Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Andask

Contador/Cronômetro de 0 à 9999

Recommended Posts

Olá pessoal!

Acabei de efetuar meu cadastro e já chego com problemas pra vocês, uhauhauhAHUAHU!

É o seguinte, gostaria de saber se alguém tem alguma noção de como eu faço um contador de 0 à 9999 utilizando o PIC 16F628A.

Fiz um curso BEM basicão, 24 horas, dessa belezinha ae. Mas me pediram para eu fazer um contador, de um jeito que eu simplesmente não sei como! :eek:

O contador deveria ter 3 botões, ae cada botão teria a sua função que vou colocar agora:

1 botão seria o botão do Start;

1 botão seria o botão de pause, retarna a contagem e se pressionado por 2 segundos deveria resetar a contagem do 0;

1 outro botão iria determinar se o a contagem fosse incrementada 0, 1, 2, 3... ou se seria decrementada 8,7,6,5, etc..

Ae isso deveria ser exibido em 4 displays de 7 segmentos.

Alguém tem alguma ideia de como eu faço isso? :eek:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu faria assim:

Utilizaria quatro registradores: unidade, dezena, centena e milhar.

Utilizaria o Timer 0 para obter o tempo entre os incrementos (no caso de contador crescente) do registrador da unidade, que quando atingisse o valor de 10, retornaria a 0 e incrementaria o registrador da dezena e assim por diante.

O botão de start escreveria 0 nos 4 registradores para o caso de contador crescente ou 9 se decrescente.

O botão de pause alteraria o valor de um bit de um registrador (flag) para que fosse testado pelo programa para definir se deve ou não incrementar/decrementar, havendo uma rotina para medir o tempo de pressionamento.

O botão para alterar entre crescente e decrescente também alteraria o valor de um flag.

Os displays seriam alimentador sequencialmente, através de um circuito auxiliar comandado por saídas do PIC.

Não é um projeto dos mais fáceis não.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é um projeto dos mais fáceis não.

É cara, tipo a lógica do programa eu até já sacava como ia ficar, tipo eu já brincava com programação, mas de PC mesmo sabe, e linguagens mais tranquilas, tipo C/C++ e Delphi.

Mas não sei como a banda toca em assembly! :S

Pior de tudo é que tipo, é um projeto que me pediram no serviço sabe, não tem como fugir! =/

Nossa cara não sei se isso vai te ajudar mas eu achei isso aqui:

http://www.biltek.tubitak.gov.tr/gelisim/elektronik/dosyalar/22/16f628a.pdf

é o datasheet desse PIC mas está em inglês veja se você entende.Falou

valeu pela ajuda ae cara, eu até já tinha o Data Sheet, mas beleza! =]

O problema mesmo tá sendo fazer o bichinho rodar do jeito que eu quero.

Editado por Andask

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm....

Vou dar uma olhada, no curso eu ganhei um livro também, "Desbravando o PIC" to começando a ler ele, vamos ver o q q sai! :o

Compartilhar este post

Link para o post

Salve, Andask.

Pelos comentários que eu vejo em outros fóruns, um bom compilador de C pros PICs, é o da MikroE:

http://www.mikroe.com/

Experimenta lá.

Se seu MCU tiver uma entrada de contador externo (pino), e um contador de 16 bits, fica bem facinho. Se só tiver contador de 8 bits, a lógica seria colocar o cara pra contar os 256 eventos, gerar uma interrupção e incrementar uma variável na interrupção, até chegar no valor que você precisa.

ehehehehehehe Com 8051 e AVR, isso daí é dois palitos.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais