Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Será problema do nobreak ou da bateria?????


Leandro_980

Posts recomendados

Tudo começo quando montei meu pc novo com uma fonte de 420 w reais, até então pelo q eu lembro estava tudo certo até acabar a força e o nobreak não aguento ligado nem dois segundos... achei estranho pois a bateria dele não é tão velha assim, Fiz alguns testes, troquei a bateria e coloquei ela pra fora do nobreak, achei melhor pois ta escrito na bateria q seu funcionamento tem q ser a 25 ºc estiquei o fio e coloquei ela no chão.

A marca do meu nobreak é net station 600VA com uma bateria de 7AH.

Quando ele carrega a bateria ele fica piscando o led, mas medi a tensão do fio da bateria e ele fica em 13V mesmo sem o led esta piscando indepedente dele estar ligado ou desligado.

Fiz esses testes sem bateria. o estranho ele não tinha q tentar carregar ao saber q a tensão no fio esta a zero (sem bateria)

Quando o led pisca carregando essa tensão vareia até 14,5 V.

coloquei outra bateria nova mas ficou 1 ano guardada, o nobreak não está piscando o led mas ta mandando 13 volts pra ela sera q ele ta carregando?

Tem problema de esticar o fio e deixar a bateria no chão?

para uma configuração de um computador com fonte de 420 w reais q nobreak de quantos VA vocês me recomenda?

Se o Pc estivesse ultrapassando esses 600VA desse nobreak ele iria ligar?

Pois ele está funcionando normal....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo começo quando montei meu pc novo com uma fonte de 420 w reais, até então pelo q eu lembro estava tudo certo até acabar a força e o nobreak não aguento ligado nem dois segundos... achei estranho pois a bateria dele não é tão velha assim, Fiz alguns testes, troquei a bateria e coloquei ela pra fora do nobreak, achei melhor pois ta escrito na bateria q seu funcionamento tem q ser a 25 ºc estiquei o fio e coloquei ela no chão.

A marca do meu nobreak é net station 600VA com uma bateria de 7AH.

Quando ele carrega a bateria ele fica piscando o led, mas medi a tensão do fio da bateria e ele fica em 13V mesmo sem o led esta piscando indepedente dele estar ligado ou desligado.

Fiz esses testes sem bateria. o estranho ele não tinha q tentar carregar ao saber q a tensão no fio esta a zero (sem bateria)

Quando o led pisca carregando essa tensão vareia até 14,5 V.

coloquei outra bateria nova mas ficou 1 ano guardada, o nobreak não está piscando o led mas ta mandando 13 volts pra ela sera q ele ta carregando?

Tem problema de esticar o fio e deixar a bateria no chão?

para uma configuração de um computador com fonte de 420 w reais q nobreak de quantos VA vocês me recomenda?

Se o Pc estivesse ultrapassando esses 600VA desse nobreak ele iria ligar?

Pois ele está funcionando normal....

Sobre a bateria, ela não foi feita pra funcionar em 25 graus, o "25c" que tem na etiqueta dela simplesmente indica a temperatura na qual os seus dados são mais eficazes como liberação de corrente, tensão, etc. Mas de qualquer forma, uma bateria mais fria dura mais tempo que uma mais quente, mas temos que considerar que o fabricante de baterias tem uma tabela com os valores de tensão ideal de recarga de acordo com a temperatura da bateria. Alguns nobreaks mais tops possuem medidor de temperatura e regula a tensão do carregador de acordo com a temperatura, com intuito de ganhar vida util. Pensando assim, o fabricante do nobreak pode definir uma tensão de carga média se baseando na temperatura média interna em torno da bateria, colocar a bateria pra fora pode ter um efeito contrário na vida útil da mesma, mas vai saber realmente... Em PDFs de baterias pra nobreak já vi que a variação de tensão de recarga pra cada faixa de temperatura tem uma diferença bem pequena, mas o suficiente pra se ganhar em vida util e melhor carrga...

Bem, que fonte é essa a sua?

Esse netstation 600VA não fornece mais do que 300Watts, de qualquer forma isso não deve ter muito relação com o PC se desligar logo em seguida.

Baterias paradas por muito tempo costumam estragar. Se a bateria chega num certo nivel de tensão das suas celulas, a bateria entra num modo de degradação chamado de sulfatação. Elas não devem ficar sem receber carga por mais de 1 ano, o ideal é que à cada 6 meses seja recarregadas, se armazenadas num local fresco, se tiverem num local quente, à cada 3 meses, porque dessa forma elas perde carga mais rapidamente. Bem, o nobreak ta segurando o PC agora com essa bateria?

Se você for puxar todos 420W você vai precisar de algo em torno de pelo menos 800VA, mas tudo depende da sua fonte, se tem PFC Ativo ou não, do fator de potencia estimado pelo fabricante do nobreak... por exemplo, esse SMS tem a potencia calculada com FP = 0,5 o que significa que ele é capaz de fornecer de forma ideal no maximo 300W. Se a fonte for de PFC Ativo, isso significa que o FP dela é proximo de 1 ou seja, o valor em Volt/Amperes ou 600VA é melhor aproveitado, então nesse caso a potencia util fornecida pelo nobreak se elevaria pra proximos dos 600Watts.

Dificilmente seu PC puxa mais que 400W, precisa ser um PC bem parrudo pra isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o modelo da fonte do meu pc é ST-420BKV da seventeam atx 2.0, meu pc é um quad core q6600 com placa mãe MSI P35 Neo F, um hd sata 80 gb, hd IDE 40 gb, gravador de DVD IDE, 1 gb de ram, placa de video ATI x1550.

acho q essa bateria q eu tinha guardado zuo, alem do nobreak não esta piscando o led, sua tensão não quer subir dos 4 volts, vou tentar carregar num carregador de bateria de carro parrudo q tenho aqui ou vai ou racha....

Mas a questão é, o problema do nobreak não esta aguentando é da bateria ou é porque o pc está ultrapassando o consumo? Ou será problema do próprio nobreak q não esta carregando direito?

E outra coisa no nobreak eu to ligando o pc e o monitor crt 15 polegadas, sei q esse monitor consome mais do q um de lcd mas antigamente o nobreak aguentava bem chegava a 20 minutos de autonomia mas com o pc novo caiu pra 5 segundos no máximo huahahuahu mas fazia tempo q o nobreak não entrava em modo de bateria então tb pode ser conhecidencia a bateria ter zuado junto com o pc novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
o modelo da fonte do meu pc é ST-420BKV da seventeam atx 2.0, meu pc é um quad core q6600 com placa mãe MSI P35 Neo F, um hd sata 80 gb, hd IDE 40 gb, gravador de DVD IDE, 1 gb de ram, placa de video ATI x1550.

acho q essa bateria q eu tinha guardado zuo, alem do nobreak não esta piscando o led, sua tensão não quer subir dos 4 volts, vou tentar carregar num carregador de bateria de carro parrudo q tenho aqui ou vai ou racha....

Mas a questão é, o problema do nobreak não esta aguentando é da bateria ou é porque o pc está ultrapassando o consumo? Ou será problema do próprio nobreak q não esta carregando direito?

E outra coisa no nobreak eu to ligando o pc e o monitor crt 15 polegadas, sei q esse monitor consome mais do q um de lcd mas antigamente o nobreak aguentava bem chegava a 20 minutos de autonomia mas com o pc novo caiu pra 5 segundos no máximo huahahuahu mas fazia tempo q o nobreak não entrava em modo de bateria então tb pode ser conhecidencia a bateria ter zuado junto com o pc novo.

Ai tens uma série de compras erradas;

Fonte de baixa eficiência: n = 65%

Fonte sem PFC ativo: FP = 60%

Monitor CRT Potência = 60 Watts

Dois HD's quando poderia ser um somente

PC demandando cerca de 230 watts

Veja lá o cálculo..

Por causa da baixa eficiência da fonte Demanda = 230/0,65 = 353 Watts

Somatório da CPU + monitor = 353 + 60 = 413 Watts

Por causa do baixo fator de potência: 413 / 0,60 = 690 VA, acima da capacidade de seu no-break...

Ou seja, no pico do pico sua config demanda mais do que o no-break pode ofertar.

Qual seria a compra correta, do ponto de vista energético..

Fonte com PFC ativo FP=0,98

Fonte com eficiência alta n=80%

Monitor LCD, potência = 40 Watts

Cálculo da demanda;

230 Watts / 0,80 = 288 Watts

Somando Monitor = 288 + 40 = 328

Influência do PFC ativo 328/0,98 = 334 VA seria a necessidade total de suprimento de energia do no-break..

Economizar é comprar bem...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O faller colocou o pico de consumo da sua máquina Leandro, mas apesar do nobreak não dar conta de tudo em caso você use tudo no maximo, ele ainda pode aguenta num uso real.

Meu exemplo, tenho uma fonte 460W, monitor LCD 20" entre outras coisas, impressora, AP, HUB e o consumo não passa de 200W, num uso real e meu nobreak é um APC 600VA, valor esse mostrado pelo software do nobreak. O nobreak tem FP = 0.6 o que indica que fornece 360W.

Dificilmente eu to usando tudo ao mesmo tempo, pra falar a verdade nunca to usando tudo ao mesmo tempo e no maximo e creio q seja o mesmo pra você.

Pra saber o porque de a bateria nao ta aguentando, so botando uma bateria nova ai ou uma usada sabidamente boa. Essa ai que nao sobe alem de 4 volts, ja era cara.

Qual a tensão de recarga quando você liga a bateria que tava antes nele? Tem que ficar por volta de 14volts, em flutuação fica na casa dos 13volts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai tens uma série de compras erradas;

Fonte de baixa eficiência: n = 65%

Fonte sem PFC ativo: FP = 60%

Monitor CRT Potência = 60 Watts

Dois HD's quando poderia ser um somente

PC demandando cerca de 230 watts

Veja lá o cálculo..

Por causa da baixa eficiência da fonte Demanda = 230/0,65 = 353 Watts

Somatório da CPU + monitor = 353 + 60 = 413 Watts

Por causa do baixo fator de potência: 413 / 0,60 = 690 VA, acima da capacidade de seu no-break...

Ou seja, no pico do pico sua config demanda mais do que o no-break pode ofertar.

Qual seria a compra correta, do ponto de vista energético..

Fonte com PFC ativo FP=0,98

Fonte com eficiência alta n=80%

Monitor LCD, potência = 40 Watts

Cálculo da demanda;

230 Watts / 0,80 = 288 Watts

Somando Monitor = 288 + 40 = 328

Influência do PFC ativo 328/0,98 = 334 VA seria a necessidade total de suprimento de energia do no-break..

Economizar é comprar bem...

Abraço...

Compras erradas não pois o nobreak eu ja tinha bem antes de ter esse pc novo a 3 anos atras eu nem sonhava em ter um Quad Core.

O HD eu tenho dois pois um eu ganhei (80gb) e o outro eu tirei do pc velho pra da uma ajudada.

A fonte comprei essa pois gostei dos testes q o Clube do Hardware realizou e tb gostei do preço dela.... Se unir custo e beneficio. e outra quis investir tudo primeiro no principal processador e placa mãe o resto a ideia é comprar devadar e afinal um quad core não fica desatualizado de uma hora pra outra, mas vou v se compro outra bateria, 40 conto mas faze o que....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, essa fonte é de concepção antiga, apesar de ter 420W. O problema é que os 420W tão mal distribuidos pra demanda atual. A maior parte da corrente está voltada à sua linha 5V, linha essa pouco utilizada pelas configurações atuais. A linha 12V, a mais demandada hj, é sub-dimensionada nessa fonte.

A eficiência dela é baixissima tb, ou seja, pra fornecer qualquer potencia, ela gasta até 35% a mais do fornecido. Fontes modernas possuem além de PFC Ativo, um recurso muito bem vindo, por gerar menos distorção e perdas na rede elétrica, elas são 80%+ eficientes.

A Seventeam BKV foi uma fonte boa pro seu tempo, lá pelo idos 2003/2004, hj é uma fonte ultrapassada, pouco eficiente, esquenta muito, ruidosa quando fornecendo muita potencia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Compras erradas não pois o nobreak eu ja tinha bem antes de ter esse pc novo a 3 anos atras eu nem sonhava em ter um Quad Core.

O HD eu tenho dois pois um eu ganhei (80gb) e o outro eu tirei do pc velho pra da uma ajudada.

A fonte comprei essa pois gostei dos testes q o Clube do Hardware realizou e tb gostei do preço dela.... Se unir custo e beneficio. e outra quis investir tudo primeiro no principal processador e placa mãe o resto a ideia é comprar devadar e afinal um quad core não fica desatualizado de uma hora pra outra, mas vou v se compro outra bateria, 40 conto mas faze o que....

Você não entendeu e nem tampouco foi crítica e sim uma orientação..

- Justo por você ter um no-break deveria ter melhor escolhido o restante da config para bem aproveitar do mesmo...

- Dois HD's quase chegam a gastar o dobro de um somente. Um HD de 20 Giga consome igual a um HD de 750 Giga. As pessoas tem, eu também tinha, um costume de ir reaproveitando, up-após-up, as peças vindas do PC antigo e muitas vezes se veem com dois ou três HD's driver's de floppy etc.. É a mania do reaproveitamento que tem um custo, que é o custo de energia e o custo de fonte...

- Ótimo que você tenha gostado da fonte, mas isso não faz dela uma fonte melhor, ela continuará sendo uma fonte de linha de entrada, de baixa eficiência, se comparada com modernas fontes que chegam a alcançar 85% de eficiência...

Disse compra mal feita no sentido de te alertar que essa compra pode ter te levado a uma exigência de um no-break que tenha que fornecer a sua config uma potência de 690 VA, quando você já tinha um no-break de 600 VA.

Uma compra bem feita de uma fonte boa, de alta eficiência, com PFC ativo faria com que seu no-break tivesse que fornecer tão somente uma potência de 334 VA, o que seu no-break de 600 VA faria com um pé nas costas..

Essa minha dica serve para mostrar o quanto é importante se pensar na eficiência, na correção do fator de potência das fontes na hora da compra das mesmas, principalmente quando se tem algum elemento antes da fonte seja ele um estabilizador, um módulo isolador ou um no-break. Tanto mais eficiente a fonte menor a potência que o no-break terá que ofertar, por exemplo, mais barato será ele, compensando plenamente uma possível economia na compra da fonte.

Imagina a diferença de preço desse no-break de 600 VA para algum de 1000 VA para bem poder atender a tua config. E não é só isso, para atender a mesma sabendo que essa energia a maior que terá que fornecer será colocada fora sob a forma de calor..

Pense nisso e me desculpe se fiz passar a ideia de crítica a sua pessoa por ter comprado o que comprou.

Não estou lhe criticando, estou criticando a má escolha, o mau dimensionamentro da compra, e não a compra em si, afinal o dinheiro é seu e se pensaste em estar poupando comprando daquele modo, saiba que não é verdade, num horizonte longo, pois com baixa eficiência na fonte se continua a pagar a mesma ao longo de seu uso, sob a forma de calor, energia colocada no lixo, mas que se tem que pagar e também pelo fato de que hoje teu no-break já não mais ajuda de modo eficiente a tua config, pela baixa eficiência da fonte e pelo fato dela não ter correção do fator de potência..

Economizar é comprar bem..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller.. só não consegui entender uma coisa...

É o seguinte, meu pc tem uma fonte Satellite SL-8600EPS 600W com eficiência de 80% e PFC ativo.

Então decidi comprar um Nobreak. E só o PC irá ficar ligado nele.

Então fiz os cálculos baseados a luz de sua teoria.

600W Eficiência 80% PFC ativo

600/0.8=(750W) Potência útil

750/0.96=(782VA) Potência Aparente.

Então, surgiu outro problema. O FP do Nobreak.

Quando fui comprar o Nobreak vi que a maioria tinha FP=0,7

Então se preciso de uma aparente de 782VA, um Nobreak de 800VA serviria..

Mas na verdade o Nobreak oferta uma Potência útil de 560W(800x0,7)

Então ele supre a aparente, mas não supre a útil.

E meu dilema é que neste caso nem uma fonte de 1000VA serviria pensando assim, pois teria uma potência útil de 700W(1000x0,7), e eu preciso de 750W...

Ou seja, este pensamento está correto? Deve-se suprir a potência aparente e a útil??

PS: Meu pc atual não é o da assinatura =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem toquei a bateria coloquei uma novinha de 7ah e agora ta durando 3 minutos ligados huahauhau, mas ta bom ja da pra salvar os arquivos e deligar ja fiz até um test de tempo... Futuramente e ja tava com a ideia de trocar a fonte pois quero comprar a placa de video ati hd4850, por isso acabei comprando essa pra não gastar muito dinhero agora, e tb vou acaba investindo em um nobreak mais forte mas por enquanto 3 minutos ta bom huahua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...