Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entendenda o HD


linuxwac

Posts recomendados

Veja: Em quais circunstâncias devo formatar o HD? O que é formatar? E os Bad blocks o que são e como resolver? O que é a partição? O que é rótulo do disco?:confused:

Vamos entender o HD de uma forma simples.:eek:

No modo lógico (PCB) o HD se compõe de rótulo, partição e formatação.

Um HD quando se compra vem já formatado, isto quer dizer que vem com um rótulo, uma partição e uma formatação.

O rótulo é a primeira fase de preparação de dados;

Sobre ela é colocada a partição, onde divide o HD em setores;

E em seguida a formatação que divide a partição em setores, trilhas e cilindro.

Bad blocks o que são e como resolver?

O HD quando testado na fábrica já vem com bad blocks (não existe hd sem bad blocks) só que marcados e ocultos (por isso que um HD quando se usa percebe-se que tem uma capacidade menor do que indicado).

Com o uso, por uma instabilidade ou interferência, a cabeça se obriga a fazer diversas tentativas de leitura, inclusive reduzindo a velocidade de giro e quase sempre gerando o bad block.

Os HDs atuais são capazes de marcar automaticamente os setores defeituosos numa area do disco chamada defect map.

Uma vez criado, quando a cabeça tenta passar por ele, tenta recuperá-lo causando maior demora ou inconsistência do sistema.

Neste caso, é interessante formatar o HD para que a cabeça passe diretamente sobre esse erro, ignorando-o.

Importante acentuar que quando começam a aparecer esses bad blocks, significa que está na hora de se pensar em um novo HD, pois esse erro é quase sempre irrecuperável mesmo com uma formatação de baixo nível.

O que é formatar?

A formatação é a forma lógica de se reescrever as trilhas e setores da partição, simplesmente apagando-a (formatação rápida) ou realmente reescrevendo-a (formatação completa) sem realoca-la.

Como os mais entendidos sabem que um vírus pode se alojar entre esse setores e/ou trilhas, a formatação nem sempre é eficaz, podendo ainda deixa-los para que numa oportunidade voltem ao nosso convívio e baguncem tudo.

O que é a partição?

A partição é a base para a formatação.

Do ponto de vista do sistema operacional, cada partição é uma unidade separada, entendendo como se houvessem um,dois ou mais discos rígidos instalados.

Cada partição possui seu próprio diretório raiz e sua formatação.

As informações sobre o número de partições, localização no disco, e o espaço ocupado, são armazenadas na tabela de partição, que compartilha o primeiro setor do disco com o setor de boot.

Quando se reparticiona o HD, então se retira os setores e trilhas sendo obrigado a refazer o processo da formatação, criando-se novos setores e trilhas, acabando em 90% os riscos de vírus persistentes entre esses setores e trilhas como já foi dito.

O que é rótulo do disco?

O rótulo do disco é a base para a colocação da partição e formatação.

Quando faço um trabalho de limpeza, em primeiro lugar faço o backup dos dados para outro HD, a verificação de vírus, back doors, spywares e trojans neste segundo HD, seguido da troca do rótulo do disco do primeiro, colocação da partição e sua formatação, instalação do S.O., e recolocação do backup garantindo em 100% a limpeza do hd.

Espero que possa ter ajudado, ficando disponível a inserção de novos dados pelos moderadores e/ou por quem mais entender.

Abraço a todos. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal colega, ficou bem objetivo e claro.

Aqui tenho uma dúvida q gostaria de lhe perguntar, se me permite. É em relação ao tamanho e característica da partição q você cria, como gentilmente revelou.

Como seria essa partição? O tamanho é mais relativo ao tamanho HD ou é mais próximo a valores padrão nos diferentes sistemas? Claro q existem várias formas de uso, mas deve haver uma margem de escolha para a partição. E nessa partição você instalará todos seus programas, além do SO, ou não?

Pelo q estou entendendo, não há certezas nesse campo, mas acho q ainda podemos aprender muito aqui sobre como obter a maior performance no dia-a-dia do micro ligado e HD rodando.... obrigado, e parabéns pela iniciativa!

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...