Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura X2 4800 chega a 120ºC


blener_16

Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite,

Montei um PC X2 4800, mas toda vez que abro algo pesado (converter vídeos, renderizar, jogos 3D) o processador começa a esquentar de mais, e muitas vezes alcançando os 120ºC e desligando sozinho.

Já troquei o cooler que era da AMD e fazia 3000RPM para um de 4000RPM, mas quase não adiantou de nada.

O PC está totalmente aberto o que dificulta um diagnóstico de não estar entrando ar.

Estou procurando uma solução não muito cara pra isso, e agora to entre um cooler de 5000RPM ou um dissipador de cobre, mas não sei bem o que usar.

Até comprei uma placa de vídeo para ver se ele parava de esquentar quando jogo, mas só me deu uns 2 minutos a mais.

A pasta termica dele ta boa, não muito exagerada e nem muito pouca.

Não sei se pode ser a fonte q ta enviando energia de mais, mas isto é possível? e fazer o pc esquentar apenas quando jogo ou faço algo pesado?

To tentando resolver isto antes que meu processador vá pro saco, segue abaixo umas informações do PC tiradas do Everest:

Placa mãe:

Tipo de processador DualCore AMD Athlon 64 X2, 2500 MHz (12.5 x 200) 4800+

Nome da Placa Mãe Gigabyte GA-M61SME-S2L v2 (2 PCI, 1 PCI-E x1, 1 PCI-E x16, 2 DDR2 DIMM, Audio, Video, LAN)

Chipset da Placa Mãe nVIDIA nForce 6100-405, AMD Hammer

Memória do Sistema 1024 MB (DDR2-800 DDR2 SDRAM)

Tipo de BIOS Award Modular (01/23/08)

Porta de comunicação Porta de comunicação (COM1)

Porta de comunicação Porta de Impressora (LPT1)

Monitor:

Adaptador gráfico NVIDIA GeForce 8500 GT (512 MB)

Adaptador gráfico NVIDIA GeForce 8500 GT (512 MB)

Acelerador 3D nVIDIA GeForce 8500 GT

Multimídia:

Adaptador de som Realtek ALC662 @ nVIDIA MCP61 - High Definition Audio Controller

Armazenamento:

Controladora IDE Controlador de canal duplo padrão PCI IDE

Controladora IDE NVIDIA MCP61 Serial ATA Controller

Controladora "Storage" Iniciador Microsoft iSCSI

Disco rígido Generic USB CF Reader USB Device

Disco rígido Generic USB MS Reader USB Device

Disco rígido Generic USB SD Reader USB Device

Disco rígido Generic USB SM Reader USB Device

Disco rígido MAXTOR S TM3250310AS SCSI Disk Device (232 GB)

Disco rígido RockChip USB SD USB Device

Disco rígido RockChip USB MP3 USB Device (964 MB, USB)

Drive óptico TSSTcorp CDDVDW SH-S202J ATA Device (DVD+R9:16x, DVD-R9:12x, DVD+RW:20x/8x, DVD-RW:20x/6x, DVD-RAM:12x, DVD-ROM:16x, CD:48x/32x/48x DVD+RW/DVD-RW/DVD-RAM)

Status dos discos rígidos SMART Desconhecido

Partições:

C: (NTFS) 119993 MB (83953 MB livre)

D: (NTFS) 118471 MB (5689 MB livre)

Tamanho total 232.9 GB (87.5 GB livre)

Dispositivos de entrada:

Teclado Standard 101/102-Key ou Microsoft Natural PS/2 Keyboard

Mouse Mouse compatível com PS/2

--------------------------------------------------------------------------

Propriedades da CPU:

Tipo de processador DualCore AMD Athlon 64 X2, 2500 MHz (12.5 x 200) 4800+

Alias da CPU Brisbane

CPU Stepping BH-G2

Conjunto de instruções x86, x86-64, MMX, 3DNow!, SSE, SSE2, SSE3

Velocidade de clock original 2500 MHz

Multiplicador Mín / Máx da CPU 4.0x / 12.5x

Engineering Sample Não

Código de cache L1 64 KB per core (Parity)

Dados de cache L1 64 KB per core (ECC)

Cache L2 512 KB per core (On-Die, ECC, Full-Speed)

Multi CPU:

