Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
dms_rj

KURUMIN 8.06/Insegurança na Instalação

Recommended Posts

Caros amigos, tentei ontem instalar no meu acer apire 4520 5582 o Kurumin

Só q parei na hora de fazer partição do HD

Meu hd é de 120Gb sendo 10 são pra memória oculta e duas particoes de 50 cada no sistema NTFS

então fiz na partição 1 q está o windows vista uma partição de 1/3 de 50 Gb para o linux deu cerca de 18 Gb.

Acontece q nao consigo proceder a partir daí, não há opção nesse programa de partição q eu possa transformar essa nova em NTFS e nao sei como transformá-la na partição q vai armazenar o Kurumin.

Me ajudem por favor =)

abraço e boa noite!

ps: Depois de ter feito a partição, eu fugi da instalação e entrei no windows, aconteceu que a partição 1 q era de 50gb ficou com 34Gb e a outra q seria de 16Gb não aparece mais!

Logo, nao desejo continuar sem um auxilio =]

grato de novo!

Editado por dms_rj
Detalhe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois do q você fez, aí você entra com o CD do Kurumin(boot) e formata a partição nova. Cuidado para não formatar a partição errada(windows ou dados).

Aí ele vai instalar o Kurumin e o Grub(para você escolher qual SO você quer usar cada vez q você entra). O instalador formata a partição do jeito certo para o Kurumin. Não precisa transformar manualmente antes da instalação. Instalou. Pronto. O que vem depois?

Aí quando você entrar no vista(depois de instalar o Kurumin), a partição de 50 vai continuar com 34(porque você tirou 16 pro Kurumin), e PODE aparecer um HD de 16 que "não está formatado"(o pedaço que estava sumido e agora tem o Kurumin). Na verdade ele vai estar formatado em um tipo de "sistema de arquivos" que o Windows não reconhece(ext3 por exemplo). Tem vez que o Win não reconhece o HD/partição em outro tipo de "sistema de arquivos", principalmente quando estão instalados no mesmo HD(mais comun em HDs particionados - que é o seu caso).

Quando estão em HDs diferente, PODE ser que reconhça o 'outro HD'/'partição do outro HD' como "não está formatado"(mais provável quando instalados em HDs diferentes). Aí você NÃO formata, pois o Linux está nele.

O que é MAIS PROVÁVEL de acontecer(não é 100%):

Ex A (seu caso): 1 HD particionado em 3: Win + Linux + Dados. Se você entra no win, ele reconhece a partição de dados, mas não reconhece a partição que está o Linux.

Ex B (caso comuns em pcs antigos): 2 HDs, 1 com windows, o outro particionado em Linux e Dados. Quando você entra no win, ele reconhece a partição de dados normalmente e reconhece a outra como "não está formatado"

OBSERVAÇÃO: Mesmo que o Windows reconheça o HD/partição onde está o Linux, o Windows não é capaz de ler o que tem nela. Para essa partição ser utilizada pelo Windows, tem q estar em NTFS ou FAT32. Daí o Windows fala que "não está formatado".

Espero ter ajudado.

Abraços e seja bem-vindo ao Linux

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dms_rj, de uma olhada também no tópico de duvidas freguentes, la tem um tópico que fala sobre a instalação do linux e criação de partições, provavelmente vai te ajudar muito =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigos! Observei também q na instalação o linux nao disponibiliza a opção de instalar em partição NTFS (que seria essa ainda sem formato)! Se por acaso eu fizesse com formato FAT32, mesmo sendo NTFS o sistema atual do windows ele reconheceria, certo?

Daí, no próprio windows eu poderia formatá-lo em NTFS e assim instalar o linux nesse formato!

será isso mesmo? ou eu evitaria q no boot eu nao tivesse as opções de escolha dos SO's?

Normalmente quando há mais de um SO aparece uma lista pra escolher, no caso eu estaria fazendo besteira?

e outra coisa, se eu resolvesse instalar o Linux na msma partição do windows, o q aconteceria?

Opa, não li o tal tópico ainda, vou ler!

Estou grato pela ajuda de vocês! e estou aqui na necessidade de informações! estou indo a esse tópico agora!!

valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×