Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Balasjk

Overclock P5N-D com E4300

Recommended Posts

Como podem perceber sou novo por aqui, e sou novo em overclock.

Sempre tive muito medo de fazer overclock e nunca tive também peças suficiente para isso.

Mas agora estou com a necessidade da fazer, pois montei um computador na seguinte configuração:

mobo P5N-D, cpu E4300, 2x2gb de memoria de 800ghz da Samsung, 9600gt da ECS com accelero em SLI, fonte satelitte de 600w, HD sata de 80gb, DVD da LG

Montei tudo e liguei o computador com windows XP 32-bits, e vi que tinha apenas 3gb de memoria, bom isso é normal, coloquei os drives mais recentes e tal, e já coloquei o benchmark 2006, e obtive um score de 7mil e poucos, modo sli ativado pelo painel da nvidia e tudo, o meu queixo caiu no chão um lixo em relação as pesquisas que fiz com essas placas de videos.

Bom achei que fosse o XP formatei e coloquei o VISTA 32bits, e piorou um pouco mas ficou dentro dos 7mil de score.

Bom começou a saga em achar alguma configuração fora do standard para acelerar um pouco mais.

Comecei pela placa mãe e vi a opção de overclock de 20%, coloquei isso e o score do 3dmark2006 subiu para 9800 ponto.

Acredito que o processador na configuração original não aguenta as placas.

Agora tentei aumentar o meu processador para 2.4ghz e não consigo configurar, aumentei para 2,4ghz mas o score no 3dmark ficou em 8000 ponto, o que observei que a Vcore está menor de 1,325V ele fica em torno de 1,28v e tal.

Eu sei que tem bastante forum com relação a over, mas acredito que o meu caso seja um pouco mais detalhado, por eu não saber nada de over, já li muito sobre over mas não sobre como configurar uma P5N-D com E4300.

Espero ter explicado a minha situação e gostaria de uma ajuda de vocês sobre o meu problema, pois acredito que consigo pelo menos passar os 10k ponto no 3dmark2006

Abraço e aguardo respostas

Editado por Balasjk

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

-Você pode ter vários problemas com acertos e configurações, mas, o maior deles é sua fonte de alimentação.

-Essa fonte não é o suficiente para seu equipamento e muito menos overclocar. Está correndo risco.

-Se está começando na técnica de overclocar, comesse com o pé direito, troque a fonte. Eu já fui mordido por uma "boa" fonte da Satélite hehe.

-Espere por mais opiniões e leia o tópico fixo sobre as regras AQUI.

Boa sorte.

Editado por Ribeiro
Alterar link

Compartilhar este post

Link para o post

Certo vou estudar mais um pouco sobre fonte, mas essa fonte é recomendada pelo próprio "Clube do Hardware" foi por isso que eu comprei.

-Conclusões finais da matéria sobre a fonte Solytech SL-8600EPS

"Em resumo, os comentários negativos a respeito desta fonte de alimentação em fóruns da internet são puras especulações, baseadas no passado da Solytech e não em testes atuais."

E pelo que li ela tem proteção, bom se for queimar, queima a fonte (eu acho).

O que eu queira era umas dicas de um over baixo, eu coloquei a 20%, opção da própria placa-mãe e ficou bem melhor subiu no 3dmark06 de 7k para 9k em sli, mas acho que dá para melhorar mais, mas para isso preciso configurar o over para alcançar. e é ai que eu não sei.

Conto com a sua ajuda

Abraço

valeu pela dica da fonte, realmente vou me aprofundar sobre o assunto

Compartilhar este post

Link para o post

-Pois é se eu sou um fabricante e vou enviar um produto, meu, para ser testado e ser feita uma divulgação da bateria do teste, certamente eu iria enviar um produto inspecionado até a quantidade de filamentos de dentro de cada fio para não haver erros...

-Como eu disse acima "Eu já fui mordido por uma "boa" fonte da Satélite" e olha que não foi uma fonte qualquer da Satélite, dessas de 20U$.

-Fiquei com o pé atrás dessa fonte por ter vindo com componente mau soldado de fábrica; quase queimou tudo. Componente mau soldado é falta de rigor na montagem e falta de rigor na montagem é igual problema. Pode ser um caso isolado, mas, cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça.

-Eu não recomendo a fonte, o Clube do Hardware recomendou pelo que pegou, testou e passou no teste deles, a minha não passou... Não passou por erro de montagem, isso para mim é pior que fonte com componente ruim.

-Para mim ribeirocross é desaprovada e não recomendo, por isso eu disse "-Espere por mais opiniões".

Abraço e boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza concordo com voce, se tivesse passado por essa situação também iria dizer a mesma coisa.

Mas o problema que eu precisava montar o pc e procurei muito, mas ninguém dava uma resposta satisfatória sobre o assunto ai tomei por base essa fonte relativamente barata e indicada pelo Clube do Hardware.

Bom, ontem coloquei o processador a prova, a minha mobo veio com alguns programas de overclock onde através deles consigo aumentar a sua potencia.

Eu sei que, mandei o meu cpu para 2700mhz e ele ficou quietinho sem pau, rodando lizinho, e cheguei a fazer os 10k desejados no 3dmark06, mas sem AA e com a resolução a 1024x768, um pecado mas foi a unica forma que encontrei de atingir mais de 10k no 3d.

Mas a temperatura do cpu subiu perto dos 60c ai abaixei ele para 2400mhz ficou bom mas não passou de 10k.

com resolução de 1280x1024 e cpu a 2400 cheguei apenas a 9k.

Hoje encheu o saco e sai para comprar um Q6600, agora sim cheguei mais de 13k sem over tudo em stock.

Coloquei o Crisys e coloquei tudo no very high, resolução de 1024x768, sem filtro, rodou lizinho sem problemas, vou testar agora com alguns X´s de AA.

Espero que a fonte não de problema

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

-Certo também espero que tebha sorte com a fonte.

-Se você não passou seu E4300 a base de troca pelo Q6600, venda o E4300 e providencie outra fonte; sua configuração está muito boa, pelos resultados, para ficar na dúvida.

Só opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente vou pensar com carinho com relação a fonte.

Vê se voce pode me ajudar em outro assunto, eu estou com 4gb de memória, mas não consigo coloca-la em dual-channel, ela são Samsung (chip)

É alguma configuração ou a memória não suporta a modalidade?

Compartilhar este post

Link para o post

-É muito provável que seja a memória. O Dual é ativado automaticamente quando os módulos são instalados nos slot certo.

-Tem como você arrumar outras memo para fazer teste?

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é vou tentar localizar, mas acredito que não, mas me diz se existe muita diferença entre dual e single? e me fale mais uma o Q6600 aquenta um over de 20%?

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

-Na verdade o Dual Channel dobra a banda de transferência, mas, esse 100% reflete muito pouco nos aplicativos, uns se beneficiam mais outros menos.

-Desses que mais se beneficiam, atingem ganhos de no máximo 8%, então, não devemos "enlouquecer" por causa do Dual...:D Uma boa placa mãe e bom chipset fazem uma baita Diferença.

-Quanto ao over de 20% no Q6600 teoricamente sim até mais, mas, isso é relativo ao conjunto; para uso no dia-dia nem há necessidade de overclocar um Q6600.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

valeu Ribeirocross,

Acho também que nem vou mexer nessa historia de over devido a pulga atras da orelha com relação a fonte, a única coisa que me deixou um pouco triste é que ainda não consigo jogar crisys no very high trava um pouco e eu detesto jogar travando mesmo que seja minimo.

Tive que abaixar para high sem filtro algum.

Mas estou jogando battlefield 2 na moleza sem problema tudo no high.

Abração e obrigado pela paciencia comigo

Compartilhar este post

Link para o post

-Tem que ver se é falta de processamento ou VGA ou driver da VGA.

Você pode fazer alguns testes com outros drivers para ver o desempenho, driver é um caso sério, tem que testar vários dele.

-É assim na prática: Um determinado driver pode funcionar perfeitamente em uma 9600GT e obter rendimento muito bom em um determinado conjunto, mas, o mesmo driver e mesma VGA em outro conjunto pode não casar muito bem e o rendimento pode não ser o mesmo; por isso testes são importantes, nem toda configuração por mais parecida que seja é exatamente igual.

-Testes com outros drivers alem do que está usando e use o Aquamark como referencia. Pelo aquamark da para ter uma noção do gargalo, se CPU ou VGA.

-Teste quando puder e poste o resultado.

Outro abraço e se precisar estamos ai hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Surgiu uma duvida: é o Aquamark 3 mesmo aquele de 62mb, será que ele vai rodar no vista 64bits?

Ele ainda é referencia para testes? desculpe o meu desconhecimento

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Vixi colega eu nunca rodei o Aquamark no Vista hehe, nem prestei a devida atenção que você estava com o Vista...

Faz assim: O teste mais preciso que se pode fazer, no caso de jogo e no seu caso, é testar diretamente com o próprio jogo.Troque o driver e faz os testes.

Eu gosto do Aquamark por ser rápido no teste e dar as pontuações.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, não pode ser 3dmark06 ou vantage?, esse é na hora pois eu ja tenho instalado.

Como faço para colocar fotos por aqui?

Mesmo assim vou tentar colocar o aquamark 3

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser sim...

Nem precisa colocar as fotos, rode o programa com os mais variados drivers, anote a pontuação de cada teste com determinado driver e veja qual obteve melhor rendimento.

Anote tudo e poste aqui.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem a noite estava muito quente, e quando comecei os testes recebi um alerta de temperatura da minha mobo, que estava a 48ºc, onde o padrão é 45ºc, cancelei os testes por hora para verificar se está certo a elevação da temperatura dessa forma.

A questão é até quanto é uma temperatura segura para a mobo operar? voce pode me dizer?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Opa!

-Eu sou aquele tipo de pessoa que passa longe de deixar algum componente chegar perto do limite da temperatura. Temperatura tem que ficar a mais baixa possível dentro do possível:D.

-Seu chipset trabalha tranquilo em 48 ou 50ºC, mas, como existe meio de baixar essa temperatura, é melhor faze-lo.

-Procure ventilar melhor seu gabinete e veja se resolve.

-Veja se o dissipador do chipset é passivo, se for, compre um não passivo e troque. Dissipador de chipset é barato e ajuda muito.

-Se quiser fazer teste para verificar a ventilação interna do seu gabinete, coloque um ventilador de mesa do lado dele, sem a tampa lateral, e veja como ficam as temperaturas. Com o ventilador do lado você fará todos os testes tranquilamente.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom fiz um primeiro teste com o driver da placa de video nvidia 2.1.270 para vista 64bits o no 3dmark06 o resultado foi:

score 11673

sm2.0 4686

sm3.0 5417

cpu 3267

Agora no 3d mark vantage o resultado foi:

3dmark score P8674

gpu 7299

cpu 19945

na opção performance.

Todos com resulução 1280 x 1024

Espero ter atingido um bom resultado, agora vou verificar outro driver para vista 64bits e informo

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Over no cpu filho! Ate com 3.0 vai ser difícil de tirar leite do SLI!

Para SLI é eternamente recomendado processadores Quadcore!

-Pois é se eu sou um fabricante e vou enviar um produto, meu, para ser testado e ser feita uma divulgação da bateria do teste, certamente eu iria enviar um produto inspecionado até a quantidade de filamentos de dentro de cada fio para não haver erros...

-Como eu disse acima "Eu já fui mordido por uma "boa" fonte da Satélite" e olha que não foi uma fonte qualquer da Satélite, dessas de 20U$.

-Fiquei com o pé atrás dessa fonte por ter vindo com componente mau soldado de fábrica; quase queimou tudo. Componente mau soldado é falta de rigor na montagem e falta de rigor na montagem é igual problema. Pode ser um caso isolado, mas, cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça.

-Eu não recomendo a fonte, o Clube do Hardware recomendou pelo que pegou, testou e passou no teste deles, a minha não passou... Não passou por erro de montagem, isso para mim é pior que fonte com componente ruim.

-Para mim ribeirocross é desaprovada e não recomendo, por isso eu disse "-Espere por mais opiniões".

Abraço e boa sorte.

Pena você ter tido azar

Ex-GTX260 192sp (620/2160) aqui com o ex-E2160 a 3.4Ghz segurou de boas, isso que deixei uma tarde no prime95 para confirmar.

Mas confesso que ainda nao confio 100% nela.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais