Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Luan_SC

Silício negro é criado

Recommended Posts

891767-6847-it2.jpg

Com a descoberta acidental do chamado "silício negro", físicos de Harvard podem ter mudado para sempre as indústrias de fotografia digital, energia solar e visão noturna. Daí você pergunta: "que raios é silício negro"? Bom, é exatamente isto que parece. Silício. Negro. O que importa é o que este novo material revolucionário faz, começando pela sensibilidade à luz.

Os primeiros testes mostram que o silício negro é 100 a 500 vezes mais sensível à luz do que uma bolacha de silício tradicional. Para criar o silício especial, o físico Eric Mazur, de Harvard, emitiu um feixe superpoderoso de laser sobre uma bolacha de silício.

A potência do laser por alguns instantes iguala toda a energia produzida pelo Sol sobre toda a superfície da Terra em determinado momento. Para dar um saborzinho ao experimento, ele também aplicou hexafluoreto de enxofre, um gás usado pela indústria de semicondutores para fazer marcações no silício para os circuitos. É sério, não tinha o menor motivo pra fazer isso, ele só fez por diversão e para obter mais recursos para um antigo projeto.

"Fiquei cansado dos metais e estava achando que a fonte de recursos do Exército secaria", disse ele. "Eu inseri o novo direcionamento do projeto em uma proposta de pesquisa sem pensar muito sobre o assunto - só escrevi, nem sei o porquê", confessou.

O novo experimento tornou o silício todo escuro ao olho nu. No entanto, sob um microscópio eletrônico, o reflexo escuro revelou que na verdade são milhares ou mesmo milhões de minúsculas pontas. Como dissemos acima, estas pontas tinham um efeito surpreendente na sensibilidade à luz da bolacha.

Mazur disse que o material também absorve mais ou menos metade da luz visível que o silício tradicional e é capaz de detectar luz infravermelha, que é invisível aos atuais detectores de silício.

E não há nenhuma mudança no processo de manufatura, disse Mazur, portanto as fábricas atuais de semicondutores podem criar silício negro sem muito esforço adicional ou - o que é mais importante - investimento de dinheiro.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3254167-EI4799,00-Silicio+negro+pode+mudar+fotografia+digital+e+visao+noturna.html

Editado por Evandro
erro de digitação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante !

Mas o queteria mudado a estrutura do silício, o enxofre, o flúor ou os dois ?

Eu vi esta notícia no dailytech mas a resposta deve aparecer só no artigo científico original.

Tá parecendo a descoberta da penicilina isso, interessante, valeu por trazer pra cá !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A potência do laser por alguns instantes iguala toda a energia produzida pelo Sol sobre toda a superfície da Terra em determinado momento.

Isso é que é potência! É impressionante tudo que os físicos, ou melhor, cientistas em geral estão descobrindo e transformando. Eu não imagino ou nem quero imaginar o resultado final do LHC. Será que a mente humana tem limite?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×