Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

problema: apenas slots do canal 2 funcionam, problema no controlador?


Dragum

Posts recomendados

minha k9a2 CF, hj nao deu boot pela tarde... após alguns testes, constatei que apenas os slots 4 e 2 (laranjas) funcionavam... tenho 3 memorias, as tres funcionam nos laranjas e nenhuma delas nos verdes... isso indica que um canal deve estar inativo... a duvida é... a placa tem capacitores solidos e aparenta ser robusta, seria possivel o processador ter "perdido" um canal de memoria?? o controlador fica no processador, e existe apenas um controlador de tensão para os 4 slots, sendo que apenas 2 funcionam... isso me deixou intrigado, imagino ser culpa do processador -e minha por abusar dele... (uso ele a 3200MHZ diariamente, mas zerei crysis warhead assim sem nenhum problema de instabilidade...) ou seria algum componente da placa??? tentarei testar outro processador neste computador assim que possivel, mas temo q nao seja algo estão breve... ingraçado que nao consigo numeros estão bons de over com apenas 1 canal... (3100)... por enquanto to usando 1,5GB apenas nos slots do canal 2 em single chanel

memorias:

kingston kvr800d5n2/512

kingston kvr800d5n2/512

kingston kvr800d5n2/1GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pts... uso as memorias de 2.05V a 2.2V mas ja usei 2.3V em situaçoes extremas de testes

é brisbane G2 (DO) 5200+ a 2,7Ghz original com 512MB de l2... uso ele a 1,48V a 1,52V com um HyperTX2 CoolerMaster (temps abaixo de 65º)

fonte é real 500W cooler master ExtreamPower

pena é perder os 2 slots!!! eu acho q n é a placa-mãe porque ela só tem uma bobina no regulador de tençao pros 4 slots (e 2 mostef, se n me ingano) intao, se fosse problema de alimentaçao, teria dado nos 4, e se fosse problema no slot, seria em apenas 1... o fato de ter dado o problema intercaladamente, ou seja apenas em 1 canal, me deixa mais convencido que o problema é o controlador de memoria (tomarta, pois um 4600+ X2 é uns 150 reais... ja essa placa (q ja saiu da garantia) uns 400... vou testar segunda numa ECS A780G-M BS... o cara tem duas kingston kvr800d2n5/1GB... posto as conclusoes

PS: obrigado pelas respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você testou só um memória em cada slot ou mais que uma? São 2 laranjas e 2 verdes, dual channel de fica nas mesmas cores, certo? Tipo duas memos nos laranjas fica em dual?

Se fica em dual eu imagino que não perdeu nenhum canal de memo, o cpu só tem 2 canais(acho que é isso, né?).

Pode se problema da placa(qual?), se possivel testa em outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

normalmente quando tem 2 cores de slot, quer dizer que a placa suporta dual channel, por exemplo 2 slots verdes e 2 slots amarelos, provalvelmente se você colocar 2 memorias nos amarelos e colocar 1 no verde n ira funcionar.. porque? porque a placa vai tentar fazer dual channel e você tem um numero par de memorias.. teste colocar 2 em uma cor.. se n funcionar coloque uma em cada cor(normalmente msi adota esse padrão) so que em todos os casos.. você perde 1 pente de memoria.. isso é se a sua placa fazer dual channel.. pra melhor orienta-lo.. especifique o modelo da sua placa

________________escrevi besteira acima__________________________

http://global.msi.com.tw/index.php?func=proddesc&maincat_no=1&cat2_no=&cat3_no=&prod_no=1333

coloque 2 pentes.. um em cada cor.. cada cor é um canal..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exatamente: sao duas cores intercaladas: verde/laranja/verde/laranja... mas todos os verdes pararam de funcionar e para ativar DC, deve-se colocar em um de cada cor (nas MSI é meio diferente das ASUS q se deve colocar na MESMA cor)

neste caso, ja que o slot 1 e 3 (verdes) pararam de funcionar, eu perdi o DC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

testes executados:

config 1:

(minha)

k9a2 cf

A x2 5600+

1x512 ddr2 800 + 1GB ddr2 800 krv kingston

config 2 (pra testes)

ecs a780gm-a

phenom x3 8450

2x1Gb ddr2 800

testes:

memorias teste: 2x1GB (config 2)

teste na config 1

slot 1: fail

slot 2: OK

slot 3: fail

Slot 4: OK

apos teste 1, retirei 5600 e coloquei 8450:

slot1: OK

slot2: OK

slot3: OK

slot4: OK

apos este teste, coloquei o 5600 na ecs para ter certeza q n foi afetada a placa-mãe (minha)

resultado:

slot 1: fail

slot 2: OK

slot 3: fail

Slot 4: OK

lembrando que os testes preliminares da ECS com o phenom foram>

slot1: OK

slot2: OK

slot3: OK

slot4: OK

a placa esta intacta

ja q o prob se repetiu, constatei q o precessador realmente perdeu um canal de memoria, mas q a placa-mãe ta boa, então, dos males o menor (150~)

a disconfiança se confirma... podemos constatar a partir disto que o over afetou parcialmene o controlador de memoria, mas que o prcessador se manteve, o que é um ponto muito interessante pois posso continuar jugando jogos e fazendo de td (sem o DC) até a aquisiçao do meu futuro processador....

obrigado pelos comentarios, e que fique como ensinamento a pessoas com mesmo problema...

pode trancar se quiser... se alguem quiser opinar, obrigado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...