Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
tiagoperroni

[Resolvido] Overclock Maximo em E2180 2.0

Recommended Posts

Ola amigos, o meu processador é um dual core E2180 2.0 onde fiz um overclock de 20% nele sendo que agora esta um 2.4 e estavel realizei varios testes de tortura a temperatura no teste chega a no maximo 56 graus, eu procurei por varios topicos no forum mas nenhum esclarecedor, a minha memoria trabalha em modo sincrono ou seja ela aumenta a fraquencia junto com a do processador tenho 2 x 1gb uma de 667mhz e 800mhz. Minha duvida é a seguinte quando eu aumento o a fraquencia do processador para 2.5 e reinicio ele volta aos 2.0 e sei que nao é a memoria que o esta limitando pois mesmo baixando o mutiplicador ele nao vai a 2.5 então é o proprio processador gostaria de saber se eu aumentar a tensão do processador ele chegaria aos 2.5 ou mais sendo que elas estão configuradas como normais?

ja tentei o seguinte:

- diminui a temporizaçao da memoria

- coloquei o pci em 100mhz

- aumentei a tensão

- ja diminui o multiplicador

- aumentei a temporizaçao das memorias

e nada resolveu

Meus cumprimentos e desde ja agradeço!!

Editado por Ribeiro

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilhar este post

Link para o post

-Seu problema parece estar justamente nas memórias.

-Seu sistema está trabalhando em Dual Channel com dois módulos de frequências diferentes 667 e 800, isso até que não tem problema, o problema é sua memória de 667 que está overclocada para 800 e isso pode ser seu calcanhar de Aquiles.

-Teste assim: Tire o módulo de 667, ficando somente com o de 800 e tente chegar em 2.5GHz. Se não conseguir, poste novamente que nós mudamos algumas outras configurações para tentar chegar em 2.5GHz.

-Antes de tudo diga qual é sua fonte de alimentação; tem como você postar uma foto do rótulo que está nela?

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post
-Seu problema parece estar justamente nas memórias.

-Seu sistema está trabalhando em Dual Channel com dois módulos de frequências diferentes 667 e 800, isso até que não tem problema, o problema é sua memória de 667 que está overclocada para 800 e isso pode ser seu calcanhar de Aquiles.

-Teste assim: Tire o módulo de 667, ficando somente com o de 800 e tente chegar em 2.5GHz. Se não conseguir, poste novamente que nós mudamos algumas outras configurações para tentar chegar em 2.5GHz.

-Antes de tudo diga qual é sua fonte de alimentação; tem como você postar uma foto do rótulo que está nela?

Boa sorte.

Poxa amigo obrigado por responder, então, a fonte de alimentaçao é uma speed 450w, tenho ligado nela um fan exaustor a mais que nem esta sendo utilizado ou seja se eu desliga-lo terei uma folguinha na fonte.

Nao estou em casa agora mas assim que chegar vou fazer isso tirar a memoria de 667mhz pra ve se consigo, mas consideremos que de certo ao tirar a memoria de 667, teria como eu fazer esse over com as duas memorias posteriormente??

obrigado novamente!!

EDIT:

So mais uma coisa, quanto a tirar a memoria de 667mhz, porque eu realmente com fbs a 240 aa memorias estão a 799mhz mas eu diminui o mutiplicador que era 3.33 pra 2.6 sendo assim caiu a frequencia da memoria tem alguma coisa a ver, ou tirar a memoria vai realmente ser diferente?

obrigado!

Thiago amigão evite postar seguidamente, procure sempre usar o botão editar, o bicho não morde não hehe.

Editado por Ribeiro

Compartilhar este post

Link para o post

-Eu não conheço essa fonte colega e não achei algo que fosse relevante sobre ela na NET.

-Fonte de alimentação é algo muito sério. Overclock pode parecer inofensivo porque a gente não consegue visualizar, fisicamente, o que acontece quando um sistema é overclocado, mas, temos ideia, por isso, uma boa fonte nunca é exigir muito, principalmente quando estamos dando dicas para um usuário usar seu computador como laboratório de pesquisa.

-Você algum material a respeito dessa Speed450?

-Quanto ao over com as duas memórias EU ACHO que vai ser complicado...

-Vamos ver essa questão da fonte, primeiro, depois a gente vê o que pode ser feito em relação as memórias.

-Essa mudança no divisor sua memória ficou com qual frequência?

-Quando os dois módulos estavam trabalhando em 800MHz estavam estáveis?

-Com um único módulo é mais fácil de achar a tolerância de over em um conjunto, primeiro acha o poder de over do processador e placa mãe, depois e que mexe com as memórias.

-A frequência da memória é ajustável para menos e para mais por isso se relaxa bem as memórias para achar o poder de over do processador e só depois é que ajusta a memória...

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post
-Eu não conheço essa fonte colega e não achei algo que fosse relevante sobre ela na NET.

-Fonte de alimentação é algo muito sério. Overclock pode parecer inofensivo porque a gente não consegue visualizar, fisicamente, o que acontece quando um sistema é overclocado, mas, temos ideia, por isso, uma boa fonte nunca é exigir muito, principalmente quando estamos dando dicas para um usuário usar seu computador como laboratório de pesquisa.

-Quanto ao over com as duas memórias EU ACHO que vai ser complicado...

-Vamos ver essa questão da fonte, primeiro, depois a gente vê o que pode ser feito em relação as memórias.

-Essa mudança no divisor sua memória ficou com qual frequência?

-Quando os dois módulos estavam trabalhando em 800MHz estavam estáveis?

-Com um único módulo é mais fácil de achar a tolerância de over em um conjunto, primeiro acha o poder de over do processador e placa mãe, depois e que mexe com as memórias.

-A frequência da memória é ajustável para menos e para mais por isso se relaxa bem as memórias para achar o poder de over do processador e só depois é que ajusta a memória...

Boa sorte.

Desculpe a mancada ai do post foi mal.

agora:

Fonte de alimentação é algo muito sério. Overclock pode parecer inofensivo porque a gente não consegue visualizar, fisicamente, o que acontece quando um sistema é overclocado, mas, temos ideia, por isso, uma boa fonte nunca é exigir muito, principalmente quando estamos dando dicas para um usuário usar seu computador como laboratório de pesquisa.

r: então como te falei tenho uma fan ligada sem presisar e tirando ela acho que da uma folga no pc pra aguenta mais um overzinho vou procura sobre essa fonte e edito a mensagem!

então irmão a foto da fonte é essa:

http://www.jectecnologia.com.br/jc/index.php?option=com_content&task=view&id=62

de uma olhada nisso o cara retrata uma fonte igual a minha

http://www.guiadohardware.net/comunidade/fonte/862090/

''Essa mudança no divisor sua memória ficou com qual frequência?''

r:ficou com 670mhz por ai.

Quando os dois módulos estavam trabalhando em 800MHz estavam estáveis?

r: sim ficou bem estavel, e temperaturas bem estáveis, fiz o teste do orthos por uns 40 minutos.

obrigado!!

Editado por tiagoperroni

Compartilhar este post

Link para o post

Como ficou estável em 800MHz nós temos uma margem segura de 670 até 800 com os dois módulos para poder overclocar usando o multiplicador de 2.6.

Vamos ver essa fonte direitinho para poder overclocar seu processador com segurança até 2.5GHz.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Como ficou estável em 800MHz nós temos uma margem segura de 670 até 800 com os dois módulos para poder overclocar usando o multiplicador de 2.6.

Vamos ver essa fonte direitinho para poder overclocar seu processador com segurança até 2.5GHz.

Abraço.

então amigo de uma olhada nesse post comparado a minha configuração eu uso a metade de hardware que ele usa que você acha?

http://www.guiadohardware.net/comunidade/fonte/862090/

obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

-Eu infelizmente não acho, tenho certeza de que você deve trocar sua fonte para overclocar, é uma questão de segurança entende.

-Já pensou queimar algo por causa da fonte?

-Fonte genérica alem de ser imprecisa não manda uma corrente limpa e estável, caso não queime nada, no mínimo deixa o over totalmente instável e a gente acaba pensando que o hardware que não vai, sendo que na verdade é a fonte que não consegue alimentar adequadamente.

Aconselho o amigo a fazer uma forcinha e trocar a fonte.

Compartilhar este post

Link para o post
-Eu infelizmente não acho, tenho certeza de que você deve trocar sua fonte para overclocar, é uma questão de segurança entende.

-Já pensou queimar algo por causa da fonte?

-Fonte genérica alem de ser imprecisa não manda uma corrente limpa e estável, caso não queime nada, no mínimo deixa o over totalmente instável e a gente acaba pensando que o hardware que não vai, sendo que na verdade é a fonte que não consegue alimentar adequadamente.

