Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Hugo Stiglitz

Quanto maior a frequência de atualização melhor a qualidade da imagem? 60,70 ou75 htz

Recommended Posts

pessoal, nas configurações de vídeo de alguns jogos tem a opção de alterar a taxa de frequencia de atualização do vídeo. qto maior a taxa, melhor a qualidade da imagem? 75 htz é boa taxa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim e sim, se o seu monitor aguentar.

A taxa de atualização determina quantos quadros são exibidos por segundo, logo quanto mais quadros, mais perfeito é o processo de formação de imagem, em termos gerais.

Mas quanto mais alta a taxa de atualização, mais frames sua placa de video terá que gerar por segundo, afinal é ela quem "faz" a imagem que vai aparecer na tela. Por isso, a taxa de atualização depende bastante da resolução. Resoluções maiores normalmente vão bloquear uma taxa de atualização maior, porque aumenta o tamanho da imagem que a placa de video terá que gerar, logo limita a quantidade que ela vai ser capaz de gerar naquele tamanho também. Depende muito da placa de video, além do monitor.

Em um jogo, principalmente, quanto mais alta a taxa de resolução, mais suave será a movimentação da imagem, evitando efeitos de "blocos cortados" durante a movimentação da camera. Mas normalmente, em jogos, o pessoal desliga a sincronia vertical (e aí podem aparecer os "blocos cortados"), fazendo com que essa atualização possa ser bem maior, principalmente pra testar a capacidade de geração de frames por segundo (o famoso FPS) das placas de video e compará-las para criar os famosos testes que a gente encontra em sites pela internet afora.

Quando a sincronia vertical está ligada, a taxa de atualização máxima é sempre a que está configurada no windows, mas ela não é constante e pode cair dependendo do que estiver acontecendo na tela. Por isso a galera desliga a sincronia vertical quando está jogando, pra "liberar" a placa dessa tarefa (a da sincronia vertical) fazendo com que mesmo nas quedas de FPS, o jogo não fique com a sensação de "travamento".

Podem acontecer alguns pequenos efeitos quando você desliga a sincronia vertical, mas no geral a maioria das pessoas nem percebem (não é meu caso), principalmente se teu monitor for algum LCD atual.

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado jacypr!!! muito esclarecedor. abraços e tudo de bom! Tópico resolvido!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×