Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumentar de 12 para 13V


Plateu

Posts recomendados

  • Membro VIP

Não da pra subir a tensão apenas com um LM317. Primeiro tem que dobrar pra depois regular.

Aconselho você dobrar e regular com um LM78L12 ou até mesmo um zener de 12V, já que é só pra programar PIC e deve ser baixa corrente.

http://www.aaroncake.net/circuits/6-12conv.asp

Não tenho o esquema agora, mas daria pra fazer com um 555 + 2 capacitores e 2 diodor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vai no site la e coloca do jeito q descrevi ai em baixo q c vai ver q vai dar 12,61v... Pelo q andei lendo na net isso é possivel porque a tensão aumenta e a corrente cai...mantendo a potencia. vou tentar no circuito... se der certo eu posto aqui...

Coloquei um resistor de 1K + 0,1k em R1 e um de 10k em R2... deu inte bunitin...

Então a entrada não é só 12V. Pra sair 13 tem que ter pelo menos 14,5V no pino 3 do LM317 desse circuito (se for este mesmo que montou). De onde veio o 1,5V a mais na saída????

317_basic.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não seja teimoso... não se fabrica tensão do nada!

Consulte o datasheet e verá que é impossível fazer isto só com este circuito, a não ser que faça chaveamento de indutor na saída.

você só colocou os valores dos resistores mas não considerou que a tensão de entrada tem que ser pelo menos 3V maior que a tensão que se deseja na saída.

Agora, se quer perder tempo , fique a vontade.

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet2/a/0s922lq6p7gwsc2hhzx6z4e3pl3y.pdf

lm317-vi-vo.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Plateu siga o conselho do soschip pois ele tem razão.

Inclusive, lá no site que você citou diz o seguinte:

(Due to voltage losses in the LM317 regulator chip, the input voltage should be at least 2V more than the required output voltage.)

Portanto a entrada deve ter pelo menos 2v a mais na entrada, ou seja, para os teus 13VDC tem que ter pelo menos 15VDC.

Agora se teus 12VDC for de uma fonte regulada, quem sabe ela tenha mais antes da regulagem e quem sabe seja 15VDC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

vou filmar pra vocês verem...quando eu ligo o eliminador de pilhas direto no multimetro, ele marca la 13,08v...(quando eu ligo algo nele, cai logo pra 11,98v) dps dessas gambiarrada toda sai 12,92~13,02v... será q o LM ta conseguindo estabilizar os 13,08v? Liguei o gravador de PIC e consegui transmitir os dados via ICPROG sem maiores problemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Editado pela Moderação....

Agora sobre o assunto: Pelo que vi, o eliminador de pilhas de 12v(robei o do carregador do telefone :D) fornece na entrada uma tensão maior que 12v mesmo(entre 13 +-0,1v) Provavelmente dps das "esquematicas" o LM consegue estabilizar a tensão de entrada sem ter muito o q fazer. valeu ai aos que postaram contrutivamente. valeu ai soschip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meça a saida AC logo depois do trafo. Vais ver que ela não é 12V e sim mais. Também meça a tensão logo apos a ponte de diodos (antes do regulador). voce vai ver que também não é 12V. Você não tirou 1V no alem. Você apenas mudou a conf do circuito e aproveitou melhor a saida do trafo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Provavelmente foi isso mesmo que aconteceu, edu... o legal é q o gravador do pic ta funfando que é uma beleza. você saberia me dizer como eu faria se os 12v fossem alternados? Me falaram que se fosse AC er amto + fácil do q DC e tal. valeu ai,fera.

Meça a saida AC logo depois do trafo. Vais ver que ela não é 12V e sim mais. Também meça a tensão logo apos a ponte de diodos (antes do regulador). voce vai ver que também não é 12V. Você não tirou 1V no alem. Você apenas mudou a conf do circuito e aproveitou melhor a saida do trafo!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um dos professores que dao aula de calculo pra mim la no CEFET-MG é eng eletricista e ele me sugeriu descolar esses 13v a partir de AC... dps retificando passando pra continuo... só q nisso me veio a cabeça ter q enrolar bobina :mellow: ai ja viu, né? Como o gravador ta rodando blzuras... só tenho a agradecer a galera ai. valeu ai!!!

Não sei o que exatamente você esta falando. Mas se é sobre conversão de tensões, sim. Transformar tenções AC é bem mais fácil que DC, pois pode ser feito tudo apenas por um trafo. Quanto ao gravador, creio que ele funcione apenas com DC certo?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!