Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

4 x 2 GB DDR2 667 MHz - problema de performace


ChristianDeny

Posts recomendados

Bom pessoal sou novo no fórum, e o meu problema é o seguinte:

Minha máquina tinha:

4GB de RAM DDR2 800 kingston

Intel core2duo E6600 conroe

2x HD 320GB Raid-0

VGA Quadro FX 1500 256mb PCI-X

Mobo Abit AW9D

Fonte Seventeen 750WATTS reais

Windows Vista Business 64bit

um dos pentes de memória apresentou erros e minha placa de video começou a apresentar erros e pontos coloridos e riscos, tive que trocar, como não tinha grana pra pegar outra quadro peguei uma GeForce 8800 GT 512 (performance caiu incrivelmente pra trabalhar) e troquei os pentes de memória para 4 pentes de 2GB Kingston 667 totalizando 8GB.

Então o problema é o seguinte, depois do upgrade na classificação de desempenho do vista meu processador caiu de 5,3 para 3,2 e a RAM de 5,2 para 4,2 estranho, usei o Everest para conferir e testar as memórias aparentemente estão ok mas na definição aparece DDR2 667 (333mhz) isso é correto não seria 667mhz? Entendo um pouco e sou entusiasta com hardware mas podemos dizer que sou um pouco iniciante principalmente em memórias, pensei em verificar na bios de o dualchanel é abilitado por alguma opção mas me parece que é automático.

Alguem pode me esclarecer melhor sobre os barramentos das memórias e como eu posso tirar o melhor proveito delas?

E o meu processador, será que com a troca de memórias ele pode estar trabalhando fora do padrão?

Espero que tenha entendido, qualquer pergunta para esclarecer melhor o caso por favor fiquem a vontade.

Christian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para tirar melhor proveito, só overclock.

Não confie nessa nota do vista, não serve como parâmetro. No entanto, dependendo no que você trabalha , pode haver diferenças entre DDR2 667 MHz e 800 MHz, principalmente se for edição de video.

Seu processador já é prejudicado desde a criação dessa arquitetura x86. As memórias sempre vão trabalhar mais lenta do que o processador.

Por isso digo sempre, mesmo que você coloque uma memória com a mesma frequência do FSB ( Front side bus do processador), continuará ter gargalo para o processador.

Bom, Se você é entusiasta, terá que fazer overclock para abusar dos limites da máquina, mas aí, te recomendo ler a seção overclock deste fórum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anjoed, valeu pelos esclarecimentos, Sobre trabalhar, sim trabalho com edição de videos e 3D, o que achei estranho é que dobrando a memória aparentemente perdi performance, o que seria ideal então é uma troca de placa mãe e processador? Quad recomenda algum e alguma placa MOBO pra utilizar com estas memorias e esta placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você teve perda de performace por dois motivos:

1) A placa de video é a principal. VGA Quadro FX 1500 256mb PCI-X é muito superior a 8800 nesse quesito.

2) Talvez a memória, a frequência dela. Aumentar a memória não é a solução, já que seu trabalho exige desempenho. Aumentando a memória não aumenta desempenho, mas sim espaço de trabalho....

Bom, no seu caso, eu te pediria para entrar na seção Recomendação de produtos, na parte do hardware em geral. Leia as regras e poste sua dúvida em relação ao upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal sou novo no fórum, e o meu problema é o seguinte:

Minha máquina tinha:

4GB de RAM DDR2 800 kingston

Intel core2duo E6600 conroe

2x HD 320GB Raid-0

VGA Quadro FX 1500 256mb PCI-X

Mobo Abit AW9D

Fonte Seventeen 750WATTS reais

Windows Vista Business 64bit

um dos pentes de memória apresentou erros e minha placa de video começou a apresentar erros e pontos coloridos e riscos, tive que trocar, como não tinha grana pra pegar outra quadro peguei uma GeForce 8800 GT 512 (performance caiu incrivelmente pra trabalhar) e troquei os pentes de memória para 4 pentes de 2GB Kingston 667 totalizando 8GB.

Então o problema é o seguinte, depois do upgrade na classificação de desempenho do vista meu processador caiu de 5,3 para 3,2 e a RAM de 5,2 para 4,2 estranho, usei o Everest para conferir e testar as memórias aparentemente estão ok mas na definição aparece DDR2 667 (333mhz) isso é correto não seria 667mhz? Entendo um pouco e sou entusiasta com hardware mas podemos dizer que sou um pouco iniciante principalmente em memórias, pensei em verificar na bios de o dualchanel é abilitado por alguma opção mas me parece que é automático.

Alguem pode me esclarecer melhor sobre os barramentos das memórias e como eu posso tirar o melhor proveito delas?

E o meu processador, será que com a troca de memórias ele pode estar trabalhando fora do padrão?

Espero que tenha entendido, qualquer pergunta para esclarecer melhor o caso por favor fiquem a vontade.

Christian

Bom Christian,

Eu não concordo com o Anjoed, vou dizer o porque....

Por que,não é só comum overclock que você sabe se o micro está mal ou bom, ou se vai melhorar a performace, ele sim, deverá passar por vários testes e não é só fazer um over que tudo ficará bem, não é bem assim meu caro..

Abraços e até mais. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom Christian,

Eu não concordo com o Anjoed, vou dizer o porque....

Por que,não é só comum overclock que você sabe se o micro está mal ou bom, ou se vai melhorar a performace, ele sim, deverá passar por vários testes e não é só fazer um over que tudo ficará bem, não é bem assim meu caro..

Abraços e até mais. =)

Acho que você interpretou errado ou eu...Ele está reclamando da perda de desempenho em relação a configuração anterior. Perguntou se tinha como melhorar...é isso que foi entendido. Por isso, overclock seria a solução barata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

se você fala de desempenho, a frequência maior é melhor. No entanto, como eu sempre digo, custo x benefício.A diferença de desempenho entre eles, no seu caso, é considerável, mas deve ser um pouco mais caro.

Sua aplicação consome toda a memória ?Ou sobra ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom quando utilizo o render realmente posso consumir ate mais que isso.... mas o mais importante pra mim é performance... por exemplo se a performance e maior utilizando toda a ram ou não o tempo de render será menor.. se a performance for menos o tempo tera maior... então acho que trocar os 8gb 667 para 8gb 800 deve melhorar não sei... estou vendo com a loja quanto será a diferença de preço.

Pessoal obrigado pelo suporte, meu problema foi resolvido trocando o cooler do cpu, a temperatura estava muito alta, entre 80 e 90 caiu agora para 50. obrigado.. topico resolvido! preciso renomear o topico?

Esqueci, a performance das memorias estava ligada direto ao aquecimento do processador, o cooler antigo de cpu era de 4 pinos o conector, o que comprei era de 3 pinos tive que ligar como Fan AUX 3 há algum problema? se não ... podem fechar o topico obrigado novamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada no manual qual é a tensão desse conector. Se for igual, não há problema.

Obs.: Caso for igual, desligue o alarme da BIOS, pois algumas placas mães monitoram isso.

A tensão é a mesma sim, o quarto pino acho que é apenas o controle do fan, (que pena) e desabilitei o alarme, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...