Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber que a placa mãe está com defeito.


Mr Gigabyte

Posts recomendados

  • Membro VIP

(É SÉRIO)

- primeiro: faz algum barulho quando você aperta o botão? algum bipe? se não faz bipe nenhum...

- segundo: a fonte funciona? teste: tire ela fora do PC, depois dê um curto entre o pino "verde" e um "preto" do conector ATX. Se a fonte gira, não quer dizer muito, mas estourada, não está...a início...

- ...se você tem uma fonte sobrando, e esta está boa, use-a. Se não tem, vamos supor q esteja boa..e... dê uma olhada na placa. procure -olhando, cheirando, ouvindo. Cheirou bacon quando ligou? deu um bzzzzzzz... um dos capacitores (aquelas latinhas...) engordou, ou virou afrodescendente? mau... Mas, se tudo está na mais perfeita calma - limpe sua placa-mãe com pincel de crina, ou se for o caso, aspirador de pó - no mínimo... - pra tirar sujeira, e...

- quarto: limpe suas peças. Tire memória e placas de vídeo e modem, se tiver. limpe seus contatos cok borracha escolar. papel ofício pra dar brilho. reserve. (igual receita de bolo, hehe)... veja se o cooler (radiador+ventoinha) do processador está bom.rodar e estar entupido de sujeira é o mesmo q estar parado. desmonte o Cooler...

-quinto: Não sabe como fazer? olha aqui e acha o seu!

com tudo limpinho, remonte as peças - se você tiver manual, mantenha-o a seu lado - e RESETE a BIOS. No manual explica como afzer.

Se você não fez nenhuma cagada grande, você já poderá continuar os testes. Com tudo limpo, polido e escovado, religue o PC. Se, depois destes testes todos nada ocorrer,

- troque a placa de vídeo, arrume uma pra etstar;

- teste processador e vídeo em outro PC;

- Arrume outra fonte melhor pra etstar;

- Teste outra memória;

- chore, porque queimou mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

se você já sabe tudo daquilo q eu escrevi, porque pergunta "como eu sei que a placa mãe está funcionando normalmente ?" pra que eu saiba a resposta para isso daí que você perguntou, faço o procedimento que te descrevi. Não tem mágica, se é isso o que você quer saber. Teste. se não achou o problema, teste de novo. Até achar a falha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

sim, existem, mas... quando não as temos, vamos para a tentativa-e-erro... hoje em dia é mais fácil se fazer testes, mesmo porque a quantidade de material em desuso é grande, e acabamos tendo sempre alguma coisa para nos ajudar num teste, feito um vídeo PCI, um pente de memória pequeno, etc... o que não dá é esperar a resposta mágica que soluciona tudo... ou se compra uma PCCheck ou... testa-se peça a peça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o topico do colega...

Claudio, to instalando uma P5Q-E e ligo tudo certinho, processador ok, hd, video, fonte, está tudo ok.

Porém quando eu ligo na energia e ligo a chave da fonte, o pc não liga. Somente a mobo acende os leds do botões internos de reset e power e fica piscando. Não roda nenhum fan, não funciona o power do gabinete, não faz nada...

Agora estou na dúvida, mas acho que é a placa-mãe, pois não emite nenhum apito, fica estatico tudo, só piscando os leds desses botões internos da placa...

Será que é a placa mãe mesmo?:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

paradinho, né?

- olhou seu vídeo?

- Deu reset na Placa-mãe depois que montou? vê se o jumper está na posição correta.

- Viu se a memória está encaixada direito, se está limpa, sem marcas de gordura nos contatos ( nosso dedos são uma nojeira...)

- Fonte OK?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

paradinho, né?

- olhou seu vídeo?

- Deu reset na Placa-mãe depois que montou? vê se o jumper está na posição correta.

- Viu se a memória está encaixada direito, se está limpa, sem marcas de gordura nos contatos ( nosso dedos são uma nojeira...)

- Fonte OK?

Então, memorias são zeradas, a fonte é zerada também, uma corsair vx450.

A mobo acende 2 leds de power e reset que piscam de 5 em 5 segundos +/-, mas fica estática os fans, não bota não apita, não faz nada...

Vou desmontar tudo e conferir se tem algo com mal contato... Definitivamente não tenho sorte com Asus, segunda placa que me dá dor de cabeça... :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Dj!

Verdade, tinha esquecido, porque daqui di trampo não pode vacilar na net.

Então pessoal, resolvi o problema da minha mobo. Ela estava em curto com o gabinete. sábado eu peguei para resolver o problema e fiquei analisando, troquei a fonte corsair pela porca que veio com o gabinete e nada.

Dai eu reparei que os pinos que travam o cooler do processador estavam querendo se soltar e não conseguia fixar a mobo com todos os parafusos necessários, ficando muito mais alta perto do processador.

Foi quando notei que os pinos de fixação do cooler não tinham espaço livre para se acomodarem no gabinete. Dai notei que isso estava causando o problema, pois a placa estava com vários contatos, inclusive do socket 24p tocando na chapa de fixação do gabinete, causando o curto circuito. E para constatar, tomei um choque no nariz quando enfiei a cabeça no gabinete para tentar ver a fixação da mobo.

Como solução utilizei uns parafusos de plastico com travas, onde eles serviram de apoio para elevar toda a mobo e livrar os pinos do cooler da chapa. Fazendo isso, liguei novamente e pronto! O pc deu boot, rodou lisinho...

O que me deixou cabrero foi o fabricante do gabinete não perceber que essa fixação do cooler do C2D fica sobrando abaixo da mobo, causando interfeência na montagem. O correto era rebater mais alto as roscas ou fazer naquela região um recorte para livrar os pinos.

Mas depois de quebrar a cuca um pouco consegui resolver. :lol:

Valeu o pessoal que me deu um help ae! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Que bom, né? mas aí, val o aviso... gabinete é coisa q a gente compra mais pela beleza e quantidade de furos pra pôr cooler! heheh... tem de se ver estes detalhes, sorte mesmo que não espirocou tudo aí - já vi isso, e foi só um parafusinho... - e seu Pc está em pé, né? sorte aí e é o de sempre: com vontade e conhecimento tudo se resolve...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...