Aconselho o amigo a fazer uma forcinha e trocar a fonte.

ok amigo, no momento não vou poder trocar a minha fonte por falta de tempo (dinhero mesmo:() mas te agradeço por ter me ajudado com certeza fico muito bem esclarecido até onde você citou, quando trocar de fonte volto a perguntar!!

agora so mais uma pergunta fiz um overclock na minha placa de video veja nesse link:

http://forum.clubedohardware.com.br/overclock-extremo-7300gs/592429

ela vai até 760mhz estáveis de core clock mas a partir dos 675mhz não ganho desempenho você acha que pode ser que o processador de gargalo nela?

muito grato!

Compartilhar este post

Link para o post
ok amigo, no momento não vou poder trocar a minha fonte por falta de tempo (dinhero mesmo:() mas te agradeço por ter me ajudado com certeza fico muito bem esclarecido até onde você citou, quando trocar de fonte volto a perguntar!!

agora so mais uma pergunta fiz um overclock na minha placa de video veja nesse link:

http://forum.clubedohardware.com.br/overclock-extremo-7300gs/592429

ela vai até 760mhz estáveis de core clock mas a partir dos 675mhz não ganho desempenho você acha que pode ser que o processador de gargalo nela?

muito grato!

-Que bom que é sensato, verdadeiro e compreensivo.

-Olha pode ser o processador, pode ser a própria VGA e também pode ser a fonte.

-Eu não tenho conteúdo algum ou nada técnico para te passar, mas, VGA, não todas, algumas, a partir de um determinado ponto do over parece que se limita. Para em determinado ganho e não vai mais.

-Digo isso porque testei uma X850XT e acontecia a mesma coisa, chegava a um determinado clock ganhando desempenho depois podia passar muito daquele clock que dava na mesma, no meu caso, não era temperatura alta, não era falta de alimentação e não era gargalo do processador, era a VGA que emburrava hehe.

-Sua fonte pode também limitar sua vga. A fonte não consegue suprir a necessidade do consumo da VGA a partir de certo ponto do over e não vai mais.

-É difícil dizer ao certo o que é informática é muito complexo quando manipula seu funcionamento padrão. O que é claro e certeiro de dizer é que devemos testar com equipamento que a gente sabe que não está limitando nada no teste, caso de uma Fonte.

Abraço e boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post
-Que bom que é sensato, verdadeiro e compreensivo.

-Olha pode ser o processador, pode ser a própria VGA e também pode ser a fonte.

-Eu não tenho conteúdo algum ou nada técnico para te passar, mas, VGA, não todas, algumas, a partir de um determinado ponto do over parece que se limita. Para em determinado ganho e não vai mais.

-Digo isso porque testei uma X850XT e acontecia a mesma coisa, chegava a um determinado clock ganhando desempenho depois podia passar muito daquele clock que dava na mesma, no meu caso, não era temperatura alta, não era falta de alimentação e não era gargalo do processador, era a VGA que emburrava hehe.

-Sua fonte pode também limitar sua vga. A fonte não consegue suprir a necessidade do consumo da VGA a partir de certo ponto do over e não vai mais.

-É difícil dizer ao certo o que é informática é muito complexo quando manipula seu funcionamento padrão. O que é claro e certeiro de dizer é que devemos testar com equipamento que a gente sabe que não está limitando nada no teste, caso de uma Fonte.

Abraço e boa sorte.

Ok amigo ta tudo certo estou muito satisfeito por sua ajuda e paciência, fico tudo muito bem esplicado, muito obrigado!! e tudo de bom pra ti companheiro.

abraço.:D

Compartilhar este post

Link para o post

OK colega...

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio;).

Compartilhar este post

Link para o post

então amigo voltando ao assunto eu até achei u topico parecido mas sem solução e o engraçado é que o cara tem a mesma placa mãe que a minha, eu consigo over de até 2.4mhz fbs 240 multiplicador em 10x mas gostaria de chegar a pelo menos 2.6mhz estou para compra uma placa de video nova (9500gt ddr3 128 bits) e não gostaria que o processador fosse gargalo pra ela se puder ajudar fico grato!!

ps. eu tentei tirar um pente de memoria (667mhz) pra ve se era isso mas mesmo assim nao deu!!

se caso alguem me responder volto a responder depois das 18:00 hs pois estarei trabalhando valeu!

Editado por tiagoperroni

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza?

Façamos o seguinte: Coloque resumidamente as mudanças que foram feitas e que está rodando em 2.4GHz, 240 de FSB.

Coloque o vcore, VDIMM, multiplicador da memória ETC, coloque todas as informações que a gente começa do ZERO, use o CPU-Z para mostrar também.

Na bios de sua placa mãe tem alguma opção de FSB VOCORE?

Você tem coragem de fazer um BSEL-MOD no seu processador?

Resumidamente: BSEL é uma técnica para mudar o FSB do processador direto no processador. Não tem risco algum se feito corretamente e não é difícil.

Pulando seu processador, por exemplo, com FSB de 200 (800 QDR) para 266 (1066 QDR) seu processador irá para 2.66GHz e seria o mesmo que você tivesse um processador padrão de FSB 266.

O bom disso tudo é que não depende de placa própria para over, e sim, de placa que aceite este FSB, qualquer placa, e a sua aceita.

Já fiz vários MOD desse tipo a grande maioria funcionou certinho, os que não funcionam, só não funcionam, mas não queimam.

Vamos ver...

Compartilhar este post

Link para o post
Beleza?

Façamos o seguinte: Coloque resumidamente as mudanças que foram feitas e que está rodando em 2.4GHz, 240 de FSB.

Coloque o vcore, VDIMM, multiplicador da memória ETC, coloque todas as informações que a gente começa do ZERO, use o CPU-Z para mostrar também.

Na bios de sua placa mãe tem alguma opção de FSB VOCORE?

Você tem coragem de fazer um BSEL-MOD no seu processador?

Resumidamente: BSEL é uma técnica para mudar o FSB do processador direto no processador. Não tem risco algum se feito corretamente e não é difícil.

Pulando seu processador, por exemplo, com FSB de 200 (800 QDR) para 266 (1066 QDR) seu processador irá para 2.66GHz e seria o mesmo que você tivesse um processador padrão de FSB 266.

O bom disso tudo é que não depende de placa própria para over, e sim, de placa que aceite este FSB, qualquer placa, e a sua aceita.

Já fiz vários MOD desse tipo a grande maioria funcionou certinho, os que não funcionam, só não funcionam, mas não queimam.

Vamos ver...

Ola amigo ok aqui esta algumas especificações:

http://img01.picoodle.com/img/img01/3/10/23/f_overclockm_591f64a.gif

http://img34.picoodle.com/img/img34/3/10/23/f_placamem_f602ff0.gif

http://img01.picoodle.com/img/img01/3/10/23/f_processadorm_7d2d4b8.gif

http://img02.picoodle.com/img/img02/3/10/23/f_pcm_9e6a6cf.gif

vcore: +0.1

vdimm: +0.1

mutiplicador: 3.33

agora sobre esta outra maneira que você citou ja que você ta falando que é segura eu topo sim apenas preciso que me explique melhor como proceder ok obrigado!!

Editado por tiagoperroni

Compartilhar este post

Link para o post

Então Tiago, como você pediu, vou tentar ajudar.

Como já testou apenas com o módulo de memória de 800MHz, descartou-se a possibilidade de ser problema com a 667MHz em overclock, então...

Pode ser falta de VCore, até quanto você aumentou?

Aqui no meu E2180 rodando em 2.7GHz consegui estabilidade com VCore 1.32V.

São MoBos diferentes, mas fica aqui a experiência que tive.

Compartilhar este post

Link para o post
Então Tiago, como você pediu, vou tentar ajudar.

Como já testou apenas com o módulo de memória de 800MHz, descartou-se a possibilidade de ser problema com a 667MHz em overclock, então...

Pode ser falta de VCore, até quanto você aumentou?

Aqui no meu E2180 rodando em 2.7GHz consegui estabilidade com VCore 1.32V.

São MoBos diferentes, mas fica aqui a experiência que tive.

Opa André, então o meu vcore ta em 1.32 tbem foi onde consigui a estabilidade tbem que mais posso fazer?

Compartilhar este post

Link para o post
Ola amigo ok aqui esta algumas especificações:

vcore: +0.1

vdimm: +0.1

mutiplicador: 3.33

agora sobre esta outra maneira que você citou ja que você ta falando que é segura eu topo sim apenas preciso que me explique melhor como proceder ok obrigado!!

Então o que está acontecendo com seu over para mim, quase certeza, ser limitação da placa mãe...

Primeiro sua placa está dando um VDROP maluco ( VDROP resumidamente e a placa não oferecer ao processador a mesma tensão que foi fixada na bios) você pode ver pelo CPU-Z que a alimentação está abaixo do que você fixou na bios, e para corrigir isso só dando mais vcore e aumentar o VCORE para corrigir VDROP não é interessante.

Segundo sua placa aceita processadores de FSB's 200, 266 e 333 em over, no entanto, essa placa limita a estabilidade quando o FSB é manipulado manualmente em cerca de 25%, acima disso a maioria dessas placas não vai.

Os E2180 tem potencial para trabalhar tranquilamente com FSB de 266 mas para isso em uma placa no estilo da sua, teria que fazer o BSEL-MOD pelo que comentei.

No caso do seu processador mudar o FSB de 200 para 266atracez do BSEL é muito fácil, basta apenas ligar dois "pinos/pontos" no processador e pronto.

Podem existir mais algumas mudanças, mas praticamente é somente essa do BSEL resolve tudo e de maneira muito fácil.

Veja abaixo o desenho dos pontos que devem ser ligados.

Tente dando mais VCORE para ver se consegue atingir seu intuito, mas para mim, é a placa que está limitando, mesmo porque, nas screen que você mandou está tudo certo, não tem muito mais o que fazer, com exceção ao VCORE.

aVJ4Sjr.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Então o que está acontecendo com seu over para mim, quase certeza, ser limitação da placa mãe...

Primeiro sua placa está dando um VDROP maluco ( VDROP resumidamente e a placa não oferecer ao processador a mesma tensão que foi fixada na bios) você pode ver pelo CPU-Z que a alimentação está abaixo do que você fixou na bios, e para corrigir isso só dando mais vcore e aumentar o VCORE para corrigir VDROP não é interessante.

Segundo sua placa aceita processadores de FSB's 200, 266 e 333 em over, no entanto, essa placa limita a estabilidade quando o FSB é manipulado manualmente em cerca de 25%, acima disso a maioria dessas placas não vai.

Os E2180 tem potencial para trabalhar tranquilamente com FSB de 266 mas para isso em uma placa no estilo da sua, teria que fazer o BSEL-MOD pelo que comentei.

No caso do seu processador mudar o FSB de 200 para 266atracez do BSEL é muito fácil, basta apenas ligar dois "pinos/pontos" no processador e pronto.

Podem existir mais algumas mudanças, mas praticamente é somente essa do BSEL resolve tudo e de maneira muito fácil.

Veja abaixo o desenho dos pontos que devem ser ligados.

Tente dando mais VCORE para ver se consegue atingir seu intuito, mas para mim, é a placa que está limitando, mesmo porque, nas screen que você mandou está tudo certo, não tem muito mais o que fazer, com exceção ao VCORE.

aVJ4Sjr.jpg

ok amigo, me diga pode ser usado grafite?

tipo de lapis? e desculpe minha ignorância esse MOD é pra ser feito na placa mãe?

Editado por tiagoperroni

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não gosto de usar grafite prefiro tinta condutiva e ainda mais essa posição do mod é muito fácil de manipular.

Pode ser usado também alumínio para fazer a ponte. É só cortar o feitio e colar com um pouco de SuperBonder na parte lisa do processador.

Confirmando o já dito acima. Esse mod é no processador e não na placa mãe.

Vou ver se acho alguma foto com esse mod feito em alumínio.

Opa achei.

PqUeDuA.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Eu não gosto de usar grafite prefiro tinta condutiva e ainda mais essa posição do mod é muito fácil de manipular.

Pode ser usado também alumínio para fazer a ponte. É só cortar o feitio e colar com um pouco de SuperBonder na parte lisa do processador.

Confirmando o já dito acima. Esse mod é no processador e não na placa mãe.

Vou ver se acho alguma foto com esse mod feito em alumínio.

Opa achei.

PqUeDuA.jpg

Ok então amigo eu vou tentar depois de fazer isso ele vai deireto a 2.6mhz ne? as voltagens eu deixo na mesma ne?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim deixe em padrão, mas se quiser ter uma segurança extra, fixe a tensão acima do padrão, pode por em 1.35v e depois coloque o processador com o MOD. Caso ele não necessite do vcore fixado é só baixar caso precise, já está feito. A temperatura você sabe que tem que ser monitorada constantemente né?

Sim vai direto para 2.66GHz.

Abraço e boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post
Sim deixe em padrão, mas se quiser ter uma segurança extra, fixe a tensão acima do padrão, pode por em 1.35v e depois coloque o processador com o MOD. Caso ele não necessite do vcore fixado é só baixar caso precise, já está feito. A temperatura você sabe que tem que ser monitorada constantemente né?

Sim vai direto para 2.66GHz.

Abraço e boa sorte.

Ok amigo vou tentar ainda não tentei porque to sem o material necessario mas vou comprar e vou fazer ai posto o resultado amanhã!! muito obrigado por enquanto!!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais