Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre o que usar como energia!


CarozZzin

Posts recomendados

Bom pessoal é o seguinte em casa tenho um estabilizador.. mas andei lendo por ai... e nao entendi mt.. mas deu pra entender que a melhor opção de energia é o Filtro De Linha ( me corrigem se eu estiver falando besteira :P )

eu andei procurando akie pelo rio e vi este filtro.. o que vocês axam ?

SMS LF8D Filtro de linha 8 Tomadas, bivolt, fusíveis de 10A, protetor Anti-interferência e surtos de tensão RFI/EMI

Garantia: 1 ano R$ 25,00

Aceito explicaçoes melhores.. e minha config é a primeira da assinatura...

Obrigado desde ja

Edit ->>

Segue abaixo o link do modelo da SMS com descriçao...

http://www.compwork.com.br/filtrodelinha8tomadasdualfullprotectionsmslf8d,product,0062310,dept,9430.aspx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá carozim. filtro de linha é uma coisa e estabilizador é outra coisa que nao tem nada em comum a nao ser a proteçao do equipamento em questao. filtro de sinha funciona assim: quando a tensão supera os 130voltes no caso do filtro de 110 um varistor interno entra em curto e queima o fusivel protejendo o equipamento, já o estabilizador , como o proprio nome dis, tenta estabilizar a tensão nos picos variaveis da rede, ou seja, quando a rede de 110 abaixa para 100 por exemplo ou sobe para 130voltes ele segura por fraçoes de segundos este pico mantendo estabilizada a rede em 110volts no caso. já a opção mais proximo do perfeito seria um nobreak que tem a finalidade mais completa. ele estabiliza a tensão por tempo indeterminado enquanto tiver carga nas baterias podendo a energia chegar a zero voltes, mas nao comporta sobre tensão, se por exemplo a energia chegar a 360voltes por exemplo o equipmento conectado no nobreak vai ficar protegido mas o proprio nobreak vai queimar.espero ter ajudado. ednilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá carozim. filtro de linha é uma coisa e estabilizador é outra coisa que nao tem nada em comum a nao ser a proteçao do equipamento em questao. filtro de sinha funciona assim: quando a tensão supera os 130voltes no caso do filtro de 110 um varistor interno entra em curto e queima o fusivel protejendo o equipamento, já o estabilizador , como o proprio nome dis, tenta estabilizar a tensão nos picos variaveis da rede, ou seja, quando a rede de 110 abaixa para 100 por exemplo ou sobe para 130voltes ele segura por fraçoes de segundos este pico mantendo estabilizada a rede em 110volts no caso. já a opção mais proximo do perfeito seria um nobreak que tem a finalidade mais completa. ele estabiliza a tensão por tempo indeterminado enquanto tiver carga nas baterias podendo a energia chegar a zero voltes, mas nao comporta sobre tensão, se por exemplo a energia chegar a 360voltes por exemplo o equipmento conectado no nobreak vai ficar protegido mas o proprio nobreak vai queimar.espero ter ajudado. ednilson

Não, o varistor tipico usado em filtros de linha não começa a conduzir em 130V não, muito menos entra em curto.

Um filtro de linha dito "bivolt" na maioria dos casos tem um varistor de 275VAC RMS que só entra em curto total em 700V - isso tá em qualquer data sheet que você pegar, seja varistores EPCOS, GNR, CNR, Litte Fuse, TVR... é tudo padronizado.

Num filtro feito pra 110V-127V no Brasil, geralmente são usados varistores de 150-175VAC que só entram em curto num pico por volta dos 400-500V. Os filtros importados costumam usar varistores 130VAC protegidos termicamente por "fusíveis térmicos". Um varistor de 130VAC que é obrigado operar em 160V, se aquecerá muito acima de 200 graus e se degradará rapidamente, s enão tiver um fusivel termico em série com ele, ja era o filtro.

Um varistor de 130VAC só entra em curto total em 330V, que é a tensão de grampeamento (Clamping) típica de um varistor nessa faixa de tensão serviço.

O papel do varistor não é regular a tensão, mas sim conter picos de alta energia e rápida elevação, geralmente causados por chaveamento (ligamento e desligamento) de motores elétricos e raios. Um varistor que entra em condução constantemente se degrada rapidamente e isso não é o papel dele! Se ele faz isso com frequencia, devido à sobre-tensões na rede, ele vai entrar em degradação térmica muito rapidamente e pegará fogo.

Estabilizador não estabiliza picos, e sim sub e sobre-tensões e de uma forma questionável e relativamente lenta. Fontes chaveadas, usadas em qualquer eletrônico hoje em dia, não requerem por natureza, regulagem externas, já que ela se auto regulam de modo muito mais eficiente. Todos seus componentes de entrada são muito bem dimensionados, mesmo nas genéricas, pra comportar ai pelo menos 20% de variação pra cima ou pra baixo do valor nominal, coisa que o estabilizador tenta fazer, de modo muito mais lento, nessa mesma faixa.

Picos e sobre-tensões, são nomes diferentes pra coisas diferentes. Picos quem contém são varistores, picos têm um tempo de existência curtíssimo, na casa dos 1ms pra baixo, ja um estabilizador leva até 50ms pra alguma correção, ainda por cima limitado pela capacidade de cada tap do seu transformador. Sobre-tensões têm existência relativamente longa, da casa dos 10ms até horas ou dias.

Nobreak. Bem, nobreak existe várias classes de nobreaks. O nobreak barato, desses ai de 150-700 reais, praticamente todos são estabilizadores com uma bateria, apenas isso, e também possuem proteção anti-surtos ou anti-picos, com varistores + filtro de linha que é a etapa que atenua ruidos na onda senoidal. Ruidos basicamente são pequenos picos, de baixa energia, que ocorre ao longo de toda onda senoidal por tempo indeterminado devido ao tempo que a fonte deste ruido está ligada.

Se for pra proteger de uma sobre-tensão de 360V, até um filtro de linha protege ou um estabilizador em conformidade com a norma NBR 14373:2006 ja que esse em 6 ciclos de rede desliga suas saidas em caso de anomalia. Mas provavelmente nesse tempo o varistor interno dele tb colocará em curto circuito e o fusivel se abrirá.

O nobreak simples ajuda a manter o seu equipamento ligado durante aquelas quedas rapidas de luz, evitando tb quem nessas quedas rapidas você perca algum dado ou no retorno da energia, não ocorra danos no seu equipamento, ja que ele somente retorna à energia normal depois de avaliar as condições de entrada.

A maioria dos danos causados em fontes não são por picos, mas por degradação paulatina ao longo do seu uso causado por outros disturbios que as vezes são pouco conhecidos pela classe técnica como o primeiro abaixo:

- Ruidos e tensões em modo comum (Neutro-Terra)

- Sobre-tensões e sub-tensões severas

- Ruído em modo normal ou diferencial (Fase-Neutro)

- Cortes de energia com retorno rápido.

Os picos mesmos, naturalmente de alta energia e alta frequencia (rapida elevação), causados por raios, são relativamente raros, as chances são maiores que a fonte se danifique por outras coisas antes de um raio a queimar. Os outros picos causados por maquinaria pesada, esses tb têm sua parcela, são um pouco mais comuns do que os raios. Mas redes elétricas mal feitas, aterramentos mal executados, fontes ruins, são a maior causa de queimas, mal funcionamento, travamentos e coisas afim que muitas vezes são mal diagnosticadas por técnicos que acabam atribuindo o problema, até por bricandeira as vezes, à espiritos zombeteiros, gremlins, macumba... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa.. tanta coisa...rsrs..

Mas tipow.. entre as preferencias.. como eu disse lá em cima.. tenho um estabilizador de 40 R$... ele é melhor q o Filtro no caso... comparando aquele lá em cima com o meu estabilizador..

A energia ai é 110v ou 220v?

Se for 110v, compre um filtro da APC, a melhor opção que temos, na www.atera.com.br você encontra, todos os modelos da APC são bons.

Se for 220v, compre o filtro "Computer Protector Pro" da Clamper, www.clamper.com.br é a unica boa opção disponível atualmente para 220v.

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueça o estabilizador, use filtro de linha.

A estabilização de tensão não é necessária em equipamentos atuais, isso inclui os pcs.

Em muitos casos o uso do estabilizador acaba piorando a situação, ele tem a capacidade de diminuir a vida útil dos equipamentos, fontes genéricas costumam durar pouco quando ligada a estabilizadores.

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi... entendi... eu vi aquele filtro q eu postei lá em cima....

SMS LF8D Filtro de linha 8 Tomadas, bivolt, fusíveis de 10A, protetor Anti-interferência e surtos de tensão RFI/EMI

Garantia: 1 ano R$ 25,00

http://www.compwork.com.br/filtrodel...dept,9430.aspx

Ele é bom ?? dizem q a SMS é uma otima marca e de confiança correto ?

