Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
newbiezera

[Resolvido] HD samsung HD501LJ só reconhece 131gb!!

Recommended Posts

Tenho uma Asus P5N-T Deluxe e ela nao reconhece os 500gb do meu hd samsung HD501LJ, na bios aparece somente 136gb. O hd esta sem jumper, baixei o ESTOOL do site da samsung, com ele tentei a opcao de restaurar o tamanho nativo mas também nao funcionou, dei erase na mbr e também nao adiantou. Continua marcando 131071mb quando na realidade teria que ser 476940mb, tentei mudar manualmente o tamanho pelo ESTOOL, sem sucesso. Dei bot com o cd do windows xp sp2 e reconhece apenas 126gb. Ja nao sei + o que fazer, por favor me ajudem!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Estool informa que o LBA está em 48bits?

A etiqueta do HD é branca ou amarela?

Compartilhar este post

Link para o post

A etiqueta é branca, e sim o ESTOOL informa que o lba 48bit esta ON, ja coloquei em OFF, desliguei.. liguei novamente e ativei o 48bit e continua na mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

O ESTool informa que a capacidade atual e nativa tem que valores?

Verifique se a sua placa-mãe está com o LBA de 48bits ativado na Bios.

Se nada funcionar, faça extamente como descrito no meu outro post:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2955197&postcount=13

Etiqueta branca. Já era de se esperar...

Com uma pequena diferença de preço você poderia ter comprado um HD nacional com 2 anos de garantia da Samsung Brasil e evitar essas problemas que está passando.

Compartilhar este post

Link para o post

Na bios da placa-mãe nao tem opcao de LBA48 bit tem apenas LARGE ou AUTO esta como AUTO. No native size e no SET MAX ADRESS está 131071mb. Vou tentar fazer o que voce passou no topico, ja fiz o drive diagnostic também e esta acusando todo OK.

Compartilhar este post

Link para o post

Selecione a opção LARGE na Bios. Quem sabe é a Bios a culpada por a identificação errada do HD.

O Native Size deveria sinalizar os 500GB. Muito estranho...

Edit:

Tente forçar a utilização dos 500GB usando a ferramenta Target LBA do Estool. Selecione a opção e digite o número LBA que se encontra na etiqueta do HD (me parece que é 976773168), assim o HD irá ter de volta os 500GB. Abaixo a tela do Target LBA:

estool_img09.gif

Editado por DuoLEd

Compartilhar este post

Link para o post

O HD não tem sistema operacional nenhum, pois quando vou instalar o windows xp sp2 só reconhece 126gb. Esqueci de mensionar que a primeira vez que liguei o hd reconheceu os 500gb na placa-mãe, porém nao no xp sp2. Foi então que rodei o estool e la estava "NATIVE SIZE o correto que seria 476940mb", porém o TOTAL SIZE estava 131071mb. Foi ai que tentei restaurar native size e o resto das opções, agora o native size só fica com 131071mb.

Marcando na bios a opcao LARGE ela reconhece o hd com 128gb, com a opcao auto ela o reconhece a 138gb. No ESTOOL no low format tento colocar o tamanho correto 476940mb e mando processar ele vai formatando ate chegar em 131071mb após isso aparece ERROR: Sector ID NOT FOUND.

DUOLED, fiz o que voce postou no seu topico mas nao funcionou, nao me parece ser bad block pois como falei fiz o teste completo e nao reportou erros.

aqui a screen de como está

j0hsn6jw5whtr7hng597_thumb.jpg

ct666xksd76u6a9nu_thumb.jpg

essa segunda screen foi como falei setei la o tamanho correto e mandei processar quando foi passar dos 131mb apareceu o erro.

Editado por newbiezera

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu havia postado uma mensagem aqui, perguntando exatamente isso, mas quando li que você havia dado boot com o CD de instalação do WinXP SP2, eu pensei que você o utilizava como sistema operacional e resolvi apagar a minha mensagem, mas como você agora está dizendo que não tem nenhum SO instalado, faz o seguinte:

Instale o WinXP, atualize com o pacote SP2 e veja se o seu HD é reconhecido corretamente.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que nao vai funcionar porque o windows ja é sp2 e nao reconhece, fiz um disco de boot do acronis e ele também nao reconhece o tamanho total do hd, enquanto a placa-mãe nao reconhecer creio que nao adianta.

DuoLed dexei as configs tdas auto na placa-mãe, inicializei o estool e ja fui direto na opcao set max adress e alterei o LBA para o que esta na etiqueta do HD q é 976773168 quando mando processar aparece a seguinte tela:

98ejk3okucjnm2uu0ent_thumb.jpg

com a opcao LARGE na placa-mãe obtenho o mesmo erro.

Compartilhar este post

Link para o post
DuoLed dexei as configs tdas auto na placa-mãe, inicializei o estool e ja fui direto na opcao set max adress e alterei o LBA para o que esta na etiqueta do HD q é 976773168 quando mando processar aparece a seguinte tela:

Excelente notícia a sua mensagem!

Inicie normalmente o ES-Tool, selecione o HD e páre por aí.

O próximo passo é desconectar o cabo de energia do HD (isso mesmo, desconectar o cabo de energia com o computador ligado). Fique atento pois o cabo SATA deverá permanecer ligado. Desconecte o cabo de energia, aguarde cerca de 10s e volte a ligá-lo.

Depois do HD iniciar o motor (espere mais 10s após reconectar o cabo), digite o LBA e selecione Process.

