Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Verdade ou mentira: Fazer um terra em casa e puxar só a fase economiza luz?


Leandro_980

Posts recomendados

Ola, o que posso te dizer é que o aterramento (bem feito, dentro das normas e verificado com um aterrometro) serve somente para proteger seu equipamento de eventuais descargas de corrente, agora em relação ao fase que você disse ele vai funcionar junto com o negativo da rede pois o sestema é alternado ( modo em que a corrente conduz pelo fio) logo se você na estiver com o neutro ligado nao vai ter alternancia - uma vez fiz um cambalacho ( liguei uma fase do 220v em um aterramento para poder ter 110v o consumo quase que dobrou).... espero que possa ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Uma vez ouvi falar q se eu fizer um terra na minha casa e pegar só a fase (não pegar o fio neutro q vem do poste) da minha casa vou economizar energia isso é verdade?

se isso for verdade acho q não é ilegal ou é? pois não iria mexer com o relógio e nem com os fios antes dele.

Não vai alterar em nada a sua conta de energia. A medida da energia consumida é derivada da corrente puxada do fio fase e da referência de tensão entre fase e neutro, nada mais . Como isso dai não vai mudar, não mudará a potência consumida....

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vai alterar em nada a sua conta de energia. A medida da energia consumida é derivada da corrente puxada do fio fase e da referência de tensão entre fase e neutro, nada mais . Como isso dai não vai mudar, não mudará a potência consumida....

Abraço...

bom, mas o relógio de energia não é baseado na comparação?

eu não lembro bem disso, mas lembro que entrava fase e neutro no relógio, ia para a casa e na hora de sair, os dois passavam pelo relógio novamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vai alterar em nada a sua conta de energia. A medida da energia consumida é derivada da corrente puxada do fio fase e da referência de tensão entre fase e neutro, nada mais . Como isso dai não vai mudar, não mudará a potência consumida....

Abraço...

se o dispositivo sensor de corrente, ficar ''flutuando'', a contagem de energia não será feita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
se o dispositivo sensor de corrente, ficar ''flutuando'', a contagem de energia não será feita.

Medida de corrente não necessita de referencial nenhum. Imagine-se medindo a corrente e um circuito qualquer. Você abre o fio por onde passa a corrente e insere alí o medidor, sem referencia a nada mais. Não importa por onde essa corrente volte, se pelo neutro ou pelo terra.

Desse modo, em nada vai mudar a medida na dependência do retorno. Retorne por onde retornar, a medida da potência consumida, que é função da corrente medida, será a mesma..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal

Evitem dar opiniões na base do "eu acho".....esse assunto merece atenção e conhecimento de quem pretende responder!

O medidor de ENERGIA precisa estar referenciado com o neutro para poder medir. Mas isso não é verdade para a medição de CORRENTE apenas, como bem frisou o faller.

Vale lembrar que o que é medido nesse caso citado, é a "energia".....não é somente corrente e nem somente tensão!

Quando o usuário faz um aterramento bem feito e usa somente a fase da rede urbana, não podemos esquecer que no medidor, a instalação está feita da forma correta, com conexões de fase e neutro e ainda o terra(não necessário para o funcionamento e sim, para a segurança, isso na presença do neutro).

Fosse eliminada a conexão do neutro e terra do "medidor de energia", deixando somente a fase passando por ele, seria medida apenas a corrente, se o equipamento funcionasse nessas condições!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou aproveitar para contribuir com os meus conhecimentos, e, me desculpem, pois sou apenas um hobista na área de eletrônica. Lá vai: Se repararem no padrão de instalação do relógio ciclométrico vocês poderão ver que os fios fase estão protegidos para que ninguém adultere nada, enqunato o neutro está parafusado na caixa de metal onde fica o relógio ciclométrico, e da mesma sai um fio que está aterrado. Em outras palavras: O usuario pode fazer o que quiser com o fio terra, pois o mesmo nada mais é do que o aterramento que a empresa de energia faz com um dos fios que vem do poste. Se repararem , em alguns postes desce um cano e por esse cano desce o neutro que está aterrado. Se você pegar o neutro da sua caixa e aterrá-lo, estará fazendo o que já está feito lá na rua no pé do poste. Você estará apenas fazendo um novo aterramento. Explicando mais uma vez: Se você enfiar uma vara de ferro no seu quintal e puxar um fio dessa vara para usar junto com uma fase do seu relógio ciclométrico é a mesma coisa que usar o neutro que vem do poste, vai pagar a mesma quantidade de energia que gastar. E ainda pode sair prejudicado se o seu aterramento não estiver bem feito. Terá um fornecimento deficitário. Isso explica porque não podemos usar o neutro da tomada como aterramento para equipamentos: o neutro da rede elétrica é um aterramento de fato, mas não pode ser usado em nossos equipamentos, pois se cair um raio no fio da rua o nosso equipamento vai queimar. Ou se uma faze do poste quebrar e se entrelaçar no neutro, gerando uma corrente de 220 volt num equipamento caseiro ligado na tomada de 110 volts. Espero ter contribuido com as minhas informações. "Só repasso o que aprendi, o que não me impede de errar". Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...