Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Taturana182

Duvida circuito com diodos

Recommended Posts

Olá galera to fazendo um curso e to com umas duvidas e nao tenho para quem perguntar tenho esperança que alguma alma boa aqui ajude

O professor tá ensinando circuitos para transformar AC em DC e tenho algumas duvidas.

imaginem um circuito +- assim

(AC)+------|>---RESISTOR(10KOhm)---------(AC)-

to sem tempo pra colocar uma foto mas é isso, o circuito recebe corrente alternada que entra direto num diodo e depois vai pro resistor e sai do circuito.

V2PICO = 24V

V2RMS = 16,97V

Vcc = V2PICO / PI = 7,63V

I2 = ICC * PI = 2,4mA

ICC = VCC/R = 7,63 / 10e3 = 763e-6

esses sao os dados do exercicio que eu consegui (calculei)

agora o professor pediu pra calcular a especificação do diodo (tensão inversa e corrente).Ai ele disse que ID (corrente) tem que ser maior que o ICC que é a corrente contínua depois do diodo.

Minha duvida é, porque ID tem que ser maior apenas que ICC se na verdade a corrente que o diodo recebe é I2 que é maior que ICC, pela logica se o diodo suporta só ICC ele não queimaria recebendo I2? (I2 = corrente alternada antes do diodo)

obrigado pela atenção galera

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

I2 é corrente de pico, a maioria dos componentes solidos suportam correntes de pico que as vezes chegam à 10x a corrente nominal.. no caso do 1n4007, a corrente direta é de 1A, mais a de pico é 10A acima de uma determinada frequencia.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais