a placa-mãe exposta sempre ? Não é muito arriscado ? Tipo entrar mais poeira ou alguém derrubar algum objeto em cima ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...