Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rodrigo123

Internet pela tomada, ultimas noticias.

Recommended Posts

Materia da istoé 05/10/2008

Ciência & Tecnologia

Internet pela tomada

Brasil terá acesso pela rede elétrica. Ela será mais rápida, barata, fácil de ligar e não vai interferir na luz da sua casa

Tatiana de Mello

Em breve luz e internet correrão pela mesma fiação. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) finalizou na segunda-feira 29 a consulta pública que servirá de base para a elaboração do padrão brasileiro de internet por rede elétrica. Para um país continental, essa tecnologia significará, sobretudo, a sua democratização. Afinal, a energia elétrica chega a 95% do País - vale incluir o interior da Amazônia, os confins da caatinga ou uma praia praticamente deserta. Como não é necessária a implantação de infra-estrutura, o acesso ocorrerá também em edificações antigas - basta ter fio e tomada.

A instalação será feita com um modem especial que conecta a saída de cabo de rede à tomada. Há duas tecnologias disponíveis: o Power Line Communications (PLC), que permite diversos tipos de banda, e o Broadband over Power Lines (BPL), conhecida como banda larga.

Os sinais da internet possuem uma freqüência própria, ou seja, não interferirão na luz de sua casa. O problema é que essa freqüência é a mesma em que navegam certas ondas de rádio. Sem isolamento, pode haver interferência em rádios importantes - da polícia, por exemplo.

200 Mbps é a velocidade que pode chegar a banda larga pela rede elétrica. O número é muito superior aos padrões brasileiros - hoje as conexões mais rápidas no País não ultrapassam 30 Mbps

A questão foi levantada durante a consulta pública da Anatel, que já listou algumas soluções que vão desde a adoção de freqüências diferentes até a blindagem dos fios elétricos. Procurada por ISTOÉ, a Anatel limitou-se a dizer que o relatório será encaminhado para uma equipe técnica: "Estamos definindo as condições para utilização do serviço, os equipamentos homologados e a faixa de operação." Algumas empresas já estão fazendo testes por conta própria, como é o caso da Panasonic, que trouxe seus modems PLC do Japão para implantar um projeto-piloto na cidade de Barreirinhas, em meio aos Lençóis Maranhenses. "Houve uma aceitação muito boa", disse à ISTOÉ Eduardo Kitayama, responsável da Panasonic pela chegada do equipamento ao Brasil. A AES Eletropaulo, empresa concessionária do sistema elétrico de São Paulo, também entrou no jogo. Adiantou à ISTOÉ que está realizando testes com a tecnologia BPL paulista: "Assim que tivermos mais informações, falaremos sobre o assunto."

E ai pessoal vamos especular, se o negocio sair as atuais operadoras de internet banda larga serão obrigadas a melhorar o seviço e a abaixar o preço, o que você acham?

Artigo do clube do hardware sobre o assunto:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/758

Editado por Rodrigo123

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opaa, tava na espera pra ver no que ia dar, tomara que essa internet seja boa mesmo, mas como sera que as empresas de telecomunicaçao irao reagir a isso ?? Agora que a GVT investiu milhoes em infra estrutura.. sei nao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso vai ser em um longooo prazo.

Se por ADSL digamos o modelo "padrão" já está muito além do preço, imagina isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sera internet na velocidade da luzzzzzzzzz:D

rsrsrs!!

brincadeiras a parte!!

eu acho que vai demorar mesmo!!!

porque até eles prepararem toda a rede eletrica vixi...........

mas é uma otima ideia tomara q não seja lerda essa net!!

agora para a implantação desse projeto em todo o pais não sei quanto ao custo mas........

eles vão ter uma dor de cabeça maior com os famosos ""GATOS"" hehe!

mas levará internet para toda a população!!

mas isto vai dar uma briga feia com as operadoras de adsl!!!

se o custo for muito baixo..............

vai sair faisca entre eles!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rápida vai ser 200mps vai dar pra baixar 1gb/s hauhauhuuha

mas o preço q vai ser complicado mas com certeza as operadoras atuais vão ter q abaixar os seus preços e aumentar a velocidade melhor para nós

