Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Resolvido]instalação de cabo flat em disquete


Posts recomendados

sei q disquete é uma coisa que quase não é + usada hj em dia, mas acho q discos de boot e atualizações de BIOS só dá p/ fazer por disquete, acho q já vi algo sobre boot em pendrive, mas...

estou instalndo o drive de isquete (dados), e em um tutorial do site mandam colocar o fio vermelho (o meu é branco) virado p/ a saída de energia.

Já em um outro tutorial, manda achar os números 33 ou 1 2 p/ saber como conectar, colocar o fio branco (vermelho) do lado q aparece 1 2.

fui olhar meu drive de disquete, e o número 34 está próximo a entrada de energia do drive, e só consigo ver o número 2 do outo lado (longe da energia), o q eu faço? coloco o fio branco do cabo virado p/ o lado da energia ou o coloco conectado do lado q vejo o nº 2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom cara, pelo pouco conhecimento que tenho, você deve posicionar o fio do flat que está pintado de vermelho (ou no seu caso se é o único diferente, o branco...) na direção do pino de número "1" do drive. Alguns drives não deixam muito muito claro qual é o dito pino "1", então, dois macetes são:

Primeiro: O pino de número "1" no drive geralmente é o que possui uma solda de formato QUADRADO segurando o pino;

Segundo: Como você viu no outro tutorial, o pino "1" fico na maioria das vezes do lado da entrada de energia, mas isso não que dizer que seja sempre.

Se eu estiver falando besteira, por favor, expliquem o correto xP!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro: O pino de número "1" no drive geralmente é o que possui uma solda de formato QUADRADO segurando o pino;

Então, o seu pouco conhecimento p/ mim é mt ;)

mas esse quadrado aí fica aonde exatamente, porque tá tudo tampado no drive, só consigo ver uma parte da placa de circuitos aonde tem o conector, embaixo disso é tempado c/ capinha de ferro (ou sei lá o do q é feito!)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha você tem que fazer o seguinte:

Na placa mãe você deve achar o pino 1 ou uma esquina com uma marcação mais forte do branco, que tambem é uma maneira de achar o pino 1.

No drive de disquete você tambem deve achar o pino 1 ou uma marcação branca mais forte do lado do encaixe do cabo. Alguns disquetes tem o pino 1 marcado no metal em vez de na placa se guie por ele.

Se o seu cabo flat de 40 vias (que é o cabo do disquete) tiver 2 encaixes você deve usar o que vem depois do fio torcido. Caso você ligue com outro o disquete vai ficar com a luz dele ligada direto. Isso tambem vale para o saso de você inverter o cabo (ligando o pino 1 no 40 e o 40 no 1).

Atenção, na hora de prender ele no gabinete tome cuidado para não aparafuzar ele mais de um lado do que do outro. No inicio vai funcionar mas depois de um tempo ele vai dizer que o disquete ta ruim e vai dizer que não está formatado. Se você tirar do gabinete e ligar ele do lado de fora funciona, ou seja ele tava torto no gabinete. :)

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo menos c/ a Placa-mãe num teve erro...

mas o disquete tá sendo um parto!

eu acho q o cabo é d 34 fios, pelo menos foi isso q eu contei!

como muias pessoas me ajudaram e a coisa tá tão ruim q aprendi um monte de coisa, mas não consegui aplicar nenhuma, fiz assim, conectei o fio branco do lado q tem o nº 2, o 34 ficou do outro lado (lado da entrada e energia!), caso essa entrada do cabo esteja conectado ao contrário, o q acontecerá?

algo pode queimar, a luz fica piscando....sei lá?

_____________________________________________

Desculpe pela damora em responder...

tive alguns problemas e só pude voltar agora...

então, coloquei o fio branco virado para o o lado q eu vi escrito o nº2, a unidade funciona! Felizmente não descobri o que acontece se ligar do lado errado! fica aí o post para o pessoal q possivelmente precise, apezar de disquete ser obsoleto...

obrigada e desculpe pela demora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 12 anos depois...
Em 13/10/2008 às 20:33, White Tigress disse:

Pelo menos c/ a Placa-mãe num teve erro...

mas o disquete tá sendo um parto!

eu acho q o cabo é d 34 fios, pelo menos foi isso q eu contei!

como muias pessoas me ajudaram e a coisa tá tão ruim q aprendi um monte de coisa, mas não consegui aplicar nenhuma, fiz assim, conectei o fio branco do lado q tem o nº 2, o 34 ficou do outro lado (lado da entrada e energia!), caso essa entrada do cabo esteja conectado ao contrário, o q acontecerá?

algo pode queimar, a luz fica piscando....sei lá?

_____________________________________________

Desculpe pela damora em responder...

tive alguns problemas e só pude voltar agora...

então, coloquei o fio branco virado para o o lado q eu vi escrito o nº2, a unidade funciona! Felizmente não descobri o que acontece se ligar do lado errado! fica aí o post para o pessoal q possivelmente precise, apezar de disquete ser obsoleto...

obrigada e desculpe pela demora...

Basicamente, se você conectar do lado errado, (ou seja, com o cabo flat invertido), só vai ficar o ledzinho ligado o tempo todo de forma sólida, o que não é normal, pois, ele deve ficar piscando e só quando começa a ler disquetes.
Mas até onde eu sei, não dá nenhum problema grave, só não vai reconhecer os disquetes, aí é só desligar o PC, colocar do jeito certo e ligar de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 07/10/2021 às 12:30, MS-DOS power shell disse:

pois, ele deve ficar piscando e só quando começa a ler disquetes

Não pera.... na verdade ele não deve ficar necessariamente piscando, em alguns disquetes a luz fica sólida mesmo (por exemplo no meu).

Enfim, o certo é a luz acender SÓ QUANDO VOCÊ COLOCAR UM DISQUETE DENTRO.
Caso coloque errado o cabo, a luz vai ficar ligada o tempo todo, mesmo quando não tiver nenhum disquete dentro do drive.

Mas como eu disse: não dá nenhum problema, ele só não vai funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 13/10/2008 às 14:05, lotuss disse:

Só tem um jeito de encaixar os cabos, portanto vai ser o jeito certo.

O pior é que não, os drives de disquete dava para inverter os cabos, não era sata ainda, e que eu me lembre os cabos de disquete não eram iguais aos de HD. Mas se você ligar invertido o drive não funciona, é só desligar tudo e inverter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...