Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
bsramos

Fonte 430W "Reais" C3 - Problemas

Recommended Posts

Eu comprei pela Internet a Fonte ATX 430W Real - C3 Techo KMG-3543 20+4P-CIL C3T e instalei em meu computador, com processador AMD Athlon XP 2800+ (Barton), placa-mãe Abit AN7, que antes usava uma fonte genérica comum.

Esta nova fonte parecia um pouco melhor do que a antiga, era mais pesada e tinhas duas ventoinhas ao invés de uma, mas com essa nova fonte meu computador passou a esquentar mais do que antes, mesmo sem a tampa do gabinete, sendo que essa fonte parece que simplesmente uma genérica melhorada.

Reparei que essa fonte não tem tensão -5v e também tem muitos cabos e conectores molex e sata ocupando muito espaço dentro do gabinete, mesmo eu organizando os cabos.

Acabou que voltei para minhas fonte antiga e a temperatura voltou ao normal.

Isso pode ter acontecido por causa da falta da tensão de -5v ou do excesso de cabos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Isso pode ter acontecido por causa da falta da tensão de -5v ou do excesso de cabos?

Não sei qual é a qualidade dessa fonte C3tech, mas seguem algumas possibilidades:

=> a falta da tensão -5V não é problema. Os micros atuais não usam mais essa tensão de alimentação há anos.

=> o excesso de cabos atrapalha um pouco a ventilação, mas não será uma diferença grande o suficiente para ser facilmente percebida.

=> as fontes genéricas mantém o ventilador sempre trabalhando no máximo, então acabam ficando bem frias quando trabalhando em baixa/média potência. Já as fontes melhorzinhas controlam a velocidade do ventilador para aumentar sua vida útil e também para diminuir o ruído gerado. Com isso elas ficam mais quentes que as genéricas quando trabalhando em baixa/média potência.

=> como o ventilador das fontes melhores trabalha normalmente em baixa rotação, ele acaba não ajudando tanto na refrigeração do resto do micro quanto o ventilador de uma genérica. Nesse caso é melhor adicionar um ventilador de gabinete ao micro.

Ou seja, acredito que o principal problema seja a menor vazão de ar proporcionada pelo ventilador controlado das fontes melhores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já uso uma ventoinha na parte traseira do gabinete retirando o ar, tentei colocar essa ventoinha na parte frontal puxando o ar para dentro do gabinete, mas não houve melhora na temperatura, vou experimentar colocar outra ventoninha, uma puxando o ar para dentro e outra retirando o ar atrás.

O meu gabinete tem as laterais sem furos, mas o estranho é que mesmo deixando o gabinete sem a tampa lateral a temperatura ficando alta, praticamente do mesmo jeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×