ID da Placa Mãe OEM00000 PROD00000000

CPU #1 AMD Athlon 64 X2 Dual Core Processor 4800+, 2511 MHz

CPU #2 AMD Athlon 64 X2 Dual Core Processor 4800+, 2511 MHz

Informação física sobre a CPU:

Tipo do componente 940 Pin uOPGA

Tamanho do componente 4.00 cm x 4.00 cm

Transístores 154 milhão(ões)

Tecnologia utilizada 10Mi, 65 nm, CMOS, *****, DSL SOI

Tamanho interno 126 mm2

tensão do núcleo 1.100 - 1.375 V

tensão de entrada/saída 1.2 V + 2.5 V

Potência máxima 65 - 76 W (depende da velocidade do clock)

--------------------------------------------------------------------------

Propriedades da Placa Mãe:

ID da Placa Mãe 01/23/2008-NV-MCP61-6A61KG08C-00

Nome da Placa Mãe Gigabyte GA-M61SME-S2L v2

Propriedades do Bus principal:

Tipo de Bus AMD Hammer

Clock real 200 MHz

Clock efetivo 200 MHz

"HyperTransport Clock" 1000 MHz

Propriedades da memória do Bus:

Tipo de Bus DDR2 SDRAM

Largura de bus 64 bits

DRAM:Proporção FSB CPU/7

Clock real 359 MHz (DDR)

Clock efetivo 718 MHz

Banda 5740 Mb/s

Informação física sobre a Placa Mãe:

Sockets/slots de CPU 1 Socket AM2

Slots de expansão 2 PCI, 1 PCI-E x1, 1 PCI-E x16

Slots de RAM 2 DDR2 DIMM

Dispositivos integrados Audio, Video, LAN

Forma Micro ATX

Tamanho da Placa Mãe 220 mm x 240 mm

Chipset da Placa Mãe nForce6100-405

Fabricante da Placa Mãe:

Nome da empresa Gigabyte Technology Co., Ltd.

--------------------------------------------------------------------------

E como a fonte não mostra:

Fonte Coletec

Model: LC-8460BTX S

Ela é ATX 450W, mas reais acho que são 435W.

--------------------------------------------------------------------------

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o seu processador chegasse a 120°C, ele já teria queimado, o fan do dissipador derretido. Essa temperatura está errada, pode ter certeza. Nenhum processador aguenta 120°C.

A temperatura que ele chega está correta sim, o fan do dissipador não derrete pois acho que a temperatura não esta sendo muito bem dissipada por isso preciso saber se alguem sabe o que seria melhor para este caso, e o processador só chega a começar a queimar se ele passasse disto, e a AMD colocou um auto dispositivo embutido que quando ele alcança 120 ele desliga, e eu já vi ele desligar várias vezes do nada quando essa temperatura era alcançada. E também pedi para o POST da BIOS apitar quando alcançar 90ºC, e basta 10 minutos jogando para ele apitar e se não paro ele desliga novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Volto a falar que isso tá errado. Se o processador chegasse a 120°C iria queimar. Nenhum aguenta tudo isso. Faz o seguinte: Quando chegar em 120°C coloca dedo no dissipador do processador.

Huahuahuuhahuauh ta loco home xD

Indicando o cara a fazer isso xD, se ele REALMENTE chegar aos 120º citados o cara vai ter uma queimadura gostosa no dedo hauhauhauhuhauauhauhau maldade hein huauhauhahuahuhuauha.

Sério amigo, o que pode estar acontecendo ai é alguma falha de comunicação entre processador e os outros dispositivos podendo gerar uma falha na "leitura da temperatura". Ou seu processador pode ter vindo com algum problema. Ou não sei mesmo xD

Espere algumas opiniões a mais pra tirar alguma conclusão e também tomar alguma providência. Espero poder ter ajudado, e quando tiver a resolução do problema posta ai pra galera saber o que virou beleza.

Abrassssssssss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu estava com o mesmo problema que você. Ao tentar converter algum vídeo, descompactar algum arquivo muito grande, ou qualquer outra coisa que demandasse um uso intenso da CPU, a temperatura atingia os 100~120ºC e o computador desligava automaticamente. Estava usando o cooler que acompanha o processador, o dito "BOX". O dissipador deste cooler é todo de alumínio e o fan é bem pequeno. Resolvi comprar um cooler novo. Optei pelo TX2, da Cooler Master:

8aehq8w.jpg

Agora, o processador não passa dos 32ºC, mesmo em dias quentes ou rodando alguma coisa que demande muito processamento.

Acredito que um cooler novo resolva seu problema. :)

PS: O meu processador é exatamente igual ao seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a sei la eu tb cho q a leitura ta errada....

olha o maximo q o seu pode chega https://www.clubedohardware.com.br/artigos/645/9

mano eu acho q a essa altura ja teria queimado faz tempo.... deve se leitura errada sim, o meu athlon x2 6400+ com cooler box chega a 40c e 50c full.

essa leitura ae ta errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu estava com o mesmo problema que você. Ao tentar converter algum vídeo, descompactar algum arquivo muito grande, ou qualquer outra coisa que demandasse um uso intenso da CPU, a temperatura atingia os 100~120ºC e o computador desligava automaticamente. Estava usando o cooler que acompanha o processador, o dito "BOX". O dissipador deste cooler é todo de alumínio e o fan é bem pequeno. Resolvi comprar um cooler novo. Optei pelo TX2, da Cooler Master:

8aehq8w.jpg

Agora, o processador não passa dos 32ºC, mesmo em dias quentes ou rodando alguma coisa que demande muito processamento.

Acredito que um cooler novo resolva seu problema. :)

PS: O meu processador é exatamente igual ao seu.

aí valeu pela dica, tava com medo mesmo de comprar um dissipador que não valesse nada.

E quanto a leitura está correta sim, usei um medidor de temperatura do gabinete de um amigo meu e a base do dissipador ficava na casa dos 100ºC antes de desligar, o problema é que as arestas, ou sei lá como se chama a parte em que eu conecto o cooler ficava nem nos 40ºC, Dissipador vagabundo de alumínio é ****.

valeu pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim não é nada de leitura errada nem problema com cooler ou o dissipador: é má instalação do dissipador.

Vocês tem que parar de achar que é SEMPRE necessário trocar o cooler stock que vem com os processadores. Essa mania maluca de brasileiro que generaliza tudo, tal qual fizeram com os estabilizadores, que embora sejam totalmente desnecessários, todo mundo acha que é obrigado a ter um.

Se o cooler que vem com o processador não aguentasse dissipar o calor em condições normais, choveria processo em cima de quem vendesse tal aberração.

Não tenho nenhuma dúvida de que o dissipador, seja lá qual for, está mal instalado e que por isso a temperatura sobe a esses extremos no processador enquanto o próprio dissipador não tem a sua temperatura elevada. Pode comprar o dissipador que for, se não instalar direito com correta aplicação de pasta térmica e bem firme junto ao die do processador, vai continuar dando problema até queimar o equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

99,99999% de chances de ser excesso de pasta térmica ou ma instalação.

E outra, minha fan um dia desses simplesmente nao ligou!

Ele foi à 110 graus, desligou e não derreteu o fan não.

No dedometro acusava "Tira o dedo daí logo antes que queime e faça uma megabolha" então acho que tava a 110 grau sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos acabar com esses achos... Teu processador não chegou à 120ºC nem fud..ndo!!! No teste do "dedômetro" com alguma coisa à 120ºC você sentiria o calor mesmo antes de tocar no dissipador. Das duas uma: a leitura tá errada ou a leitura tá errada. O que disseram antes procede: se teu process. chegar a uma temperatura superior a sua máxima ele desliga após alguns segundos. Mesmo que nesse segundos ele continuasse aquecendo e chegasse a temps. mais altas ele desligaria pelo theshold para não queimar. Seu process. é Brisbane e deve ser um ADO4800IAA5DO (se não for olhe nesse link: http://fab51.com/cpu/guide/opn-am2-e.html) e com isso sua temp. máxima é 68ºC. Depois disso ele até vai um pouco mais (uns 80ºC no máx.) e depois desligaria.

você já de ter verificado:

*Vcore;

*instalação do dissipador (cooler);

*pasta térmica;

Se estiver tudo OK, tenta testar em outra MOBO pra ter certeza que não é ela que tá te ferrando ou lendo errado. Caso o resultado seja igual: Troca esse processador porque tá bichado.

Forget it!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...