Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
bsramos

Fonte 430W "Reais" C3 - Problemas

Recommended Posts

Eu comprei pela Internet a Fonte ATX 430W Real - C3 Techo KMG-3543 20+4P-CIL C3T e instalei em meu computador, com processador AMD Athlon XP 2800+ (Barton), placa-mãe Abit AN7, que antes usava uma fonte genérica comum.

Esta nova fonte parecia um pouco melhor do que a antiga, era mais pesada e tinhas duas ventoinhas ao invés de uma, mas com essa nova fonte meu computador passou a esquentar mais do que antes, mesmo sem a tampa do gabinete, sendo que essa fonte parece que simplesmente uma genérica melhorada.

Reparei que essa fonte não tem tensão -5v e também tem muitos cabos e conectores molex e sata ocupando muito espaço dentro do gabinete, mesmo eu organizando os cabos.

Acabou que voltei para minhas fonte antiga e a temperatura voltou ao normal.

Isso pode ter acontecido por causa da falta da tensão de -5v ou do excesso de cabos?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Isso pode ter acontecido por causa da falta da tensão de -5v ou do excesso de cabos?

Não sei qual é a qualidade dessa fonte C3tech, mas seguem algumas possibilidades:

=> a falta da tensão -5V não é problema. Os micros atuais não usam mais essa tensão de alimentação há anos.

=> o excesso de cabos atrapalha um pouco a ventilação, mas não será uma diferença grande o suficiente para ser facilmente percebida.

=> as fontes genéricas mantém o ventilador sempre trabalhando no máximo, então acabam ficando bem frias quando trabalhando em baixa/média potência. Já as fontes melhorzinhas controlam a velocidade do ventilador para aumentar sua vida útil e também para diminuir o ruído gerado. Com isso elas ficam mais quentes que as genéricas quando trabalhando em baixa/média potência.

=> como o ventilador das fontes melhores trabalha normalmente em baixa rotação, ele acaba não ajudando tanto na refrigeração do resto do micro quanto o ventilador de uma genérica. Nesse caso é melhor adicionar um ventilador de gabinete ao micro.

Ou seja, acredito que o principal problema seja a menor vazão de ar proporcionada pelo ventilador controlado das fontes melhores.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já uso uma ventoinha na parte traseira do gabinete retirando o ar, tentei colocar essa ventoinha na parte frontal puxando o ar para dentro do gabinete, mas não houve melhora na temperatura, vou experimentar colocar outra ventoninha, uma puxando o ar para dentro e outra retirando o ar atrás.

O meu gabinete tem as laterais sem furos, mas o estranho é que mesmo deixando o gabinete sem a tampa lateral a temperatura ficando alta, praticamente do mesmo jeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais