Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazendo um amplificador de qualidade


edu.

Posts recomendados

  • mês depois...

rodrigo me ausentei um tempo do forum pois achei q tinha acabado com minhas duvidas mas na hora de ligar a placa aos fios.......

temos as conexoes

rl - alto-falante

+vs - positivo da bateria 12 volts

-vs - negativo da bateria

vi - entrada de audio (ipod)

e ground(tracinho) -ligar ao dissipador????

esta certo???

aguardo resposta pois estou louco para terminar

assim q terminar posto um video

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velho também me ausentei um pouco do forum mas não entendi sua citação

e ground(tracinho) -ligar ao dissipador????
pois dependendo do CI ou transistor que tu usar pode aterrar também o dissipador pois isso reduz os níveis de ruido na saida principalmente os de 60Hz proveniente da rede eletrica local!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rodrigo entou usando bateria selada de 12v 7 amperes e n sei como ligar a pci aa bateria olhe no data sheet do tda 2040(primeiro circuito de montagem sem ser os exemplos)

on devo ligar cada fio pois ha;

+vs - positivo da bateria 12 volts

-vs - negativo da bateria

vi - entrada de audio (ipod)

e ground(tracinho) -ligar ao dissipador????

e o tracinh oe o sinbolo q sai do c5 e c6 q n tenho ideia onde ligar

so quero saber como ligar o circuito aa bateria e entrada de audio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
rodrigo entou usando bateria selada de 12v 7 amperes e n sei como ligar a pci aa bateria olhe no data sheet do tda 2040(primeiro circuito de montagem sem ser os exemplos)

on devo ligar cada fio pois ha;

+vs - positivo da bateria 12 volts

-vs - negativo da bateria

vi - entrada de audio (ipod)

e ground(tracinho) -ligar ao dissipador????

e o tracinh oe o sinbolo que sai do c5 e c6 que n tenho ideia onde ligar

só quero saber como ligar o circuito aa bateria e entrada de audio

Difícil mesmo de entender.

Sugiro reeditar o texto fazendo algumas correções. OK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velho muito simples!!

Siga o exemplo de montagem sugerido pelo fabricante do TDA2040, lembrando que o pino 3 é o -Vcc que esta diretamente ligado a chapinha metálica que esta presente na parte traseira do CI logo deves tomar os devidos cuidados quanto a isolação!

No caso do teu projeto ele estará ligado diretamente ao ground = negativo da tua bateria o que nada impede de tu usar um dissipador de alumínio e liga-lo no terra fazendo assim o aterramento do mesmo! Isso ajuda pra eliminar possíveis zumbidos e chiados causados por diversas fontes!

Segue abaixo o exemplo de como ligar tua plaquinha na tua bateria e as respectivas fontes de sinal (ipod, DVD, Pc, etc.) Espero ter esclarecido tua dúvida qualquer coisa é só perguntar!

post-370240-13884949805006_thumb.jpg

post-370240-13884949805276_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mesmo que consiga criar um GND virtual, este terá que ter exatamente a metade da tensão máxima. Com um 7806 não sei se isso é possível, pois ele está abaixando somente do +12V e usando o - como referência.

Terá corrente de 1 ampere entre 6V e o (-) da bateria... mas do 6V para o 12V ???

Talvez tivesse que usar 2 reguladores... um 7806 com referência em - e um 7906 com referência no +12V e saídas unidas através de resistores de 0R47.

Mesmo assim não sei se daria certo.

A pótência também cairia.

Deveria ter feito a placa para fonte simples como mostra o datasheet...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu o conselho soschip vou tentar usando dois reguladores e c n der certo faço outra placa

pois para min e mais fácil tentar o regulador do q fazer outra placa(a minha ficou uma porcaria teria q fazer enchimento cm solda e por incrivel q pareça aqui na minha cidade e n consigo acher canetas de retro projetor grossas (so aquelas pra escrever fina q nem caneta))

e outra coisa o limite do 7806 é 1 ampere??

achei q ele aguentava mais pois acho q o tda puxa mais q isso

e do mesmo jeito colocaria disipador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure por STK465 e LM3886 (conhecido gainclone) ambos usam a mesma fonte 20+20 / 5A, esta configuração possui uma qualidade sonora bem superior ao que tu provavelmente imagina! já montei pelomenus 6 sistemas 2.1 com esta configuração e agradou em muito a todos.

pois para min e mais fácil tentar o regulador do q fazer outra placa(a minha ficou uma porcaria teria q fazer enchimento cm solda e por incrivel q pareça aqui na minha cidade e n consigo acher canetas de retro projetor grossas (so aquelas pra escrever fina q nem caneta))

e outra coisa o limite do 7806 é 1 ampere??

achei q ele aguentava mais pois acho q o tda puxa mais q isso

e do mesmo jeito colocaria disipador

Velho na minha opnião faça uma outra placa que é bem mais fácil e sem falar que além de ser uma das partes prazerosas da eletronica tu aperfeiçoa tuas técnicas pra confecçionar PCI's.

Este PCI utiliza fonte simétrica por se tratar de projeto onde utiliza duas tensões distintas contribuindo assim para uma melhor resposta do amplificador, reduzindo THD, utilizando a parte mais linear.

Com estes reguladores eu tenho certeza que vais perder e muito em se tratando de potência. Pode também se simular uma fonte simétrica com reguladores mais potêntes e diodos zener que suporte a corrente consumida pelo amplificador. Recomendo novamente o projeto que anexei proposto pelo fabricante, ou então faça as devidas "ganbiarras" na sua PCI pra adapta-la ao projeto com fonte simples. Qualquer alteração no projeto sem o devido estudo e cálculos interfere diretamente na qualidade final podendo ate levar a queima prematura do CI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure por STK465 e LM3886 (conhecido gainclone) ambos usam a mesma fonte 20+20 / 5A, esta configuração possui uma qualidade sonora bem superior ao que tu provavelmente imagina! já montei pelomenus 6 sistemas 2.1 com esta configuração e agradou em muito a todos.

Aii mas vocês tem o Layout da Fonte e do Amplificador se tiverem me passem aii.

Ahh mas uma coisa qual é o melhor programa para desenvolvimentos de PCI para fazer o Amplificador

desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu não sei pois minhas PCI's eu faço a mão mesmo, sempre fui bom em desenho por isso não perco o dobro do tempo desenhando no PC e depois passando pra placa, seja a mão ou por outras técnicas, mas já usei o Eagle, bomzinhu até. Utilizei também aquela técnica onde se usa transparência impressa e depois um ferro de passar roupa, mas é meio trabalhoso porém o resultado é quase perfeito.

Não tenho desenho da PCI pois por incrível que pareça fiz seis amps desses mas dimensionando seis placas diferentes, cada uma de acordo com o espaço disponivel, numero de prés e equalizadores.

Mas posso de repente desenvolver uma pra tí, depende doque tu vai colocar junto ou se vais fazer cada etapa separada da outra (se não tens muita experiência sugiro esta opção) aih só vai depender do meu tempo, porque terei que baixar um programa no PC pois estou de férias na praia, e o LaptTop não tem quase nada dentro :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Velho é simples!

Tem todas as opções alí!

Qual tua dificuldade?

As ferramentas são acessíveis só que está em Inglês!

Tem ícones que tu seleciona placa simples ou double face, nesse caso terás de selecionar frente ou verso da placa. Tem a opção de selecionar tamanho e tipo de componentes padrão, no meu ainda tem um subprograma pra projetar! Qualquer dúvida pergunta mas já digo.. Prefiro a mão mas cada um com suas técnicas hehe!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...