Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Silvaniodc

Resfriar chipset Striker II formula

Recommended Posts

Pessoal como posso resfriar melhor os chipsets da minha placa?

striker_ii_formula.jpg

Conforme a foto são estes no rumo do PCI-E 3 de cor branca. E o dissipador escrito Asus e logo abaixo dele de o de cor amarela. No momento minha 8800GT esta no PCI-e 1.

Como tenho um Gemin II os que ficam ao redor do processador estão bem resfriados.

Meu PC esta na conf. da assinatura.

Editado por SilvanioDC
colocando imagem

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

voce vai ter de comprar um bom cooler de processador que ventile bem os dissipadores em volta dela, como o maxorb, geminii, big typhoon vx, e colocar na lateral do seu gabinete, bem me cima do cooler do processador, um fan de 120mm com pelo menos 90cfm, ligado ao cooler processador com duto... leia mais em:

http://forum.clubedohardware.com.br/melhor-gabinete-menor/551684

Compartilhar este post

Link para o post

Legal o tópico.

So pra ter uma ideia estou com este gabinete:

Elite%20331.jpg

O bom e que a Frente e uma grade e vem com um Fan de 120mm para retirar ar quente.

E estou com um Master Gemini II com dois fans de 120mm pra resfriar a CPU e ao redor conforme foto abaixo "foto exemplo", os fan que tenho sao de segunda mão.

g_00033436_002.jpg

E Bah não sou fresco mas pretendo por um acrílico na tampa lateral. Eu mesmo vou colocar, acho que dou conta.

Mas a parada são os dissipadores debaixo, neles nao chega pois estão embaixo da VGA.

Quando tiver claro tiro a foto do meu gabinete.

Compartilhar este post

Link para o post

Pow pistolão... infelizmente o maxorb não gela os chipsets satisfatoriamente nessa mobo...

a minha aqui tá batendo 69ºC...

ou silvanio... o que eu to qurendo fazer aqui é comprar 2 mini coolers de 40mm e colocá-los diretamente sobre os dissipadores... no e-armazem vende um bacana com rolamento ballbearing... uma outra coisa a se fazer é tirar os dissipadores, limpar a meleca térmica que vem neles e colocar uma AS ceramique... pelo que eu andei pesquisando a temperatura dos chipsets dessa mobo é uma característica típica... e todos que trocaram o grude térmico tiveram resultados que variaram de 15ºC a 5ºC (sendo que o pessoal que baixou em 10º - 15º foi porque além da troca, tmb colocaram um fan em cima...

a única coisa que me deixa mais tranquilo é que de FSB 1333 para 1800 a temperatura só subiu 5ºC aqui... então ela não tá nem perto dos 90ºC que desliga o pc automaticamente...

mas mesmo assim eu ficaria bem mais sossegado sabendo que meu chipset está a 50 e poucos graus...

Compartilhar este post

Link para o post

O sistema fala que o chipset esta a 51° apesar que moro em Uberaba MG e esta a uns 33° de fora e meu quarto ta bem mais aff. Ta **** este calor de hoje.

E com a configuração da assinatura.

CPU a 49° mas com Fan ruim e pasta termica comum.

Compartilhar este post

Link para o post

51ºC na ponte norte?

dá uma olhada lá na Bios, porque essa temperatura de 50 e poucos graus é comum para a ponte sul dessa mobo... a ponte norte fica sempre acima dos 60º, pelo que eu já andei vendo na internet...

lá na bios tem as temperaturas individuais...

Compartilhar este post

Link para o post

Olhei

NB 78°

SB 62°

Isso e normal?

Compartilhar este post

Link para o post

TAPOHA!

não fí... isso não é normal...

bom, a placa mãe vai desligar se chegar em 90ºC... mas 90 é o limite antes de queimar... não é nada bom ela trabalhar 24/7 com essas temperaturas...

sugiro você medir essas temperaturas sem o overclock para ver se altera muito...

cara as minhas aqui estão a 69ºC na NB e 55º na SB... o que já é quente... mas sem o over elas ficam em 65º na NB e 51ºC na SB... o que ainda é muito quente...

o ideal para uma ponte norte é abaixo dos 50ºC mas nessa mobo eu nem me iludo... se eu conseguir baixar para 55ºC com o OC eu já vou ficar bem mais tranquilo....

Compartilhar este post

Link para o post
Pow pistolão... infelizmente o maxorb não gela os chipsets satisfatoriamente nessa mobo...

a minha aqui tá batendo 69ºC...

ou silvanio... o que eu to qurendo fazer aqui é comprar 2 mini coolers de 40mm e colocá-los diretamente sobre os dissipadores... no e-armazem vende um bacana com rolamento ballbearing... uma outra coisa a se fazer é tirar os dissipadores, limpar a meleca térmica que vem neles e colocar uma AS ceramique... pelo que eu andei pesquisando a temperatura dos chipsets dessa mobo é uma característica típica... e todos que trocaram o grude térmico tiveram resultados que variaram de 15ºC a 5ºC (sendo que o pessoal que baixou em 10º - 15º foi porque além da troca, tmb colocaram um fan em cima...

a única coisa que me deixa mais tranquilo é que de FSB 1333 para 1800 a temperatura só subiu 5ºC aqui... então ela não tá nem perto dos 90ºC que desliga o pc automaticamente...

mas mesmo assim eu ficaria bem mais sossegado sabendo que meu chipset está a 50 e poucos graus...

é ruim de num refrigerar, voce ño mínimo não pos um fan de 120mm 70cfm na lateral do seu gabinete em cima do cooler com duto isolando o ar entre ele maxorb... aposto 10 pilas que não, ai fio voce pode por o maxorb ultra duper ex marvelous que ele vai chupar o ar quente que sai dele devolta super aquecendo todo seu sistema, coisa que o duto não deixa fazer e o fan de 120mm 70cfm vai ter pressão para que o ar que saia dele saia com velocidade o suficiente para ventilar seus dissipadores

Compartilhar este post

Link para o post

então... a temperatura dentro do meu gabinete é de cerca de 30ºC...

mas mesmo assim você leva os 10 pilas... não tem nenhum duto em cima do orb... :D

eu e um amigo meu começamos a pesquisar mais a fundo as pastilhas peltier...

ainda não foi colocado dentro do PC cabuloso... mas os resultados são surpreendentes... montamos um pentium 4 HT para fazer os testes... e já conseguimos uma temperatura de 15º C dentro do gabinete usando um cooler master vortex para gelar o lado quente da pastilha de 100W e um cooler box para dissipar o lado frio bem em cima do cooler do processador... como brasília é um deserto, não houve condensação... a umidade relativa do ar aqui é de 65% na época de chuva... :D

o próximo teste vai ser colocar o maxorb para gelar o lado quente da pastilha e comparar os resultados...

até o momento nós testamos 2 modos, com um cooler box gelando o lado quente, o que nos deu uma temperatura dentro do gabinete de 26 ºC (nada mal para um gabinete todo lacrado) e 15º usando o CM vortex (um cooler bem ruinzinho... mas bem melhor que o box) acredito que com o orb essa temperatura deva ser abaixo dos 10ºC...

cara... acredito fortemente que isso vai nos dar excelentes resultados dentro de alguns meses... é só o que eu quero... 15ºC dentro do meu gabinete... isso vai gelar tudo lá dentro... :D

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a pasta termica que posso usar aqui? No CPU e nos dissipadores?

Que me diz da OCZ Freeze?!

Editado por SilvanioDC

Compartilhar este post

Link para o post

ocz é uma das melhores, e no Brazil é melhor opção, voce pode usar ela no nb sb vga e processador, só não pode usar nos mosfets.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok então posso usar a OCZ Freeze no CPU, chipset e VGA.

Uma duvida que tento e sobre as pastas de prata, são mesmo melhores e a OCZ Freeze tem qual base? Li uns foruns mas não tinha nada muito concreto.

Pois vou colocar na minha mobo. Preciso trocar a pasta atual.

De um exemplo ou foto dos Mosfets.

Compartilhar este post

Link para o post

e essa OCZ ULTRA 5+ e bem mais cara mas a diferença entre ela e a OCZ Freeze grande mesmo? Compensa essa ULTRA?

Compartilhar este post

Link para o post

Ola amigos. Quanto ao chipset das Srtiker II Formula, a melhor solução ainda está nos water coolers. Um bom block colocado na ponte norte pode controlar muito bem a temperatura. Estou importando um desses Waterbocks da EK (http://www.sidewindercomputers.com/ekwaeksac.html) e vou postar os resultados assim que instalá-lo. Estou rodando com FSB de 1400 com temps de 64graus C, mas às custas de um cooler 80mm instalado sobre o NB (gambiarra mesmo :) ). Espero melhorar muito a capacidade de over dessa MB com a refrigeração líquida. Estava usando um Zalman FS-66 Fatality na CPU que funcionava muito bem, mas inadequado para o overclock do Q6600 que estava instalado, com temps na base de 55graus em carga máxima usando Artic silver 5 como interface térmica. Minha solução foi recorrer ao Water cooler com block Apogee GTZ extreme. Deixa as temps em 34graus no máximo. :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Ola amigos. Quanto ao chipset das Srtiker II Formula, a melhor solução ainda está nos water coolers. Um bom block colocado na ponte norte pode controlar muito bem a temperatura. Estou importando um desses Waterbocks da EK (http://www.sidewindercomputers.com/ekwaeksac.html) e vou postar os resultados assim que instalá-lo. Estou rodando com FSB de 1400 com temps de 64graus C, mas às custas de um cooler 80mm instalado sobre o NB (gambiarra mesmo :) ). Espero melhorar muito a capacidade de over dessa MB com a refrigeração líquida. Estava usando um Zalman FS-66 Fatality na CPU que funcionava muito bem, mas inadequado para o overclock do Q6600 que estava instalado, com temps na base de 55graus em carga máxima usando Artic silver 5 como interface térmica. Minha solução foi recorrer ao Water cooler com block Apogee GTZ extreme. Deixa as temps em 34graus no máximo. :-BEER

E uma boa esta sua opção, mas estou com orçamento meio apertado pra investir neste tipo de refriamento rsss:D

Mas estou curioso pra ver seus resultados. Se tiver alguma solução mais barata aceito rs.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha só ... eu tbém tenho o Gemini II c/ dois fans CMaster de 12". Eu comprei dois coolers para chipset da akasa (ak-210) de R$18,00 cada, desparafusei-os do dissipador e fixei-os no NB e no SB com "papel-cola dupla face", recortado para deixar a ventoinha livre.

Após jogar far cry 2 (+/- duas horas de jogo), o setup aponta temperaturas entre 28 e 40 graus (cpu e mb) e entre 50 e 60 graus (nb e sb).

Talvez a solução te ajude.

Editado por exjure
português

Compartilhar este post

Link para o post

Seria legal uma foto de como ficou, não consigo entender bem a pratica que você adotou.

E possivel?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, eu estou com uma Asus Rampage Formula, até assustei vendo o tópico aqui... meu NB fica aos 49 e o SB a 48/47 em média... meu gabinete é um chieftec bem ventilado... 1 fan 120mm removendo ar, 3 92mm jogando ar pra dentro e 1 de 80 na 2 baias frontal... 1 cooler box processador... 1 cooler nos pipes (original da asus) ...

o CPU fica em média 48/50 graus... MB 38/40 e GPU ( =/ ) 80 83 º (o cooler da GPU vem com fixação do uso em 22% ai tem q alterar no Catalyst ai cai la pros 55º) isso tudo em Iddle, ai ja to pensando em por + 2 coolers 92 MM pra jogar ar em cima do cooler do proc, e outro em cima da VGA.

Compartilhar este post

Link para o post
Seria legal uma foto de como ficou, não consigo entender bem a pratica que você adotou.

E possivel?

Amanhã (segunda, 08/12) posto fotografias.

Compartilhar este post

Link para o post

Conforme prometido, seguem as fotografias.

www.flickr.com/photos/protossintese/3092942877/ http://www.flickr.com/photos/protossintese/3092942869 http://www.flickr.com/photos/protossintese/3092942897/ http://www.flickr.com/photos/protossintese/3092942893/ http://www.flickr.com/photos/protossintese/3092942885/

Optei pelo Akasa na saída pois ele é 2/3 menos potente que os coolermaster, que usei na entrada e no gemini II.

Editado por exjure

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais