Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto maior a frequência de atualização melhor a qualidade da imagem? 60,70 ou75 htz


Hugo Stiglitz

Posts recomendados

Sim e sim, se o seu monitor aguentar.

A taxa de atualização determina quantos quadros são exibidos por segundo, logo quanto mais quadros, mais perfeito é o processo de formação de imagem, em termos gerais.

Mas quanto mais alta a taxa de atualização, mais frames sua placa de video terá que gerar por segundo, afinal é ela quem "faz" a imagem que vai aparecer na tela. Por isso, a taxa de atualização depende bastante da resolução. Resoluções maiores normalmente vão bloquear uma taxa de atualização maior, porque aumenta o tamanho da imagem que a placa de video terá que gerar, logo limita a quantidade que ela vai ser capaz de gerar naquele tamanho também. Depende muito da placa de video, além do monitor.

Em um jogo, principalmente, quanto mais alta a taxa de resolução, mais suave será a movimentação da imagem, evitando efeitos de "blocos cortados" durante a movimentação da camera. Mas normalmente, em jogos, o pessoal desliga a sincronia vertical (e aí podem aparecer os "blocos cortados"), fazendo com que essa atualização possa ser bem maior, principalmente pra testar a capacidade de geração de frames por segundo (o famoso FPS) das placas de video e compará-las para criar os famosos testes que a gente encontra em sites pela internet afora.

Quando a sincronia vertical está ligada, a taxa de atualização máxima é sempre a que está configurada no windows, mas ela não é constante e pode cair dependendo do que estiver acontecendo na tela. Por isso a galera desliga a sincronia vertical quando está jogando, pra "liberar" a placa dessa tarefa (a da sincronia vertical) fazendo com que mesmo nas quedas de FPS, o jogo não fique com a sensação de "travamento".

Podem acontecer alguns pequenos efeitos quando você desliga a sincronia vertical, mas no geral a maioria das pessoas nem percebem (não é meu caso), principalmente se teu monitor for algum LCD atual.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...