Após o procedimento, faça uma formatação de baixo nível para certificar a ausência de erros e por fim faça uma formatação da MBR. Todos esses procedimentos é com o próprio ES-Tool.

Editado por DuoLEd

Compartilhar este post

Link para o post

iniciei o estool, ele scaneou os controladores sata, selecionei o hd e foi para o menu das opções do estool. Retirei apenas o cabo de energia esperei 30s liguei novamente o cabo, esperei +10s. Fui la e setei lba e selecionei proccess. Aparece o mesmo erro, to setup again repower the drive. apos este erro fiz novamente a mesma coisa, dou enter em process e da o mesmo erro =\.

Compartilhar este post

Link para o post

Na bios nao encontrei nada de AHCI

s7u1c85rkfhqbfzcx8z_thumb.jpg

No EXTENDED IDE só tem AUTO ou NONE

no ACESS MODE só tem AUTO ou LARGE como falei antes.

Algumas screens pra vocês verem como estão as configuracoes na bios:

77634396kh7.th.jpgthpix.gif

0c6kxbs4bzq3wq7me4w_thumb.jpg

83yl7d79v7f2d1euag0_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Estou praticamente perdendo as esperanças já. Coloquei o HD em outra placa-mãe e mesma coisa, nao reconhece o tamanho certo e também o ESTOOL nao da jeito. Uma coisa que vi tambem testando, é que quando deixo na placa-mãe em modo LARGE e desabilito o LBA 48bit eu consigo fazer o processo do SET MAX ADRESS com o tamanho da LBA certo e sem aquela de rancar o cabo de energia e tal. porém, fica com um tamanho de 80e poucos gigas e se tento ir la em LOW FORMAT tako a lba correta e mando processar trava a maquina.

Esse ESTOOL deve ter muito bug pra HDs recentes ja que me parece que ele é de 2002 ai quebra as pernas X|.

Compartilhar este post

Link para o post
Estou praticamente perdendo as esperanças já. Coloquei o HD em outra placa-mãe e mesma coisa, nao reconhece o tamanho certo e também o ESTOOL nao da jeito. Uma coisa que vi tambem testando, é que quando deixo na placa-mãe em modo LARGE e desabilito o LBA 48bit eu consigo fazer o processo do SET MAX ADRESS com o tamanho da LBA certo e sem aquela de rancar o cabo de energia e tal. porém, fica com um tamanho de 80e poucos gigas e se tento ir la em LOW FORMAT tako a lba correta e mando processar trava a maquina.

Esse ESTOOL deve ter muito bug pra HDs recentes ja que me parece que ele é de 2002 ai quebra as pernas X|.

você tem certeza que o XP que você está usando é o SP2? Tem certeza que ele não é daqueles SP1 (beeeeem antigo) modificados e atualizados para SP2? É que ser for um SP1 atualizado para SP2 tá explicado a zica que você está enfrentando, pois a atualização só atualiza os arquivos de instalação e não o programa de instalação, para atualizar o programa de instalação tem que mudar o arquivo de boot do CD também só que ninguém (ou quase ninguém) faz isso. Agora uma coisa é que só os XP SP1 muito antigos tem essa zica com o instlador, pois eu tenho um XP SP1 que reconheceu meu HD de 500Gb na boa.

Bom... a questão do XP ser realmente SP1 ou SP2 vale ser verificada, talvez até trocando de disco, mas não é a única...

Porque você não particiona o seu HD? Cria uma partição de uns 20Gb + ou - e instala o XP nela, deixando todo o resto não particionado, quando o Windows carregar você vai no gerenciador de disco e cria a partição com o tamanho restante (com o windows carregado ele vai reconhecer o tamanho total do disco ignorando a BIOS). você pode usar essa partição maior para instalar os jogos e mudar o caminho da pasta Meus documentos para que ela fique nessa partição. É esse o esquema que uso no meu micro. A vantagem disso é que tem menos problema de desfragmentação na partição aonde está instalado o Windows melhorando a performance do sistema operacional.

Me desculpe a franqueza mas esses discos samsung são uma porcaria, depois que tive um que queimou dentro do prazo de garantia e tive que entrar na justiça para ter meu dinheiro de volta (ganhei a causa... levei para casa o valor do disco e mais um troco de indenização), nunca mais confiei nos HDs samsung... então verifique se o seu HD não veio com defeito, mas se eu fosse você trocava por um Seagate ou Maxtor.

inté+

Compartilhar este post

Link para o post
Creio que nao vai funcionar porque o windows ja é sp2 e nao reconhece
Essa sua frase é muito relativa, você só vai saber se vai resolver ou não, depois que instalar o WinXP e fizer a atualização com o SP2.

Na maioria dos casos, o WinXP não reconhece o tamanho total do HD logo no início da instalação, mas depois que você faz a atualização para SP2 o problema é resolvido, não custa nada tentar.

Bom, taí a minha dica, se quiser seguir beleza e qualquer dúvida, dá uma olhada nesse link:

http://forum.clubedohardware.com.br/hds-mais-137/300915

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Criei o C: com 25gb e deixei o resto sem particionar, instalei o win xp SP2, e la ele reconhece apenas 103gb de espaço nao particionado. SAMSUNG NUNCA MAIS! se fosse um placa-mãe antiga, mas *** P5N-T DELUXE ai é ****, coloquei um Seagate 500gb SATA 2 16mb e reconheceu na hora 500gb la na bios e no sistema operacional. Vou trocar essa ***** X|.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais