Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazendo um amplificador de qualidade


edu.

Posts recomendados

rodrigo

esse amplificador funcionaria em bateria selada de 12volts por 12 amperes

e ele nao queimaria um alto-falante de 20 watts

Ele só irá queimar o alto-falante se tu projetar mal o amplificador, quero dizer, deixa-lo em curto! o que além de queimar ele queimaria seu alto-falante!

Quanto á entrada do ipod não tenho informações técnicas dele!

Obs: Auto-falante é um carro que fala!!!:D

Mas não se culpe... tá cheio de anúncio errado no google

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, Rodrigo... desculpe por ter editado sua mensagem, mas é que a algum tempo estava procurando um exemplo pra esclarecer este erro, que é cometido muitas vezes pelos próprios veículos de comunicação escritos como jornais, revistas e internet.

Só por curiosidade vejam isto:

http://www.sualingua.com.br/06/06_altofalante.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele só irá queimar o alto-falante se tu projetar mal o amplificador, quero dizer, deixa-lo em curto!
Epa!

Se você montar um amplificador de 30W (por exemplo), ligar num alto-falante de 20W (tá certo assim, soschip? é, é, é...) e abrir o volume, teu alto-falante vai pro saco...

e quanto a bateria selada de 12 volts por 7 amperes ela funcionaria com o tda2040

Dei uma lida rápida no datasheet... Pelo que vi, parece que a alimentação dele é 20V (estava com pressa, portanto, me corrijam se eu estiver errado)... Não seria melhor usar um TDA da série 15xx , que é designado para aplicações automotivas?

Quanto a bateria, só devo dizer que a autonomia não será muito grande...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 coisas

quanto ao primeiro circuito do data shet como seria feita a regulagem do volume pois n ha potenciometro nesse circuito

e eu vi la tambem q existe uma relaçao potencia versus tensão

e la fala que um alto falante de 4 ohns em 12 volts(a bateria selada possui 13,8) geraria mais ou menos 14watts

isso esta certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e quanto a bateria selada de 12 volts por 7 amperes ela funcionaria com o tda2040

Nunca tentei com fonte simples, mas segundo o datasheet pode ser feito.

Com fonte simétrica de 20+20 obtive mais ou menus 25W.

Ja no teu caso com 30dB e distorção de 10% em 4ohms consiguirá obter dele mais ou menus uns 17W.

Obs: alto-falante é um carro que fala!!!

Mas não se culpe... tá cheio de anúncio errado no google

De maneira alguma soschip, agradeço pela correção, assim vou me desvencilhando do hábito de escrever errado, este adquirido no tempo em que ficava nos canais de bate-papo.

Dei uma lida rápida no datasheet... Pelo que vi, parece que a alimentação dele é 20V (estava com pressa, portanto, me corrijam se eu estiver errado)... Não seria melhor usar um TDA da série 15xx , que é designado para aplicações automotivas?

Pelo que sei dele também acredito que funcione com +-20V, porém no datasheet fala de +-2,5 até +-20V.

Eu também recomendo os TDA's da linha designada principalmente para aplicações automotivas, porém nem sempre se acha eles e o custo é bem maior.

Caso queira utilizar os recomendados pelo amigo cabteixeira do TDA1551 ao 1558 são todos de 22Wx2 (alguns em ponte) ou 4x11 single-ended.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como é feito a regulagem de volume no primeiro circuito do tda 2040????

É só tu colocar um potenciometro na entrada...

A perna do meio vai para a entrada do TDA, uma ponta vai para o terra, e a outra ponta vai para o sinal de som...

Eu acabei de montar um crossover ativo, e melhorou muuito o som...

Pois agora da pra tocar toda potencia que o sub n distorce pois não passa nada de voz. O corte ficou em 120hertz.

O problema é que eu não tenho woofer, então a voz ficou só com a corneta e tweeter, ai eu achei muito agudo a voz. aquela faixa de 120~600hertz não esta saindo... O único jeito que ficou bom é quando eu aumento no equalizador a faixa de 180 e 320 hertz pra quase o máximo. Ai aparece uma voz um pouco mais grave, mas acho que vem da corneta só mesmo...

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado radrigo assim que eu finalizar a montagem eu posto um video agrdeço a todos pela ajuda

mais uma coisa esse ci com certeza ale precissa de disipador o q é melhor

eu colocar um dissipador de 38 mm com cooler dentro da caixa de madeira(o q ja possuo)

ou colocar na traseira da caixa um dissipador maior::::::

pois na traseira da minha caixa cabe um dissipador de uns 10 por 20

outra coisa (de novo) uma bateria de 12v por 7 amperes duraria quanto no volume maximo::::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode ser mas qual tamanho do dissipador eu devo usar pois imagino que esse ci esquente bastante

Ele até esquenta sim, mas nada fora do normal...

Eu usei um de 6x4 com aletas, bem comuns no varejo.

Faça o que cabteixeira citou, use um passivo..

Geralmente usamos coolers para diminuir espaços fisicos ocupados pelos dissipadores e proteger os CI's contra danos provocados pela elevação da temperatura.

Procure algo do tipo..

10cm x 10cm x 1mm plano ou

6cm x 4cm com aletas

todos posicionados de modo a ter contato com o ambiente para haver a troca de calor com o ambiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão do dissipador está ligada simplesmente a área dele.

Se você for utilizar um dissipador plano, ele teria que ter um tamanho "x" (se for um retângulo, basta calcular a área: base x altura). Agora imagine que você "dobre" este dissipador várias vezes, fazendo as aletas... Ele continuaria tendo a mesma área, mas ocupando "menos espaço", correto?

Então, o que conta é a área do dissipador, pois esta será a superfície de contato com o ar (que será o elemento com quem o dissipador vai fazer a troca de calor)...

Quanto ao dissipador ser de cobre ou não, acho que é exagero de tua parte... Note que o alumínio é bem mais barato que o cobre e a grande maioria dos dissipadores são feitos dele...

Se você não quer um dissipador com aletas, coloque uma chapa de alumínio na parte traseira da tua caixa acústica, pelo lado de fora, e prenda nela o teu CI... Não precisa de muita coisa além disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa cabteixeira..

E lembrando mais uma coisa..

Os TDA's geralmente usam a parte que vai em contato com o dissipador para aterramento, (salvo o tda1514A que conheço que não usa o GND) resumindo.. Tome muito cuidado para não encostar nenhum fio no dissipador caso não use mica ou outro material isolante, e bastante pasta térmica.

Não exite em comprar a pasta, porque ninguem para em um único amp. e conserteza usará ela no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rodrigo sobre a placa de cpbre co nsultei meu pai(ele é geologo) ele me disse que o cobre tem uma eficiencia de dissipação 3 vezes maior q a do alu minio(mais ou menos)

e uma placa de 10 por 10 por 1 mm não vai sair tão caro e vai ficar mais discreto na minha caixa que é de madeira envernizada

e outra coisa qual é a watagen dos resistores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rodrigo sobre a placa de cpbre co nsultei meu pai(ele é geologo) ele me disse que o cobre tem uma eficiencia de dissipação 3 vezes maior q a do alu minio(mais ou menos)

e uma placa de 10 por 10 por 1 mm não vai sair tão caro e vai ficar mais discreto na minha caixa que é de madeira envernizada

e outra coisa qual é a watagen dos resistores

Veja isso:

http://forum.clubedohardware.com.br/dissipador-prata-cobre/144835

No seu caso (CI simples), recomendo alumínio, pois por base nas informações postadas acima no link o cobre tem maior velocidade na transferência de calor mais menor eficiência em dissipação que o alumínio.

A não ser que queira fazer um misto, daí sim será o mais recomendado no caso de não possuir aletas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja isso:

http://forum.clubedohardware.com.br/...a-cobre/144835

No seu caso (CI simples), recomendo alumínio, pois por base nas informações postadas acima no link o cobre tem maior velocidade na transferência de calor mais menor eficiência em dissipação que o alumínio.

A não ser que queira fazer um misto, daí sim será o mais recomendado no caso de não possuir aletas.

Show de bola!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...