Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
linuxwac

Entendenda o HD

Recommended Posts

Veja: Em quais circunstâncias devo formatar o HD? O que é formatar? E os Bad blocks o que são e como resolver? O que é a partição? O que é rótulo do disco?:confused:

Vamos entender o HD de uma forma simples.:eek:

No modo lógico (PCB) o HD se compõe de rótulo, partição e formatação.

Um HD quando se compra vem já formatado, isto quer dizer que vem com um rótulo, uma partição e uma formatação.

O rótulo é a primeira fase de preparação de dados;

Sobre ela é colocada a partição, onde divide o HD em setores;

E em seguida a formatação que divide a partição em setores, trilhas e cilindro.

Bad blocks o que são e como resolver?

O HD quando testado na fábrica já vem com bad blocks (não existe hd sem bad blocks) só que marcados e ocultos (por isso que um HD quando se usa percebe-se que tem uma capacidade menor do que indicado).

Com o uso, por uma instabilidade ou interferência, a cabeça se obriga a fazer diversas tentativas de leitura, inclusive reduzindo a velocidade de giro e quase sempre gerando o bad block.

Os HDs atuais são capazes de marcar automaticamente os setores defeituosos numa area do disco chamada defect map.

Uma vez criado, quando a cabeça tenta passar por ele, tenta recuperá-lo causando maior demora ou inconsistência do sistema.

Neste caso, é interessante formatar o HD para que a cabeça passe diretamente sobre esse erro, ignorando-o.

Importante acentuar que quando começam a aparecer esses bad blocks, significa que está na hora de se pensar em um novo HD, pois esse erro é quase sempre irrecuperável mesmo com uma formatação de baixo nível.

O que é formatar?

A formatação é a forma lógica de se reescrever as trilhas e setores da partição, simplesmente apagando-a (formatação rápida) ou realmente reescrevendo-a (formatação completa) sem realoca-la.

Como os mais entendidos sabem que um vírus pode se alojar entre esse setores e/ou trilhas, a formatação nem sempre é eficaz, podendo ainda deixa-los para que numa oportunidade voltem ao nosso convívio e baguncem tudo.

O que é a partição?

A partição é a base para a formatação.

Do ponto de vista do sistema operacional, cada partição é uma unidade separada, entendendo como se houvessem um,dois ou mais discos rígidos instalados.

Cada partição possui seu próprio diretório raiz e sua formatação.

As informações sobre o número de partições, localização no disco, e o espaço ocupado, são armazenadas na tabela de partição, que compartilha o primeiro setor do disco com o setor de boot.

Quando se reparticiona o HD, então se retira os setores e trilhas sendo obrigado a refazer o processo da formatação, criando-se novos setores e trilhas, acabando em 90% os riscos de vírus persistentes entre esses setores e trilhas como já foi dito.

O que é rótulo do disco?

O rótulo do disco é a base para a colocação da partição e formatação.

Quando faço um trabalho de limpeza, em primeiro lugar faço o backup dos dados para outro HD, a verificação de vírus, back doors, spywares e trojans neste segundo HD, seguido da troca do rótulo do disco do primeiro, colocação da partição e sua formatação, instalação do S.O., e recolocação do backup garantindo em 100% a limpeza do hd.

Espero que possa ter ajudado, ficando disponível a inserção de novos dados pelos moderadores e/ou por quem mais entender.

Abraço a todos. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal colega, ficou bem objetivo e claro.

Aqui tenho uma dúvida q gostaria de lhe perguntar, se me permite. É em relação ao tamanho e característica da partição q você cria, como gentilmente revelou.

Como seria essa partição? O tamanho é mais relativo ao tamanho HD ou é mais próximo a valores padrão nos diferentes sistemas? Claro q existem várias formas de uso, mas deve haver uma margem de escolha para a partição. E nessa partição você instalará todos seus programas, além do SO, ou não?

Pelo q estou entendendo, não há certezas nesse campo, mas acho q ainda podemos aprender muito aqui sobre como obter a maior performance no dia-a-dia do micro ligado e HD rodando.... obrigado, e parabéns pela iniciativa!

um abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×