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rápida vai ser 200mbs, só tem que resolver os problemas de interferencia, e quanto a infraestrutura a rede eletrica chega a 95% das residencias ate no meio da amazonia vai ter banda larga.

materia sobre o teste de internet na tomada já foi implatado em um bairro em Porto alegre

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1547377-EI4802,00.html

materia sobre o teste de internet na tomada nos lençois Maranheses

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/internet-por-rede-el%C3%A9trica-%C3%A9-realidade-no-brasil-longe-de-voc%C3%AA

materia sobre o modem da panasonic

http://www.estadao.com.br/tecnologia/not_tec233093,0.htm

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL741568-6174,00.html

Editado por Rodrigo123

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal, quando a gente ligar o chuveiro vai chover bits e letras japonesas igual no Matrix :eek:

agora falando sério, pelo o que sei a coisa não é tão bonita assim, a internet por rede elétrica tem muitas limitações e provavelmente, assim como a internet a rádio, vai servir mais para atender certos nichos do que competir com uma net virtua da vida.

muitos apostam nela como a possibilidade de difusão de redes internas, hoje o normal é um ou dois computadores ligados num modem e pronto, isso é uma home network comum hoje, mas espera-se que devido devido à capilaridade das instalações elétricas em uma casa popular que seja, o sonho de uma casa inteligente com uma rede interna integrando vários dispositivos fique mais palpável. Para isso é necessário a criação de protocolos e padrões que integrem os dispositivos, e há muita gente trabalhando nisso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu fico em cima do muro ainda, pelos problemas que já li sobre isso.

mas a gente tem que esperar para ver os benefícios que pode gerar para o usuário final, que é o que mais importa na minha opinião.

não podemos imaginar algo bom logo de cara se nem foi implantado ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se isso for verdade não passara de 40 kbps, porque? pois a taxa de transferencia e muito lenta, pois já fiz alguns teste aqui na faculdade e não achei interesante!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por favor. Me corrijam e me ajudem!

Na multiplexação da linha telefônica o sinal anda em série porém em diversas frequêcias? Está correto? E na rede elétrica como o sinal irá percorrer os fios? Será adiconado outro sinal além da tensão? Como isto funciona fisicamente?

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso tudo visa nada mais nada menos que DINHEIRO amigão, ele quem movimenta esses projetos multi bilionarios, mais podem ter certeza que não vão dar tiro no escuro, e não tem como ser pior que SPEEDY, VELOX , VIRTUA , BRT felizmente ainda nos salva a maravilhosa GVT, Agora pode acreditar que quando for lançado oficialmente no brasil este serviço todas estas operadoras vão ter uma perda no seu caixa que vai ser uma demissão em massa gigante porque conheço varias pessoas que tem banda larga mais nao tem telefone ou seja preferem internet ao telefone, ou eles tratem de melhorar o serviço que tem que melhorar 100% para fidelizarem seus clientes ou o unico dinheiro que eles vão ver é multa de rompimento do contrato de fidelidade para abaixar as mensalidades... hehehehehheheheheheheh

SALVE O LULAA... E SALVE NOSSO MINISTRO DE MINAS DE ENERGIA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala-se em PLC a quase 10 anos e não há nada de concreto ainda. Linha telefonica também chega praticamente a qualquer lugar, mas mesmo assim muita gente não tem acesso a ADSL. Não existe milagre para a universalização da internet no Brasil. Isso não vai ocorrer enquanto a Anatel e o governo não definirem regras claras que estimulem a competição e obrigue as empresas a cumprirem metas. Não adianta nada ter o meio físico para transmissão já disponível se as empresas não estiverem dispostas a atender todas as regiões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho q enquanto não acabar com o problema da miseria nesse pais!!

essa net não vai sair!!!

as empresas tem q investir muito nesse projeto!!

o objetivo da internet pela tomada é oferecer net para todos!!:D

ou estou errado???

as empresas vão gastar milhões para botar o projeto em pratica certo!!

mas eles vão cobrar uma grana alta!!!

e não vai ser todo mundo que vai ter grana pra pagar!!!

enquando a renda não for dividida igualmente nesse pais essa net não vai sair!!

as grandes empresas vão querer retorno rápido!!

não adianta implantar esse projeto e cobrar caro pela net!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×