Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
dms_rj

KURUMIN 8.06/Insegurança na Instalação

Recommended Posts

Caros amigos, tentei ontem instalar no meu acer apire 4520 5582 o Kurumin

Só q parei na hora de fazer partição do HD

Meu hd é de 120Gb sendo 10 são pra memória oculta e duas particoes de 50 cada no sistema NTFS

então fiz na partição 1 q está o windows vista uma partição de 1/3 de 50 Gb para o linux deu cerca de 18 Gb.

Acontece q nao consigo proceder a partir daí, não há opção nesse programa de partição q eu possa transformar essa nova em NTFS e nao sei como transformá-la na partição q vai armazenar o Kurumin.

Me ajudem por favor =)

abraço e boa noite!

ps: Depois de ter feito a partição, eu fugi da instalação e entrei no windows, aconteceu que a partição 1 q era de 50gb ficou com 34Gb e a outra q seria de 16Gb não aparece mais!

Logo, nao desejo continuar sem um auxilio =]

grato de novo!

Editado por dms_rj
Detalhe

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois do q você fez, aí você entra com o CD do Kurumin(boot) e formata a partição nova. Cuidado para não formatar a partição errada(windows ou dados).

Aí ele vai instalar o Kurumin e o Grub(para você escolher qual SO você quer usar cada vez q você entra). O instalador formata a partição do jeito certo para o Kurumin. Não precisa transformar manualmente antes da instalação. Instalou. Pronto. O que vem depois?

Aí quando você entrar no vista(depois de instalar o Kurumin), a partição de 50 vai continuar com 34(porque você tirou 16 pro Kurumin), e PODE aparecer um HD de 16 que "não está formatado"(o pedaço que estava sumido e agora tem o Kurumin). Na verdade ele vai estar formatado em um tipo de "sistema de arquivos" que o Windows não reconhece(ext3 por exemplo). Tem vez que o Win não reconhece o HD/partição em outro tipo de "sistema de arquivos", principalmente quando estão instalados no mesmo HD(mais comun em HDs particionados - que é o seu caso).

Quando estão em HDs diferente, PODE ser que reconhça o 'outro HD'/'partição do outro HD' como "não está formatado"(mais provável quando instalados em HDs diferentes). Aí você NÃO formata, pois o Linux está nele.

O que é MAIS PROVÁVEL de acontecer(não é 100%):

Ex A (seu caso): 1 HD particionado em 3: Win + Linux + Dados. Se você entra no win, ele reconhece a partição de dados, mas não reconhece a partição que está o Linux.

Ex B (caso comuns em pcs antigos): 2 HDs, 1 com windows, o outro particionado em Linux e Dados. Quando você entra no win, ele reconhece a partição de dados normalmente e reconhece a outra como "não está formatado"

OBSERVAÇÃO: Mesmo que o Windows reconheça o HD/partição onde está o Linux, o Windows não é capaz de ler o que tem nela. Para essa partição ser utilizada pelo Windows, tem q estar em NTFS ou FAT32. Daí o Windows fala que "não está formatado".

Espero ter ajudado.

Abraços e seja bem-vindo ao Linux

Compartilhar este post

Link para o post

dms_rj, de uma olhada também no tópico de duvidas freguentes, la tem um tópico que fala sobre a instalação do linux e criação de partições, provavelmente vai te ajudar muito =)

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado amigos! Observei também q na instalação o linux nao disponibiliza a opção de instalar em partição NTFS (que seria essa ainda sem formato)! Se por acaso eu fizesse com formato FAT32, mesmo sendo NTFS o sistema atual do windows ele reconheceria, certo?

Daí, no próprio windows eu poderia formatá-lo em NTFS e assim instalar o linux nesse formato!

será isso mesmo? ou eu evitaria q no boot eu nao tivesse as opções de escolha dos SO's?

Normalmente quando há mais de um SO aparece uma lista pra escolher, no caso eu estaria fazendo besteira?

e outra coisa, se eu resolvesse instalar o Linux na msma partição do windows, o q aconteceria?

Opa, não li o tal tópico ainda, vou ler!

Estou grato pela ajuda de vocês! e estou aqui na necessidade de informações! estou indo a esse tópico agora!!

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais