Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Restrições pelo Registro do Windows


pedrohgss

Posts recomendados

e ai pessoal,

eu queria saber como é ke se faz restrições no Windows XP pelo Registro.

uma vez eu vi um amigo meu fazer ate o HD sumir dos usuarios do PC dele usando esse metodo do Registro. Alem de ele bloquear um monte de koisa dos outros usuario ke ele queria adicionar restrições !!! :mellow:

tem como alguem me ensinar alguma koisa ?

tipo passar algumas chaves ke da pra fazer Restrições de Usuarios ?

valeu pessoal

Aguardando Resposta... -_-

Windows XP - SP2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
e ai pessoal,

eu queria saber como é ke se faz restrições no Windows XP pelo Registro.

uma vez eu vi um amigo meu fazer ate o HD sumir dos usuarios do PC dele usando esse metodo do Registro. Alem de ele bloquear um monte de koisa dos outros usuario ke ele queria adicionar restrições !!! :mellow:

tem como alguem me ensinar alguma koisa ?

tipo passar algumas chaves ke da pra fazer Restrições de Usuarios ?

valeu pessoal

Aguardando Resposta... -_-

Windows XP - SP2

resposta;

Computadores com mais de um usuário quase sempre necessitam de restrições que impeçam a alteração de configurações ou o acesso a determinados recursos do sistema operacional. Uma ferramenta bastante precisa para isso é o gpedit.msc, disponível nas versões mais recentes do Windows. Este tutorial explicará como utilizá-lo no Windows XP e mostrará, para efeitos de exemplo, algumas restrições no menu Iniciar, na Área de Trabalho ( Desktop), no Painel de Controle e em outros recursos.

Antes de começar

A ferramenta gpedit.msc deve ser usada com prudência, pois por ela é possível até impedir o funcionamento do Windows. Não ative determinados recursos se não estiver certo do que está fazendo. Cada alteração possível tem uma explicação na janela correspondente. Consulte-a no caso de dúvidas ou peça auxílio a alguém mais experiente.

As instruções disponibilizadas aqui foram testadas pelo InfoWester em mais de um computador. No entanto, pela natureza complexa dos computadores, este site não pode garantir que todos os procedimentos vão funcionar com perfeição em seu computador ou que não causarão danos. Assim, ao usar este tutorial, você deve concordar que o InfoWester não é responsável por qualquer problema ou alteração indesejada que possa acontecer em sua máquina.

Quando usar o gpedit.msc

O gpedit.msc é um recurso disponível a usuários com privilégios de administrador e serve para bloquear ou alterar uma série de recursos do Windows (não está disponível para a versão Home do Windows XP). Sua utilização é indicada em computadores com mais de um usuário, onde é necessário efetuar certas restrições para garantir o funcionamento dos recursos essenciais às funções da máquina. No entanto, é importante frisar que todos os usuários, inclusive o administrador, serão atingidos pelas restrições. Quando o administrador necessitar de algum recurso bloqueado, pode-se desativar temporariamente o gpedit.msc. Isso será explicado mais adiante.

Em lugares onde há redes de computadores, o administrador de sistemas geralmente faz com que tais máquinas efetuem login em um domínio (uma espécie de grupo de computadores gerenciado por servidores) e carreguem as restrições existentes de um servidor. A vantagem disso é que o administrador pode ter mais controle das atividades de cada máquina e precisa fazer as configurações apenas no servidor. Quando alguma alteração for efetuada, todos os computadores da rede a receberão.

No entanto, há situações onde, por algum motivo, não é possível fazer os computadores efetuarem login em um domínio. Neste caso, faz-se necessário a criação de restrições em cada máquina. É neste ponto que o gpedit.msc pode ser usado.

ex:

Exemplo 1: impedindo a alteração do papel de parede

O papel de parede está localizado na Área de Trabalho, logo é esta opção que devemos procurar no gpedit.msc, certo? Na teoria, sim. No entanto, a Microsoft preferiu colocar esse item no seguinte caminho: Modelos administrativos / Painel de controle / Exibição. Na área da direita, basta ativar o item Impedir alteração do papel de parede. É importante frisar que, mesmo com esse recurso ativado, é possível que alguns programas consigam alterar o papel de parede. É o caso do Microsoft Office Picture Manager, que acompanha o pacote Office 2003.

Exemplo 2: removendo o botão Desligar do menu Iniciar

Esta configuração é mais simples, pois basta ir em Modelos Administrativos / Menu 'Iniciar' e barra de ferramentas e na área à direita ativar a opção Remover e impedir o acesso ao comando 'Desligar'.

Exemplo 3: impedindo a execução do Windows Messenger

Para essa configuração, deve-se ir em Modelos administrativos / Componentes do Windows / Windows Messenger. À direita, deve-se ativar Não permitir a execução do Windows Messenger. Importante: essa configuração não impede o funcionamento do MSN Messenger.

Exemplo 4: ocultando a unidade C:

Essa é uma configuração mais trabalhosa, mas não é complicada: deve-se ir em Modelos administrativos / Componentes do Windows / Windows Explorer. À direita, deve-se escolher Ocultar estas unidades especificadas em 'Meu computador'. Assim que a opção Ativado for escolhida nesse item, um menu aparecerá perguntando quais unidades você quer ocultar. É possível fazer várias combinações. Em nosso caso, vamos escolher Restringir apenas a unidade C. Importante: esse recurso funciona para até 4 partições. Se tiver mais, as outras não aparecerão e não poderão ser ocultadas.

espero ter ajudado .

Outra situação: muitos usuários podem necessitar bloquear ou alterar um ou outro recurso de seu computador pessoal. O gpedit.msc é uma opção excelente para esse caso.

Começando a usar o gpedit.msc

A maneira mais fácil de acessar o gpedit.msc é indo em Iniciar / Executar e digitando gpedit.msc. Esse comando também pode ser digitado no Prompt de comando.

Digitado o comando, surgirá uma janela de nome "Diretivas de Grupo". Esta possui duas divisões. A da esquerda contém as opções, cujo conteúdo é exibido à direita quando expandido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...