Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazendo um amplificador de qualidade


edu.

Posts recomendados

Quanto ao capacitor, quando se esta em ponte não se coloca. Pois se usa um quando o ampli é normal, para fazer ocm que o movimento do papelão no alto-falante seja para os dois lados, aumentando a qualidade do som. Quando é em ponte essa mesma configuração já faz isso, dispensando o capacitor.
Mas neste caso o uso do capacitor é para efetuar o corte de frequencia para drivers e tweeter, é um tipo de crossover simples (6dB/8°) utilizando apenas um capacitor ou uma bobina, (bobina é para woofers e subwoofers)
Vocês estão falando de capacitores completamente diferentes!

O capacitor ao que o Edu se refere é o responsável pelo acoplamento do alto-falante nos amplificadores, como no exemplo abaixo (identificado como C8):

3w-5w-class-a-audio-amplifier-by-bd439.thumbnail.GIF

O capacitor que o -X2- se refere é o capacitor usado para cortar as frequências mais baixas do som e tem por finalidade impedir que o tweeter receba frequências que não tem condições de reproduzir.

Notem que no primeiro tipo temos um eletrolítico comum, de valor bem alto, enquanto no segundo temos capacitores sem polaridade e de valores menores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite ja moontei um circuito com esse amplificador para meu MP3 player. montei o esquema que tem no proprio datasheet... funciona perfeitamente e a qualidade é boa.

quanto a corrente, não é só aplicar a lei de Ohm não. pois assim voce estaria dizendo que seu amplificador estaria jogando na saida toda a potencia de entrada!!!

ou seja teria um rendimento de 100% o que é impossivel... pois voce tem perdas internas (geração de calor por exemplo)!!!

falndo do TDA 1554:

só pra constar alimentei o meu com uma fonte de 12V, e o consumo fica em torno de 4,5A..

a detalhe.. arrume um montro de dissipador. porque o bichinho é esquentado... eu usei um de PC 486 (cooler mas sem a ventoinha)

e não se esqueça de deixar uma malha de terra em sua placa, pois assim elimina algumas interferencias

espero ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cabteixeira

Resumindo então, o capacitor eletrolítico é sempre necessário na saída quando não esta em ponte, e o outro capacitor é apenas para a frequencia.

Mas esse capacitor da frequencia tem que ser cerâmico ou de poliester? pois não se encontra capacitores de 47uF ceramicos ou de poliester por ex.

e eu tinha em um tweeter aqui um de 47uF eletrolítico ligado a ele, para cortar a frequencia certa.

Mas se eu for colocar um de 47uF no tweeter não fara diferença pois tem 1000uF atras certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só pra constar alimentei o meu com uma fonte de 12V, e o consumo fica em torno de 4,5A..

a detalhe.. arrume um montro de dissipador. porque o bichinho é esquentado

Então se o consumo é 4.5A terei de fazer uma fonte de 5A (bastante). Como assim, o dissipador de 50W não é o bastante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas esse capacitor da frequencia tem que ser cerâmico ou de poliester? pois não se encontra capacitores de 47uF ceramicos ou de poliester por ex.

Não.

O capacitor tem que ser sem polaridade. O pessoal até usa eletrolítico, mas liga dois deles em série, desta maneira:

art_0026_04.gif

Mas se eu for colocar um de 47uF no tweeter não fara diferença pois tem 1000uF atras certo?

Não entendi...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Resumindo então, o capacitor eletrolítico é sempre necessário na saída quando não esta em ponte, e o outro capacitor é apenas para a frequencia.

Melhor seria que pensasses assim:

É necessário um capacitor para desacoplar (retirar)a tensão DC de cima do alto falante, para que ele opere a partir de uma posição normal e se movimente de igual modo para ambos os lados..

Desse modo, o capacitor será desnecessário quando se tenha alimentação dupla (+ VCC e -VCC) alimentando o amplificador e também quando se tem, como você falou, amplificação em ponte..

Esse capacitor deverá ser grande o bastante para que não introduza perda de baixas frequências (graves) ..

No outro caso, antecedendo um tweeter, se quer perda de baixa frequência em cima do tweeter, desse modo o capacitor assume um valor baixo.. Por exemplo, um capacitor de 47uf terá uma reatância capacitiva da ordem de 1/2 x pi x F x C, para 100 Hz se teria 1/2 x 3,1416 x 100 x 0,000047 = 1/0,02953 = 33,8 ohms...

Ficaria, para 100 Hz como se fosse um alto falante de 8 ohms em série com um resistor de 33,8 ohms..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa informação de 50W do dissipador de calor voce retirou da onde ?

qunato ao ripple da fonte: voce deve ter um bom nivel de filtragem na saida!! (capacitores muito bem dimensionados) senão vai ficar ouvindo o ronco de 120Hz da rede junto ao som!!!

Sobre os capacitores na fonte. O que tu recomenda?

Eu irei usar uma fonte 12Vx3A, que da 17V depois de retificada.

Eu sei que ela não é potente o suficiente, mas eu não irei dar todo o volume, então não terá problema eu acho...

Tem algum problema em colocar capacitores pra mais?

faller

Obrigado pela dica! Agora eu entendi...

É sim necessário um capacitor na saída, e é este que irá delimitar a frequencia mesmo.

Eu tenho um em um tweeter aqui assim, um de 47uF, então n irei coloar no ampli.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Smarley:

primeiramente vai usar fontes em paralelo ? ^^

bom precisaria ver bem certo as fontes... 3A - algo em torno de 4700uF!!! e mais um Ceramico de 100nF em paralelo.

Mesmo que o CI suporte 17V, eu colocaria um regulador para 14V (max) a qualidade na saida vai ser bem melhor!!

EDU:

Procura no datasheet que la tem a informação de qual é a maxima temperatura de trabalho, e a "potencia" que tem que ser o dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Smarley:

primeiramente vai usar fontes em paralelo ? ^^

bom precisaria ver bem certo as fontes... 3A - algo em torno de 4700uF!!! e mais um Ceramico de 100nF em paralelo.

Mesmo que o CI suporte 17V, eu colocaria um regulador para 14V (max) a qualidade na saida vai ser bem melhor!!

EDU:

Procura no datasheet que la tem a informação de qual é a maxima temperatura de trabalho, e a "potencia" que tem que ser o dissipador.

Cara, escrevi errado ali, é apenas 1 fonte de 12Vx3A...

Sobre os capacitores eu pensei em colocar 2x 4700uFx25V, para quando o amplificador necessitar, puxara primeiro a energia deles, 9400uF, para despoi forçar o trafo...

E 2 de 100nF ceramicos após estes.

Será que fica bom, é um exagero(mas não fica ruim), ou fica ruim?

Sobre o regulador, teria algum que aguentasse uns 6 amp para me indicar?

Senao eu terei que usar um 7812, com um pot na base para regular a tensão da saída, e ligá-lo a um 2N3055 que tenho sobrando aqui.

Eu não vou ficar com esta fonte por muito tempo, pois achei um cara que faz trafos e tem um preço bom. Estou cotando com ele um 0+12V/6A e 12+12V/6A. Eu gostaria de saber uma coisa, este 12+12V por 6A, teria 6A em cada 12V ou 6A no total? com 3A para cada 12V??

Vocês acham que um trafo 12+12V/7A por R$70,00 está com um bom preço?

obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto aos capacitores fica bom sim!

Por exemplo tenho na minha sala um 2.1 com dois LM3886 mais sub com um LM12CLK, issso tudo no final gerando cerca de 206w RMS total. Usei associação de capacitores de 2200 por sua altura ser menor tendo que ta difícil axar axiais, pois uso trafo toroidal e ficom bem slim o amp.

Resumindo minha retificação chegou a casa de 25400 isso quando desligo a fonte ele chega a me dar quase 30segundos de energia pro amp a meia potencia.

A qualidade do grave ficou muito boa!!! muito boa mesmo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de opinião de vocês para comprar um trafo.

Pago R$70,00 em um 12+12/7A ou R$115,00 para um 28+28/5A?

Eu pretendo usá-lo com o TDA, mas quero testar outros amplificadores mais adiante, e estes precisam de fontes simétricas, -28 +28.

Teria algum problema em eu usar este 28+28, restificá-lo, que vai dar +ou- 40V, regular para uns 14,4V e largar na base de um TIP35 e usá-lo com o TDA??

Será que o TIP35 não irá dissipar muito calor para fazer esta limitação de tensão ou o que influencia é apenas a corrente que esta passando??

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Smarley2, dependerá do TDA usado!, lógico que se você optar pelo trafo 28+28V você terá uma maior variedades de tensão para trabalhar!, porém menor corrente!..., para a regulagem em uma tensão mais baixa?, te sugiro usar o TR 2N3055, pois aguenta muito mais potência que o TIP35...(leve em consideração o que foi dito pelo colega Cabteixeira!)... OK?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok!

Obrigado pelas dicas!

Mas se eu pegar o 28+28v/5A, quantos Amperes eu terei se trabalhar com 12V?(regulando em 12V)

56 - 5A

24 - xA

xA = 2,14A

Essa conta está certa?

Eu teria somente 2,14A quando regular para 12V?

Ou a corrente é inversamento proporcional? Se for assim, eu teria 11,6A em 12V

Porque você prefero o 2N3055? Segundo o datasheet, ele aguenta 15A e 60V entre coletor e emissor(eu vou regular em 28 no máx.) e tem potencia total de dissipação de 115W.

O TIP35C aguenta 100V e 25A e tem potencia total de dissipação de 125W.

Não entendi o porque de escolher o 2N3055.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Desculpe-me colega, confundi as caracteristicas do TIP35 com as do TIP31 41..., você tem razão! verifiquei o datasheet na net, e meu manual (guia rápido) que não pussui o TIP35!..., quanto a corrente?, o trafo 28+28V, vai fornecer no max o limite dele, no caso 5A, você pode até conseguir que ele forneça um pouco mais de corrente, (tensão cai), embora estabilizada em uma tensão menor?, você estará exigindo dele maior corrente que o enrrolamento foi projetado, causando superaquecimento, consequentimente menor vida util! ou queima precosse!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...