Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar 3GB de memória compensa?


Farrapo

Posts recomendados

Buenas gente!

bem tenho um note (da assinatura) com 2Gb de ram em dual. O note tem o Vista Home Premium x32 e para aplicações normais, realmente não tenho do que reclamar.

Uso o note basicamente para trabalho e estudo e jogo esporadicamente. Mas ele é pau p/ toda obra, desde trabalho de faculdade até monitorador de trafego de rede.

Tambem, uso muito máquina virtual no note para estudar sistemas e simular ambiente de rede (poucas máquinas 1 server, 2 a 3 estações) e nesse momento o desempenho do note vai ao lixo! Pior é que deixo o server apenas com 512 e as estações com 256mb, mas fica impraticavel.

Já faz tempo que formatei e percebo que quando abro muitas janelas (em especial Seamonkey - navegador tipo netscape - ou muitas PDF) ele fica com o desempenho NA MINHA OPINIÃO a desejar (leia-se muitas janelas 6 a 10 de cada). Ele ainda fica um pouco mais rápido que alguns notes que vi, mas EU não fico satisfeito com o desempenho.

Bem o que eu quero saber é :

compensa colocar mais 1 GB de Ram e perder o DUAL CHANNEL?

meu note só suporta 1Gb por slot e ele tem 3 apenas...

Configurações ùteis:

C2D 7250 (2GHz 2MB L2)

2GB RAM DDR2 667 CL5

HD160GB 5400RPM

Video compartilhado X3100 (mas não consigo saber o valor real, o everest acusa 348, mas sei que não é essa valor e na BIOS não tem essa informação, mas acredito que seja 64MB real).

Agradeço desde já a ajuda.

farrapo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Notebook com 3 slots para memória? Isso está correto?

Único notebook que teve 3 slots acho que foi um IBM das antiga, época do Pentium 2 e 3.

No seu caso, se o chipset dele for um Intel 945GM ou GM965 eu experimentaria levar o notebook numa loja e testar na hora dois pentes de 2Gb para somar 4Gb ou um pente de 1Gb + outro de 2Gb, somando 3Gb.

Na web sempre vejo as pessoas alegarem que esses Compaq C700 suportam só até 2Gb, mas o chipset GM965, por exemplo, suporta 4Gb em dois pentes de 2Gb cada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é exatamente essa a questão... eu tenho um GM965, vi que tem notes que funcionam com 2 pentes de 2Gb, mas tb vi notes que não funcionaram.

Pessoalmente não confio em garantia, sempre que usei EU DIAGNOSTICAVA e eu mesmo levava a peça para trocar e depois eu mesmo instalava.

Fico cabrero tb porque comprei o note "modificado" com alterações na configuração. Meu note é para vir de fabrica com um C2D T5450 (veio T7250), HD de 120 (veio 160) e memos de 533 (veio 667). tenho medo do povo da garantia alterar e dizer que "é o está na configuração padrão".

Bem de acordo com o CPU-Z informa que os bancos 1 e 3 estão ocupados e o 2 disponivel. Dá p/ confiar? Se for o caso eu mesmo abro e vejo quantos slots tem...

outra coisa: pensei que se colocasse 1 pente fora de DUAL o mesmo não funcionaria (como acontece nos DESK...)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja vi moçada postando por ai 2gb markevision a 80 reais, é uma memoria generica boa.

ja vi kinghston e corsair por 125 reais, sao marcas de renome.

a minha markvision do kennex 2gb custou na epoca 120 reais no mercado livre, mas foi em janeiro isso, de la pra cah caiu muito e vai subir agora com o dolar.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei a minha a mais ou menos um mes, é da kingston e paguei R$103,00 no ML. com a subida do dólar com certeza o preço já está outro...

O meu chipset é igual o seu, mas mesmo assim eu comprei a de 800MHz pois ela consome bem menos energia que as outras... ;) (cuidado se for fazer isso, não é qualquer memo de 800MHz que dá pra colocar...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao coloca 800 nao, vai ficar mais lento, pois ela vai manter os 667 dela e vai ter a maior latencia da 800

[]'s

Ele fica em 667 sim colega, mas as latencias ficam menores ou iguais a usar o pente de 667, a vantagem é que o consumo é bem mais baixo...

Apenas por curiosidade, por que achou que ficaria com latencias piores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

latencia do 800 se nao me engano é 5-5-5-15 a da 667 é 4-4-4-12

so por isso.

em desk ate da pra resolver isso setando na BIOS latencias e timings diferentes mas nos notes é fixo.

[]'s

Bem observado colega, mas não é bem assim que funciona, as latencias são definidas para cada velocidade, ou seja, cada velocidade possui uma latencia correspondente especificada em um chip que se chama SPD e vem grudado nos pentes de memória... É ai que "mora o perigo" se o SPD não tiver uma determinada velocidade definida o fabricante não garantirá seu funcionamento nesta velocidade, mesmo que seja menor. (embora cá entre nós mesmo assim as vezes funciona.)

Só pra deixar mais claro to colocando um scream do CPU-Z que mostra as informações do SPD da kingston que comprei:

latenciasom0.th.jpgthpix.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem observado colega, mas não é bem assim que funciona, as latencias são definidas para cada velocidade, ou seja, cada velocidade possui uma latencia correspondente especificada em um chip que se chama SPD e vem grudado nos pentes de memória... É ai que "mora o perigo" se o SPD não tiver uma determinada velocidade definida o fabricante não garantirá seu funcionamento nesta velocidade, mesmo que seja menor. (embora cá entre nós mesmo assim as vezes funciona.)

Só pra deixar mais claro to colocando um scream do CPU-Z que mostra as informações do SPD da kingston que comprei:

latenciasom0.th.jpgthpix.gif

Caro JOEARNY...

Pelo que pude notar na sua "print" do CPUZ... sua memória pode trabalhar em DDR2 400, DDR2 533 e DDR2 800... mas não apresenta capacidade de trabalho em DDR2 667...

me corrija se estiver errado...

Como o ICE falou, eu já pude testar memos de 667 e 800 MHz em sistemas que aceitam até 667... e as 800 mesmo trabalhando em 667 são MUITO mais lentas, não vale a pena... comprove por si mesmo... instale as 667 e execute testes de leitura e escrita de memória... depois instale as 800 e execute os mesmos testes... você poderá comprovar que as 667 serão entre 15 e 20% mais rápidas que as 800... eu já comprovei isso... culpa das latências...

aliás, já consegui fazer as memos 800Mhz trabalharem em 725Mhz num sistema que suporta até 667Mhz e mesmo assim as 800 foram mais lentas, não vale a pena... apenas se seu sistema trabalhar em 800Mhz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro JOEARNY...

Pelo que pude notar na sua "print" do CPUZ... sua memória pode trabalhar em DDR2 400, DDR2 533 e DDR2 800... mas não apresenta capacidade de trabalho em DDR2 667...

me corrija se estiver errado...

Como o ICE falou, eu já pude testar memos de 667 e 800 MHz em sistemas que aceitam até 667... e as 800 mesmo trabalhando em 667 são MUITO mais lentas, não vale a pena... comprove por si mesmo... instale as 667 e execute testes de leitura e escrita de memória... depois instale as 800 e execute os mesmos testes... você poderá comprovar que as 667 serão entre 15 e 20% mais rápidas que as 800... eu já comprovei isso... culpa das latências...

aliás, já consegui fazer as memos 800Mhz trabalharem em 725Mhz num sistema que suporta até 667Mhz e mesmo assim as 800 foram mais lentas, não vale a pena... apenas se seu sistema trabalhar em 800Mhz...

Embora o SPD não marque esta velocidade ela opera normalmente nela, ao menos junto com a outra sim, veja só:

latencias2dw9.th.jpgthpix.gif

Creio que a única forma de ficar mais lento, como você sugere é no caso da memória apresentar uma latencia mais alta em 667 MHz se comparar com outra memo de mesma frequencia. O que nem sempre ocorre, de qualquer forma fiquei curioso, estou pensando em fazer o teste aqui e postar.... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora eu viajei.

1° de acordo com o diagrama do chipset (http://www.intel.com/assets/image/diagram/965_diagram.gif) o mesmo só gerencia 2 bancos de memoria 533 ou 667, mas QUALQUER programa que eu use diz que tem 3 bancos. Acho que só abrindo mesmo...

Joearny: quando você instalou as memos no seu note, quantos bancos de memo tinha? (vi que voce tem o mesmo chip que eu...)

Pior é que vou ter que esperar essa "crise financeira" estabilizar, ver se a coisa vai voltar ao normal (leia-se dolar abaixo de 1,80) ou tendencia disso ocorrer, se não vai ficar caro trocar agora.

Mas valeu a ajuda.

PS: fiquei curioso com o lance do barramento de 800MHz, porque TEORICAMENTE ficaria mais lento o acesso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa colega, o meu tem apenas 2 slots, um embaixo do teclado e outro em baixo do note.

Bem, vamos aos números, fiz questão de fazer todos os testes no meu note para que não digam que em desktop é diferente e tal... (apesar de ser a mesma coisa)

................ Read (MB/s) . Write (MB/s) . Copy (MB/s) . Latency (ns) . Memory Bus (MHz) . FSB (MHz)

Dual Channel ...... 5351 ........ 3633 ......... 3724 ......... 85,6 ........ 331,4 .......... 198,8

Kingston 800MHz ... 4646 ........ 3625 ......... 3343 ......... 85,6 ........ 331,4 .......... 198,9

Hyundai 667MHz .... 4646 ........ 3630 ......... 3353 ......... 84,9 ........ 331,4 .......... 198,8

kingston/Hyundai .. 0,00% ...... -0,14% ....... -0,30% ........ 0,82% ....... 0,00% .......... 0,05%

Não há nenhum dado com diferença maior do que 1%, portanto para mim são identicos, no máximo a de 667 MHz foi 0,5% melhor, na média, o que é ridículo já que é impossível considerar que o sistema estava EXATAMENTE igual nos dois instantes... ( vejam que não desliguei nada no computador, nem o antivirus.)

Com relação aos consumos de energia vejam só:

MEMORIA 2GB DDR2 533MHZ PC4200 - KINGSTON KVR533D2S4/2G: 1.872 W (à 533 MHz)

MEMORIA 2GB DDR2 667MHZ PC5300 - KINGSTON KVR667D2S5/2G: 1.944 W (à 667 MHz)

MEMORIA 2GB DDR2 800MHZ PC6400 - KINGSTON KVR800D2S5/2G: 1.584 W (à 800 MHz) (porém esta está operando a 667 MHz, ou seja seu consumo está abaixo de 1.5W)

corte_cor, se você obteve 20% de diferenças com certeza as memórias que comparou possuem latencias diferentes para a mesma freqüência, caso contrário não há nenhuma outra forma de haver diferenças de desempenho. Por favor se puder poste as características de cada uma.

De qualquer forma volto a lembrar aqui NÃO É QUALQUER NOTEBOOK QUE ACEITARÁ USAR AS MEMÓRIAS DE 800MHz EM 667MHz, PORTANTO SÓ COMPRE SE TIVER CERTEZA ABSOLUTA QUE FUNCIONARÁ NO SEU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, ficou despresivel mesmo a diferença.

ignora então o q disse sobre ficar pior com o 800.

sei la pra q fabricam então a 667, deviam so fazer a 800 q seria mais economico e esquenta menos.

[]'s

Isso ocorre porque é mais "fácil" fazer chips de 667MHz, a grosso modo poderiamos até dizer que as memos de 667MHz e 533MHz são memos de 800MHz que não deram muito certo... (não é BEM assim...)...

Mais ou menos é a mesma razão pela qual temos processadores de várias freqüências diferentes que sairam da mesma lâmina de silício...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...