Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Lord_Dracon

Sound Blaster 16 para MSDOS

Recommended Posts

Olá pessoal.

Minha dúvida é a seguinte.

Estou querendo jogar alguns velhos jogos do MSDOS em seu ambiente real, com direito a uma partição dedicada no HD com o MSDOS e os jogos instalados.

Contudo, o grande problema é com relação ao som, que não funciona de jeito nenhum, pois a grande maioria dos jogos daquela época usavam instruções compatíveis com os primeiros "Sound Blaster" (Address 0x220, IRQ 5, DMA 1) e hoje isso mudou muito.

Já adianto que tenho conhecimento de várias alternativas para fazer isso, como instalar o DoxBox, ou um aplicativo como o Virtual PC com o DOS instalado, pois assim ele "traduz" a requisição de áudio do jogo para os drivers atuais do meu som onboard e aí eu ouço quase normalmente. Mas o que eu desejo não é ir por alternativas, e sim, fazer o audio dos jogos funcionar no DOS "puro" e independente. Isso porque a reprodução do áudio nessas alternativas deixam a desejar - ficam falhando, ou lento demais, "lagando" o jogo por inteiro.

Já tentei usar o FreeDOS e também não funcionou. Pesquisei no site do mesmo e o suporte de audio do FreeDOS é integrado e de uso exclusivo aos seus próprios aplicativos.

Minha placa-mãe é uma ASUS A7V8X-X que possui som onboard (SoundMax Digital Audio).

Pergunta: Se eu conseguir uma placa Sound Blaster pré-histórica (Pro, 16 ou AWE32) de slot PCI e instalá-la na minha placa-mãe, seria possível jogar esses jogos do DOS com o audio normalmente? Alguém já fez isso?

Outra dúvida sobre isso. Parece que houve nos últimos anos uma mudança na especificação de tensão dos slots PCIs. Logo, uma placa Sound Blaster 16 seria compatível com o slot PCI da minha placa-mãe?

Obrigado pela atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×