Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador 1kVA


flavio_nc

Posts recomendados

Estou com uma duvida , tenho um estabilizador de 1kva da microsol e nele so tenho ligado minha impressora a laser, e pelo que conferi no manual gasta 250w imprimindo, gostaria de saber se posso ligar meu pc(C2d 1gb ram 360gb gf 8500gt fonte 500w akasa) + monitor nesse estabilizador de 1kva , agradeço quem poder me ajuda !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é recomendado usar impressoras laser em estabilizadores, impressoras laser provocam fortes picos de consumo quando imprimem fazendo a tensão da saída do estabilizador cair alguns volts, nenhum problema, mas o estabilizador interpreta isso como uma oscilação de tensão da rede e aciona os seus relés para tentar "corrigir" mas no fim acaba piorando a situação.

Estabilizadores não são recomendados para ligar PCs, eles prejudicam o funcionamento de fontes chaveadas, isso inclui fontes de pc, monitores, impressoras, tvs, dvd player, etc.

Para proteção elétrica o que é recomendado são filtros de linha de boa qualidade.

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nao tinha me atentado ao fato da impressora ser laser. Nao se deve ligar uma laser num mesmo mesmo estabilizador que vai estar ligado outros equipamentos. Eu recomendo ligar a impressora num filtro de linha se ela operar normalmente em 220V ou for bivolt, melhor ainda! Ai onde você mora é 220, ne?

Os "pulsos" da impressora laser causam um mal comportamento do estabilizador ou algo chamado de interação com a carga. Os relés começam a ficar meio "loucos" comutando o tempo inteiro enquanto a impressora se prepara pra imprimir ou enquanto ta imprimindo. Isso estressa bem qualquer fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu citei no topico anterior porém nao estão aprofundado, em relaçao aos filtro de linhas e o nao uso do estabilizador aqui é impossivel pois é tensão em fortaleza é 220v =/ e agora? uso de 1kva ou permaço com o de 440va, me respondam so essa duvida, ficarei agradecido !:D

São pouquíssimos os aparelhos que não operam em 220v, a exceção fica a alguns modens adsl, caixas de som e a maioria das impressoras laser, então para esses equipamentos o recomendado são transformadores e tudo que funcionar em 220v direto na tomada (opcionalmente com um filtro de linha).

PC e Monitor são bivolt, a maioria dos monitores (acredito que todos os atuais) são bivolt automático.

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso aqui é 220v, existe algum filtro de linha q faça essa conversao? e quanto ao meu estab de 440va da pra segurar minhas configuraçoes ou tenho q trocar para o de 1kva !?

Por que você quer ligar seu pc em 110v ???? Ele funciona até melhor em 220v!!

Deixe um dos estabilizadores na impressora laser, mas só ligue a impressora nesse estabilizador (embora não muito recomendado, você já tem o estabilizador, não vale a pena comprar um transformador)

Leia isso: http://forum.clubedohardware.com.br/220-volts-110/493279

Editado:

Estou dizendo para você ligar tudo que é 220v dirto na tomada e deixar apenas o que é 110v no estabilizador.

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Okay, quer dizer que posso ligar a fonte de 500w no filtro de linha, me fica 2 duvidas agora. Como sei se meu filtro de linha é bom ou nao? E quando vou desligar meu computador, desligo o filtro de linha tmb? valeu

PS: Eu tenho um filtro sms aqui

Provavelmente esse filtro SMS supere a proteção que qualquer estabilizador possa fornecer ao seu equipamento.

Ligue TUDO que puder funcionar em 220v no filtro, isso inclui o monitor. Deixe um estabilizador na impressora laser e se ainda restar algo que for apenas 110v ligue em outro estabilizador ou junto com a impressora.

Se você quer desligar tudo quando não estiver usando o pc basta desligar o filtro que tudo que estiver ligado nele vai desligar (inclusive o estabilizador).

Mas claro, se não quiser não precisa desligar, o pc permanecerá em standby, para ligar ele novamente é só apertar o botão do gabinete.

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

outra pergunta, caso a energia ocile ou caia , o meu equipamento fica mais protegido com o filtro de linha ou com o estabilizador? valeu

Pergunta difícil de responder.

No caso de oscilação o estabilizador vai fazer tanto tlec e gerar muito ruído na saída, podendo até danificar a fonte, provavelmente ele conseguirá piorar a situação.

No filtro da oscilação vai passar direto, se a tensão subir muito os varistores entram em ação e cortam a energia da saída (rompe o fusível).

Fontes chaveadas suportam variação de 30% para mais ou para menos sobre a tensão nominal, uma tolerância muito grande, a companhia elétrica garante que a energia da sua casa fique com uma variação máxima de 10% para mais ou para menos.

Agora se faltar energia, só um nobreak mesmo manterá seu pc ligado.

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse filtro é um SMS?

Esses dados aí não dizem nada pra proteção, mas se for um SMS a proteção fica por volta dos 400Joules, 4500A. É um filtro basico, mas tem proteção contra surto de tensão semelhantes ao estabilizadores nacionais ou um pouco melhor.

Se quiser comprar um transformador pra impressora laser, com proteção contra sub-tensão, sobre-carga, sobre-tensão, tem uma empresa aqui em Brasilia, q vende pro Brasil inteiro se nao me engano, esses transformadores. Vai em www.indeletra.com.br e da uma olhada la nos produtos deles, tem um catalogo la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com essas informações não posso julgar o filtro, normalmente esses filtros sequer mostram as características que realmente importam, a única maneira de saber se é bom ou não é ver o que tem dentro, se puder mandar uma foto dos componentes...

Mas uma coisa é certa, esta muito difícil de achar um filtro de linha para 220v bom aqui no Brasil, se estiver disposto a comprar, tem o Computer Protector Pro da Clamper (www.clamper.com.br).

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai cansar de procurar, filtros de linha bons para 220v praticamente não existem no Brasil.

Lembro de você ter falado que esse filtro é da SMS, se for, pelo que eu conheço deles, supera o que pode existir nesses estabilizadores ai, se é que existe filtro de linha neles.

Esquece os estabilizadores, quando eles tem protetores de surtos (filtro de linha) esses normalmente são inferiores ao de filtros de linha mais simples.

Se puder postar algumas fotos do seu filtro de linha...

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em www.indeletra.com.br tem um protetor eletrico filtro de linha que parece concorrer direto com o Clamper Computer Protector Pro. O nome dele é Prot-X. Infelizmente é igual a Clamper, tem que ligar pra eles pra conseguir um. Talvez eu compre um desses pra ver por dentro, mas ele diz que tem proteção Fase-Neutro, Fase-Terra e Neutro-Terra, filtro de linha, timer de rearme, proteção contra sub e sobre-tensão ou seja, ele se desliga por exemplo se a energia cair muito a tensão ou se subir demais - isso o computer protector PRO nao tem. E ele so rearma depois de 15 segundos ou 5min, pra proteger a maquina contra quedas com retorno repentino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se puder colocar uma foto interna dele, será muito bem vinda! Se for capaz de tirar uma macro dos dados do varistor, uma rodelinha azul dentro do filtro ou mesmo digitar os dados aqui, será muito bem vindo tb!

Dependendo do estabilizador, a diferença deste e o filtro está na transformação de 220V pra 115V e a prensença de um regulador de tensão dentro de uma faixa limitada, que a maioria das fontes suportam trabalhar. Os modelos fabricados depois de 2008 possuem essa faixa um pouco alargada, mais ainda assim as fontes vão bem sem eles a nao ser em rede em que a tensão aprensetada é constantemente alta ou baixa demais, acima de 140V ou abaixo de 90V ou no caso de uma rede 220V, acima de 260V e abaixo de 190V. Isso se nao estivermos falando de fontes com PFC Ativo, porque essas vão de 80-270, "de boa"! :D

O estabilizador, se fabricado apos 2008, já inclui um filtro de linha basico + proteção anti-surto inclusa no filtro dedicado. Antes de 2008 nao existia essa obrigação.

Estabilizadores fabricados apos 2008 tb possuem um recurso de desligamento das saidas se a tensão de saida fuja de 10% do valor nominal de 115V. Pra que isso aconteça a tensão de entrada teria que estar em 265V ou 170V, mais ou menos. Se esse recurso é bem vindo ou não, depende. Por um lado tem vantagens e por outro desvantagens q posso explicar depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu abri ele e so tinha uma plaquinha e o fusivel ¬¬ , eu peguei a caixa do meu estab de 1kva da microsol e nas especificaçoes dele vi q consta nas suas caracteristica "Filtro de linha" , "Proteçao contra surtos de tensão, subtensão, sobretensão e curtos-circuitos" Nao é melhor usar esse no meu pc e substituir esse filtro de linha antigo? Resta saber se o meu estab de 440v suporta essa impressora a laser, q pelo vi no site diz q consome 250w imprimindo !? e aí o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A foto dos componentes soldados nessa plaquinha é que nos interessa! :D

Declarar que tem filtro de linha e proteção anti-surtos, é fácil, com componentes de alguns centavos cada se consegue isso, mas o nível de proteçao oferecido varia e geralmente nesses estabilizadores e filtros baratos é uma coisa básica da básica, só pra dizer que tem. Já vi casos de estabilizadores terem especificações constando a presença de proteção anti-surto e nem isso vinha! Filtros de linha avulsos tb, por isso meu interesse em ver dentro desse filtro SMS...

O Estabilizador é de 440VA e não 440V. :D Provavelmente ele é fraco pra impressora a laser. Sua impressora laser vai demandar 250W + perda com eficiencia da propria fonte dela, o que deve tornar isso ai uns 300W mais ou menos. Esse estabilizador de 440VA fornece por volta de 260W. Pode até funcionar, mas vai trabalhar no limite!

O ideal é que você comprasse um transformador daqueles que eu indiquei ai atras, sua impressora funcionará muito melhor em um desses do que num estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mal era pra ser VA kkkkk, vou ver se compro esse transformador e ponho meu pc no estab de 1kva q esta atualmente na impressora. Em relaçao as filtros de linha tem esse aqui numa loja perto de casa http://www.cecomil.com.br/produtos.asp?lang=pt_BR&tipo_busca=categoria&codigo_categoria=2272

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...