Outra coisa.. se minha rede eletrica nao for estabilizada.. vai ter problema em só usar o Filtro de linha ?

Obrigado pela ajuda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O filtro da SMS é bem fraquinho, mas já é alguma coisa, só realmente não recomendo para redes 110v, a proteção que ele pode oferecer para essa tensão é bem fraca, já que para ele também operar em 220v ele deve ser dimensionado para essa tensão, seria o mesmo que usar um filtro 220v em uma tomada 110v.

Rede eletrica estabilizada não existe, sempre tem uma variação na tensão, é impossível ser 100% estável. Por lei a distribuidora de energia é obrigada a manter a energia com uma variação máxima de 10% para mais ou para menos.

Mas essa pequena variação não justifica o uso de um estabilizador, pois o estabilizador não consegue estabilizar essas pequenas variações, em alguns casos pioram a situação.

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa.. tanta coisa...rsrs..

Mas tipow.. entre as preferencias.. como eu disse lá em cima.. tenho um estabilizador de 40 R$... ele é melhor q o Filtro no caso... comparando aquele lá em cima com o meu estabilizador..

Realmente são muito detalhes nesse mundo de "qualidade elétrica".

As pessoas costumam perguntar aqui: "O que é melhor..." Se eu for responder o que é melhor, vão ter que gastar forturnas! Por exemplo, eu poderi indicar um Nobreak Senoidal com transformador isolador com continuidade à um fio terra real e jumpeamento entre neutro + terra após o secundário do transformador isolador, filtro de linha + proteção anti-surto. Mas que produto é assim? O nobreak da série Solis da Microsol é um dos que conheço e custa mais de 1500 reais. Ou melhor, te indicaria um nobreak online dupla conversão, ai sim você teria uma energia pras suas máquinas com qualidade 100%.

Entre um estabilizador e um bom filtro de linha, eu ficaria com o filtro de linha, mas com ressalvas pra onde a rede é constantemente baixa ou constantemente alta ou seja, num rede onde o valor nominal tem que variar entre 110 e 127V:

Baixa: 90V

Alta: 140V

Nesse caso, se for irremediável, eu compraria o melhor estabilizador que eu pudesse e logo depois dele colocava um filtro de linha da APC, isso seu eu não pudesse comprar um nobreak.

Aqui to passando por um problema de rede baixa constantemente, já tem uma semana, já entrei em contato com a CIA Elétrica, mas eles tão enrrolando pra resolver, nem deram retorno do contato ainda.

No meu caso uso nobreak, mas o *** transfere pro modo bateria logo em 190V (minha rede é 220V). A única solução que tá resolvendo nesse caso é um estabilizador antes do nobreak pra dar um "up" na tensão, to fazendo isso muito à contra gosto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí RAU, obrigado pela orientaçao, nao sou muito leigo, mas nao tenho formaçao teorica. gostei muito da sua informaçao citada acima. vou pesquisar mais afundo no assunto, se você tiver um site direcionado a este assunto ou um topico, ficaria grato pela indicaçao. obrigado pela atençao ednilson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí RAU, obrigado pela orientaçao, nao sou muito leigo, mas nao tenho formaçao teorica. gostei muito da sua informaçao citada acima. vou pesquisar mais afundo no assunto, se você tiver um site direcionado a este assunto ou um topico, ficaria grato pela indicaçao. obrigado pela atençao ednilson.

Amigo,

Geralmente essas informações se acham à rodo em inglês, já em português são mais limitadas. Mas o nosso velho amigo google ajuda bastante! ;)

Dá uma pesquisada sobre MOV ou Varistor que vai achar bastante informação ou "surge protection", "surge protector", "surge protective device", power "conditioning" ou "proteção anti-surtos", "protetor anti-surtos" "condicionamento de energia" e por aí vai...

Obrigado meu amigo Rau... Mas uma coisinha... Se der um pique de luz.. acredito que só o estabilizador segura certo ??? O filtro de linha aguenta um pique ?

Se a luz der "pique" espero que você consiga correr tão rápido quanto o pique que a luz vai dar! Se deixar ela dar um pique e você não tiver prestando atenção, já era a luz, ela é bem fugaz! :D

Brincadeiras a parte, se der um pico vai ser por basicamente dois motivos:

1 - Algum motor elétrico, especialmente os grandes, ligando e desligando na rede próxima da sua ou dentro da sua rede. Esses motores, especialmente industriais, geram picos de fato.

2 - Raios. Esses geram picos de altíssima energia quando próximos ou direto em qualquer rede metalizada. Ele induz energia nas redes mesmo caindo a 500 metros de distância e as vezes mais. A intensidade desse pico ou surto, vai depender de onde o raio caiu e sua intensidade.

Pico = elevação de tensão de altíssima velocidade com decaimento em altíssima velocidade também. Imagem de um pico:

infsur7.gif

Cada ondinha dessa ai tem 16.6ms em nossa rede de 60Hz ou seja = 1 ciclo. Temos 60 ciclos desses ai por segundo, então dá pra deduzir o quão rápido é esse pico ai. Na imagem podemos deduzir q esse pico ai tem menos de 2ms. Você sabe o tempo de resposta de um estabilizador? Os melhores domésticos respondem em 33.3ms. Então o que protege isso aí tem que ser mais rápido, muito mais e ai entra o varistor ou tb conhecido como MOV. Mesmo que o estabilizador respondesse em 1ms, dependendo do pico, ele não conseguiria reduzir. O estabilizador não passa de uma série de transformadores em 1. É como você tivesse um transformador de 220V pra 115V, outro de 225V pra 120V, outro de 230V pra 125V, 210V pra 220V, e por ai vai. À cada click que você houve dentro do estabilizador, uma saida de transformação é selecionada.

Você me pergunta se o estabilizador ou o filtro seria melhor nesse caso, expliquei aí acima. O estabilizador se tiver todo um filtro bem elaborado dentro dele, com varistores, indutores, capacitores, sim ele é eficaz principalmente contra os picos de baixa energia e as vezes os de média energia. Mas não é nossa realidade. Todos os estabilizadores brasileiros vêm com esse estágio ai bem fraquinho.

Um filtro de linha simples, vai ser tão bom quando um estabilizador na diminuição de picos. Um filtro bem elaborado, não precisa nem dizer que vai ser mais eficaz, né. O problema é que nosso país tem a cultura do estabilizador bem arraigada e nossas empresas não dão atenção ao mercado de filtros protetores, nem normas claras existem pra fabricação de protetores anti-surto (como são conhecidos os filtros lá fora) e nem as normas atuais pra estabilizadores exige muita coisa destes.

Os bons filtros e "bons" estabilizadores tb conseguem atenuar os ruidos na rede. Ruidos são classificados como pequenos picos em toda onda elétrica e são mais ou menos assim. Nao achei uma imagem melhor, isso aí é só um ilustração:

rfi.gif

Existem diferentes classes de ruidos e pelo menos outros 5 tipos de disturbios elétricos que pra elimina-los, precisamos primeiro diagnostica-los e depois partir pra solução. O mais importante é que nossas fontes informáticas e da maioria dos eletrônicos, são bem imunes à alguns disturbios, então eliminar certos disturbios talvez não tenha um bom custo x benefício.

Voltando ao "pique" de luz. Você deve tá se referindo aquelas piscadas na energia, correto? Dependendo do tempo que essa piscada acontecer, se acontecer abaixo de 16.6ms, provavelmente seu PC nem desligará ou reiniciará. Essas apagadas rápidas não são picos ou "piques" :) são apenas faltas momentâneas de energia. Sua fonte só não se desliga em alguns desses desligamentos ou causa um reset, porque ela tem meios de se manter sem energia por as vezes até mais tempo do que 16.6ms, tudo depende da qualidade do seu projeto e carga imposta à mesma.

Pra entender mais sobre os principais distúrbios elétricos, leia essa documento bem didático da APC:

http://www.apcmedia.com/salestools/VAVR-5WKLPK_R0_BR.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi.. entendi... Sabe eu gostei da ideia do filtro.. também fica escutando aquele "tek tek" do estabilizador.. e chatao... eu entendi mais ou menos q o filtro bem elaborado consegue aguentar esses pisca pisca da luz né rsrs... qual filtro você me indicaria...

levando em conta este link akie em baixo q só tem filtro...

http://www.boadica.com.br/query04.asp?ClasseProdutoX=8&CodCategoriaX=52&XT=5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O filtro aguenta o pisca-pisca, não sei teu PC. Se a luz ai costuma piscar, falo piscar mesmo, apagar e acender e não abaixar de intensidade e aumentar, ai pode ser que em alguns casos só um nobreak pra resolver, mas seu PC não costuma resetar com essas piscada não, né? Se não, provavelmente só com filtro ele vai se dar bem.

