Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazendo um amplificador de qualidade


edu.

Posts recomendados

Oi pessoal, usei uma vez um circuito semelhante, usando esse lay-out que é sugerido pelo fabricante, e também fiquei louco com os problemas.

Seguem algumas dicas :

1 - Nivel do sinal de entrada : O ganho original desse circuito é de cerca de 40 vezes, e estamos alimentando com 12 volts, teremos na saida um sinal máximo de uns 8 volts.

Significa que o sinal de entrada não deve ser maior do que uns 200 milivolts para obter a potencia máxima com um montão de distorção ....

Pelo que li nos posts mais antigos, acho que estão ligando o sinal de um Ipod nele.

O fone de ouvido usado nesses circuitos tipo MP3, MP4, é de 32 ohms, e para sair 30 miliwatts a tensão é de cerca de 0,9 Volts, e se jogarmos esse sinal na entrada do amplificador vai saturar totalmente o áudio.

A solução mais simples é abaixar o ganho desse circuito !!!! Mude R5 para cerca de 6,8k e o ganho cai bastante para menos cerca de 10.

2 - Tem um erro grosseiro nesse circuito impresso.... o circuito fica com roncos e distorção alta causada por oscilação de alta frequência, se só de ligar a alimentação o TDA esquenta pacas ele está oscilando !!!!

Para melhorar o funcionamento, temos de ligar o negativo da bateria e o negativo do altofalante e o negativo do sinal de entrada tudo em um mesmo ponto, e o melhor que eu achei é soldar direto no lado de cobre, exatamente em cima do pino NEGATIVO do capacitor C3. Isso acaba com os loops de terra.

3 - Desculpe mas ainda não sei qual o tipo de sinal que está sendo ligado nesse amplificador, é o quê ??? Uma saida de pré, uma saida de Ipod, ajuda bastante essa informação ok ?

Um abraço a todos.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal valeu pela ajuda

respondendo as perguntas:

-eu estou usando um ipod video 80 gb e a impedancia i 32 ohms mesmo ja testei como deiversar fontes(dvd,computador,microsymtem e nada deu certo)

-a tensão da bateria apesar de ser 12volts ela falaq ouso ciclico e de 14.1 a 14,4 e medindo com um multimetro eu comfirmei mais ou menos isso

-quanto a temperatura ele nem chega a esquentar pois um dissi pador pequeno ficaria feio na caixa c vocês quiserem umas paginas atras tem umas fotos q eu mandei so para checar

- outra coisa o c7 é um capacitor eletrolitico comun??

desculpa a pergunta mas o q significa sutarar o sinal??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Pedro1995...

Respondendo a sua pergunta que é bem normal de ser mesmo questionada, lá vai:

desculpa a pergunta mas o q significa sutarar o sinal??

Seria colocar o sinal (o som) num determinado volume que supere a capacidade do seu equipamento em processar o sinal. Quando isso ocorre, há uma distorção no som como consequência da adição de determinados harmônicos, gerados nesta saturação, ao sinal original.

Em outras palavras, e no seu caso, se o seu I-Pod está liberando na saída um sinal de grande amplitude (considerando a respectiva caracteristica do seu amplificador) aí o seu amplificador estaria, literalemnte falando "amplificando um sinal já demasiadamente amplificado" o que causa a distorção do sinal/som.

Acho que deu pra entender...caso contrario...vamos continuar tentando.

Abração,

R.Costa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no meu antigo amplificador (tda 2003)esse foi o problema(discubri depois q ja tinha desmontado

mas acho q esse nao é o problema pois mesmo com o volume do ipod bem baixo distorce

e tambem a resistencia (nao lembro o valor)q o amigo rodrigo sugeriu ela quase atenuou osinal por completo(so dava pra ouvir colocando a orelha bem perto da caixa e mesmo assim era distorcido)

amanha mesmo vou trocar o tda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Pedro,

Se você diz que mesmo com toda a atenuação possivel, ainda apresenta roncos na saída do amplificador, acho que a melhor solução mesmo será você substituir o TDA! Ainda mais que os amplificadores com TDA geralmente possuem a "maior parte" do circuito amplificador dentro mesmo do TDA...então, após você substituir, conta pra gente se o problema continua, apesar de eu pensar que pode ser que você resolva de uma vez isso, já que pelo seu cuidado com a montagem, penso que só mesmo um defeito no componente pra estar causando tanta "dor de cabeça" assim pra voce.

Sucesso meu caro.

Abração,

R.Costa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é que a caixa de madeira gera ruidos, é que ela simplesmente deixa passar qualquer ruido eletromagnético. O certo , se voce usar uma caixa de madeira, é fazer uma pequena blindagem de metal, e colocar o circuito impresso dentro dessa blindagem, e prender dentro da caixa de madeira. Quanto melhor essa blindagem, menos ruído vai ser captado pelo seu circuito, entendeu ??

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Galera é o seguinte, dei uma lida nos topicos e não encontrei uma coisa que me pedirão pra fazer...

É tipo aquelas caixinhas de MP3...

Eu quero um amplificador pra elas que funcione a pilha ou bateria 9V...

Logico sei que a potencia será baixa e a qualidade não muito boua...

Mas foi um amigo que pediu...

Eu sou meio novo na area de audio..

Em eletronica ja tenho alguma esperiencia...

Mas nessa parte de audio tenho nenhuma não..

Ficarei feliz se alguem pudesse postar algum projeto...

Com CI ou transistorado isso não importa..

Desde já muito grato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara mesmo até hoje ainda não tendo terminado o meu com tda porque prescisso troca o tda que deu pau de novo eu o recomendo(pois quando funciono por um tempo tava otima a qualidade

e aproveitando que nosso amigo ressuctou o post que trasnformador prescissaria pra tocar ele no 110??tenho um aqui de 12v 2 amperes ele da conta??esse eu retificar eu elevo a tensão pra ter maior potencia???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retificando ele te dará 16V / 2A, mais que suficiente para empurrar um TDA2003. Mas velho, larga de mão esses TDA2003 e parte logo para um TDA2040 ou 2050, tu vai ver que a potência aumenta consideravelmente!

Ficarei feliz se alguém pudesse postar algum projeto...

Com CI ou transistorado isso não importa..

Bom tem um tópico sobre isso:

http://forum.clubedohardware.com.br/amplificador-ka2209/667445

Caso não tente fazer transistorizado mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

pessoal depois de tanto tempo resolvi que ia terminar o amplificador(e com osempre os problemas voltaram)

liguei tudo fora da caixa e deixei bacaninha

mas quando ligo o aplificador da uns 2 segundos(sem nada ligado nele so ele mesmo)

e comessa um barulho media e vai ficando agudo e fui ver se o tda tava quente e ele tava torrando quando acabei de ligar

que sera que foi???dessa veis comprei 5 tda por garantia sera que esse ta com defeito??

ou vale a pena refazer tudo(tirar todos os componentes etc)

a tarde posto um video com o ruido

nota tenho as peças pra começar de novo

desculpem os erros de digitassaoo o note n tem c cedilha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal so para tira a duvida a potencia do meu trafo é medida antes ou depois da retificaçao?

meu trafo que tem +-56 por 8A teria uma potencia de 896watts.

é isso mesmo?

Eu faço a medição após, o que te daria 1250W aproximadamente. Levando em consideração as perdas acredito que com um bom circuito amplificador consiga extrair pelomenus uns 1000W.

pessoal revitodas asliga©oes e esta tudo certo vale a pena troccar de tda???

Pedro sinceramente vale a pena investir apenas para ver seu investimento funcionar nem que seja por um minuto, após recomendo trocar de projeto, existem muitos TDA's da vida falcificados por aih!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rodrigo e quanto ao tda 2040??

troquei de tda dessa ves e nem saiu a quele barulho de quando voce kiga a chave

vale a pena refazer todas as ligaoes e tirar todos os componentes e substituir por novos??

eu acho que quando eu inverti o primeiro tda de hoje para ver se não estava ao contrario ai que pifou de vez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

tambem usei o tda2003,ma so sai ruido,usei celular nokia 6275 com P1 ESTEREO, e uma fonte de 12/1A.fuciona + ou - quando toco no celular e no potenciometro que usei na placa como volume, parasse que sirvo de aterramento. nao consigo resolver esse problema!!!!!!!alguem pode me ajudar( sei que o pino 3 e o terra):confused:

post-660818-13884954096968_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu desisti do tda2003 , remontei tudo 3 vezes e não para o ruido(o esquema é o mesmo que o seu)

usa um 2040 usei ele e é muito bom, o som bate o microsistem da sony que te maqui em casa em termos de qualidade(é claro que prescissa de um altoflante bom em uma caixa a propriada e uma fonte de qualidade)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...