Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É bom este circuito amplificador??


-X2-

Posts recomendados

Estou montando um amplificador para guitarra to pensando em algo 100 a 150W , dai achei este esquema aqui:

150wfo2.th.jpgthpix.gif

Mas tô na dúvida se monto ele ou não, pois ele não tem proteção nenhuma contra curto na saída, daí pensei se eu posso colocar um fusível na saída para que se der curto ele abra protegendo o amp???

Esse amplificador é bom na questão de sonoridade, distorção, relação sinal/ruído, etc...??

150W seria alcançado com qual tensão? +-55V?? mas esta potencia não seria muita para apenas um par de saída?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um ampl. nesta potência geralmente deveria ter alguma proteção para os transistores de saída, um resistor em série com fio AWG e algumas espiras diretamente na saída protegeria eles.

Existe a tal contraforça eletromotriz, (se não me engano é isso) presente nos autofalantes por serem indutivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca ninguem montou ele??

Eu não montei, e não montaria nunca!

Da forma como este "amplificador" está desenhado (esquema isso não é) não dá pra entender nada! Se ele funciona ou não eu não sei...

Mas sei que quem desenhou ele não tinha conhecimentos sólidos de eletrônica (ou se tinha, os desconsiderou na hora de desenhar isso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem confesso que o cara que desenhou isso fez tudo "nas coxa" , mas achei outro esquema muito parecido com esse na net, e ele tem proteção conta curto (eu acho), mas a base do circuito é idêntica, com os mesmos transistores de saída

100wbq5.th.pngthpix.gif

Será que compensa montar ele? Será que é bom comparado aos outros que tem muitos mais transistor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-X2-

Quando eu comecei na eletrônica, os amplificadores eram quase todos com saída transistorizada, com configuração semelhante a esta que você está querendo montar. Naquela época (e olha que eu nem sou tão velho assim), fazer manutenção num amplificador era muito chato. Sabe o motivo? É que os dois transistores da etapa de potência tinham que ser "par casado", ou seja, com características muito próximas um do outro. Se isso não acontece, o amplificador não fica bom (as vezes ele nem funciona).

Imagine que o ganho dos dois transistores da saída seja diferente. O resultado disso é que um deles vai acabar conduzindo mais que o outro e então você teria um semiciclo maior que o outro (pois cada transistor na saída conduz num semiciclo).

Depois que inventaram os CI's de potência, tudo isso ficou apenas no passado... É por isso que eu geralmente sugiro às pessoas que montem amplificadores utilizando CI's, e não componentes discretos...

Agora, se você realmente deseja montar este circuito, o que aconselho é que monte o protótipo e teste. Na hora de comprar os transistores de saída, tente comprar o "par casado" ou "par complementar". No que você precisar, pode perguntar. Na medida do possível, nós te ajudaremos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não montei, e não montaria nunca!

Da forma como este "amplificador" está desenhado (esquema isso não é) não dá pra entender nada! Se ele funciona ou não eu não sei...

Mas sei que quem desenhou ele não tinha conhecimentos sólidos de eletrônica (ou se tinha, os desconsiderou na hora de desenhar isso)

Por favor poderia nos dizer qual é o erro desse esquema? É que fiquei curioso e tentei te entender mais não deu, me perdoa!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, realmente confesso que montar com CI é muito mais fácil, já montei dezenas de amps com CIs, com TDA2002, TDA2030, TDA2050, TDA8560,etc...

Mas alguem conhece algum CIs que dá de 100 a 150W de potencia, o máximo que achei foi o TDA7294, que dá 100W com distorção de 10%, muita distorção....

Procurando mais na net achei isso:

http://www.shine7.com/audio/pa100.htm

Ligar LM3886 em paralelo e obter 100W com THD muito menor que 0,1%, 110W com 1% e 150W com 10%, tudo isso está no proprio "application note" da national aqui:

http://www.national.com/an/AN/AN-1192.pdf

Tem que usar resistores de baixa tolerancia com 1% ou menor, como 0,5% ou 0,1%, para que os dois CIs estejam em "equlibrio?"

E ai, será que compensa montar este? Tem a potencia que preciso, e acho que a qualidade,(os LM3886 são bons) e acho eles fácil (compro tudo pela net)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kaarel:

Eu não disse que existe erro no esquema. Na realidade, eu nem consegui ver o segundo desenho direito (estou na faculdade e aqui só abriu a miniatura).

Só estou ponderando das dificuldades de se montar um amplificador com componentes discretos... Na prática, quanto maior for o número de componentes, maior a probabilidade de que erros ocorram.

-X2-

Você já procurou CI's da série STK?

Tem aparelhos de som da Sony que tem potência RMS alta e que usam CI's desta série...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com CI's realmente fica bom, particularmente recomendo, porém anteriormente postei um tópico pedindo recomendações quanto a algum amp., sem sugestões corri atrás e confesso que nada melhor doque uma saída usando par complementar MJE15003/4 da Motorolla. Cada um pode chegar até 250 Watts a tensão e corrente limite.

Recomendo e muito pois tenho dois trafos de 31+31/8A parados e foi um dos poucos projetos transistorizados que achei com excelente custo benefício.

Saídas estas utilizadas em módulos Studio R.

Recomendo também:

http://ampslab.com/

Rodrigo, quando for assim, apenas use a opção EDITAR e complemente a mensagem. Isso para que não viole a regra do forum postando 2 vezes seguidas em menos de 24h. OK!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

é colegas! montei a muitos anos atrás, um amplificador de 50W RMS,(Kit MAXSOM), o esquema não fujia do 3° post do colega X2,(transistorizado), usa na saida os BD262,BD263 e alimentação de 35V!..., a "pancada" é muito boa! e se você pretende fazer um ampli na moda antiga e com "poucos" !!!(uns 60 por canal), componentes?...., ma avise! tentarei escaniar o esquema!...aqui!

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OPAA...gostei desse circuito seu cabteixeira!!!

200W é muito bom..., legal, achei aqui pra vender este CI por 45 pilas, no meu ver ta barato... por ser completo com 200W

O trafo 30+30 eu tenho, com 6~7A não sei direto, será que dá pra usar ele?

Sobre o colega bcpetronzio se desse pra ele postar o esquema dele,eu agradeceria pois eu gostaria, de pelo menos uma vez na vida, montar um amp a moda antiga, só pra treino mesmo, mas com qualidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu bcpetronzio, obrigado pelo esquema, acho que vou montar só por montar mesmo, pegar pratica em amps sem CI um pouco, mas para a aplicação final que eu quero vou usar o STK do cabteixeira, gostei muito dele e é fácil de montar (OBS: ele pode operar em 4 homs tambem né?, ou teria que abaixar um pouco a alimentação dele?)

PS: o segundo link do bcpetronzio não está funcionando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...