O filtro foi feito pra conter picos de tensão e ruidos, o que são os mais comuns. Cortes e micro-cortes o filtro não resolve, só um nobreak. Sub e sobre-tensões, que eu não discuti na mensagem acima, se forem muito severas, o estabilizador pode sim ser um paliativo, mas pessoalmente prefeiro ir direto pra um nobreak.

Cabe você testar ai, só com um filtro e ver como seu PC se comporta.

Sobre os filtros desses ai indicados não achei nenhum bom, na verdade são todos bem ruins ou marginais, mas ja que você mora no rio de janeiro e a tensão aí é 110V, né? Compra logo esse, o melhor que você pode achar no nosso mercado pelo preço cobrado:

http://www.justshop.com.br/product_info.php?products_id=1105&osCsid=n12idbgjcaig8q7qlca9e144m6

Tem esse tb se a grana tiver curta:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P7T

Esse ultimo é um modelo bom tb, mas tem um nível de proteçao anti-surtos mais baixo, não tem proteção pra cabos coaxiais e seu nível de filtragem de ruidos é mais baixo. Mas tem uma coisa deve ser levada em consideração.

As fontes boas, todas tem um ótimo sistema de filtragem e são corretamente dimensionados para o que a fonte necessita, então já é um recurso que pode ser dispensável, mas mesmo assim algumas fontes mais ruins, como fontes de modems e coisas parecidas, pode ainda se beneficiar de um bom filtro antes dela.

A proteção pra cabo coaxial, só se você tem internet à cabo e aterramento, porque ela depende do aterramento pra funcionar. A proteção telefônica tb, em ambos produtos precisa de um bom aterramento equipotencializado pra tudo operar sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O filtro aguenta o pisca-pisca, não sei teu PC. Se a luz ai costuma piscar, falo piscar mesmo, apagar e acender e não abaixar de intensidade e aumentar, ai pode ser que em alguns casos só um nobreak pra resolver, mas seu PC não costuma resetar com essas piscada não, né? Se não, provavelmente só com filtro ele vai se dar bem. .

Bom.. akie meu PC nunca chegou a desligar ou até mesmo Reiniciar... Se aconteceu nem lembro :lol:...

Sobre os filtros desses ai indicados não achei nenhum bom, na verdade são todos bem ruins ou marginais, mas ja que você mora no rio de janeiro e a tensão aí é 110V, né? Compra logo esse, o melhor que você pode achar no nosso mercado pelo preço cobrado:

http://www.justshop.com.br/product_info.php?products_id=1105&osCsid=n12idbgjcaig8q7qlca9e144m6

Tem esse tb se a grana tiver curta:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P7T.

Entre eles.. vou comprar o primeiro mesmo.. quando receber o 13 pois estou apertado xD....

E outra coisa.. Minha fonte da assinatura ira se comportar bem ligada num Filtro.. sem um estabilizador ?:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai sim, nao tem porque não se comportar mal. Em raros casos pode acontecer de se a tensão cair demais, o PC nao aguentar e restar. Nao sei se essa fonte ai tem PFC Ativo, porque essas operam muito bem em redes baixas quanto redes muito altas, mas se nao tiver e você começar a ter esse tipo de problemas com reset, como tenho um relato de outra pessoa de outro forum, você tem a opção de ligar esse filtro na saida de um estabilizador, mantendo todas suas vantagens e a compensação de queda de tensão feita pelo estabilizador. Esse é um caso raro, mas não custa dizer se acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai sim, nao tem porque não se comportar mal. Em raros casos pode acontecer de se a tensão cair demais, o PC nao aguentar e restar. Nao sei se essa fonte ai tem PFC Ativo, porque essas operam muito bem em redes baixas quanto redes muito altas, mas se nao tiver e você começar a ter esse tipo de problemas com reset, como tenho um relato de outra pessoa de outro forum, você tem a opção de ligar esse filtro na saida de um estabilizador, mantendo todas suas vantagens e a compensação de queda de tensão feita pelo estabilizador. Esse é um caso raro, mas não custa dizer se acontecer.

Entendi mt obrigado por td RAU.. tirou as minhas duvidas... assim q der vou comprar o filtro... e colocar na minha maquinha ... Obrigado mesmo :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...