Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a carga que é consumida da rede eletrica?


Farrapo

Posts recomendados

Buenas!

Gostaria de saber qual a carga consumida da rede eletrica por um estabilizador de 440VA que está ligado com apenas 1 modem ADSL de 5W e por 1 router WiFi de 10W?

Tipo: será consumido toda a margem do estabilizador (imagino que 440VA seriam cerca de 400W) ou apenas os 15W dos equipamento ligados ao estabilizador?

Qual a carga max (em Watt) que um estabilizador desse pode suportar? (meu micro tem um consumo de 380W pela Extreme Power Supply Calculator Lite v2.5 ) e minha fonte tem uma baixa eficiencia (65%) gerando um consumo da rede eletrica de 513W se fiz o calculo certo. Gostaria de saber se essa carga é exessiva para o estabilizador.

Obrigado a todos.

Farrapo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha nas especificações do estabilizador qual sua eficiência, geralmente fica entre 90-95% ou seja, se o estabilizador tiver fornecendo 300W, ele estará consumindo por volta de 10% a mais dentro dele mesmo ou seja, 30W. A eficiência vai um pouquinho de acordo com a carga, mas fica na casa ai dos 90% geralmente.

Esse estabilizador é fraco pro consumo da sua máquina, mas tem que vem se realmente estão sendo requisitados 513W, pode ser que a calculadora não esteja exata, mas de qualquer forma, é muito pra esse estabilizador.

Com o tipo de fonte usada por você, de baixa eficiência e sem PFC Ativo, esse estabilizador de 440VA não suporta mais do que 265W aproximadamente por causa do baixo Fator de Potência das fontes, por volta de 0,6.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha nas especificações do estabilizador qual sua eficiência, geralmente fica entre 90-95% ou seja, se o estabilizador tiver fornecendo 300W, ele estará consumindo por volta de 10% a mais dentro dele mesmo ou seja, 30W. A eficiência vai um pouquinho de acordo com a carga, mas fica na casa ai dos 90% geralmente.

Esse estabilizador é fraco pro consumo da sua máquina, mas tem que vem se realmente estão sendo requisitados 513W, pode ser que a calculadora não esteja exata, mas de qualquer forma, é muito pra esse estabilizador.

Com o tipo de fonte usada por você, de baixa eficiência e sem PFC Ativo, esse estabilizador de 440VA não suporta mais do que 265W aproximadamente por causa do baixo Fator de Potência das fontes, por volta de 0,6.

Não entendi.

Tipo o estabilizador consome o que ele esta fornecendo (a carga que está "ligada" a ele) mais 10% (devido a eficiencia)? É isso?

Então se eu deixar o estabilizador ligado com apenas o modem e o router eu vou ter um consumo de 15W (router+modem) + 1,5W (10% da carga no estabilizador) totalizando 16,5W?

Se ajudar tenho um Mod. Isolador Microsol Geração 2.

Outra coisa: pensei que 440VA fosse proximo de 400W... como fizesse p/ achar esses 265W?...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modulo isolador da microsol diz que tem eficiência de 90%.

Quanto ao calculo da potencia:

Para se saber a potência em W de um estabilizador é necessário saber o fator de potência da carga que vai ser ligada nele:

Uma fonte sem PFC ativo tem fator de potência típico de 0,6 (uma com PFC ativo tem fator de potência de 0,99), quando mais próximo de 1 melhor.

Multiplica-se a potencia em VA pelo fator de potência e se tem a potência em W, a potência util:

440VA*0,6=264W

Só para avisar, PCs não precisam de estabilizadores.

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi.

Tipo o estabilizador consome o que ele esta fornecendo (a carga que está "ligada" a ele) mais 10% (devido a eficiencia)? É isso?

Então se eu deixar o estabilizador ligado com apenas o modem e o router eu vou ter um consumo de 15W (router+modem) + 1,5W (10% da carga no estabilizador) totalizando 16,5W?

Se ajudar tenho um Mod. Isolador Microsol Geração 2.

Outra coisa: pensei que 440VA fosse proximo de 400W... como fizesse p/ achar esses 265W?...

Sim, é mais ou menos isso ai. Se ta consumindo 15W, há 1,5W de perda com a eficiência inerente do transformador interno, mas provavelmente há um pouquinho mais de perda devido outros fatores.

Um tranformador de 440VA, 500VA, 1000VA ou qualquer um que seja é em princípio capaz de fornecer 440W, 500W, 1000W. Mas isso só ocorre em cargas puramente resistitivas. O seu ferro de passar roupas, assadeira, chuveiro, lâmpada incandescente, todos esses são cargas resistivas que por natureza drenam a tenso (volts) ao mesmo tempo que a corrente (amperes) ou seja, é uma carga linear.

Um eletrônico ou motores de carga indutiva são cargas não lineares ou seja, eles não drenam a corrente em fase com a tensão. Essa defasagem em relação a corrente e a tensão é o que provoca a diminuição da capacidade de fato em Watts fornecida por um transformador.

Se você colocar uma carga não linear de 440W num transformar de 440VA, dependendo do FP ou Fator de Potência dessa carga, você sobrecarregará esse transformador em pelo menos 50%.

Cargas eletrônicas de informática possuem um FP médio de 0,6 à 0,7 o que temos:

440VA x 0,6 = 264W úteis.

Fontes com PFC Ativo possuem correção do fator de potência internamente e isso é muito importante hoje em dia porque as redes elétricas estão ficando sobre-carregadas com tantos eletrônicos. PCs vendem comum nunca, ai temos toda uma gama de outros produtos eletrônicos, até chuveiros tão se tornando eletrônicos nos modelos mais caros e tudo isso traz uma sobre-carga imensa para o nosso sistema elétrico, provocando desde perdas de tensão, distorções na onda elétrica, etc.

Uma fonte com PFC Ativo eleva o FP pra próximo de 1, geralmente 0,97-0,99 e isso é muito bem vindo pra toda rede, desde sua casa até ao sistema de geração elétrica. A próxima fonte que você for comprar, faça uma forcinha e pega uma com PFC Ativo. Além dessa vantagem uma fonte com PFC Ativo elimina completamente a necessidade de um estabilizador pra praticamente qualquer tipo de rede, desde as mais baixas até as mais altas porque elas trabalham corretamente de 80-270V ou nominalmente de 100-240V bastando você liga-la num bom filtro de linha protetor. Mesmo suas fontes atuais são muito capazes de funcionar sem estabilização de tensão - sobre esse assunto tá cheio de tópico nesse forum, então não vou entrar em detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Obrigado a todos!

Leonardo: infelizmente apesar da minha fonte ser de potencia real ela não tem "cacife" p/ ir direto na rede eletrica (pesquisei e o projeto de entrada dela é o mesmo de uma AT! Isso mesmo AT!), alem do fato da mesma ter mais de 3 anos de uso e acresento que o local do micro não estar em uma tomada tres pinos, mas em uma de 2 pinos sem aterramento, por isso o MI, pelo aterramento+adaptação+mobilidade (qq tomada da casa)+fonte rabuja :-)!

Rau eu acompanho o tópico em que voce explica a não necessidade do estabilizador e já vi a explicação do faller sobre PFC. pode ter certeza de que farei isso ao montar OUTRO pc. Minha configuração é baseada na linha de 5V, de forma que poucas fontes hj em dia fornecem a carga necessária para minha configuração.

No futuro pretendo adquirir ou uma zalman 460 ou uma corsair VX ou uma OCZ, mas dou preferência para uma corsair de 550W VX :D!

agradeço também a explicação sobre carga indutiva e resistiva.

Mais uma vez agradeço a todos e por mim a dúvida está sanada. Moderadores podem fechar o tópico.!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Farrapo, te digo com grande certeza de que mesmo fontes AT têm cacife pra operarem sem estabilizador por ser uma fonte de natureza chaveada em alta frequência a não ser que sua rede seja bem instável com parâmetros de tensão fora de 20-25% do valor nominal entregue pela CIA Elétrica.

As cargas seriam, indutivas, capacitativas e resistivas, se faltou alguma, digam ai os mais entendidos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Farrapo, te digo com grande certeza de que mesmo fontes AT têm cacife pra operarem sem estabilizador por ser uma fonte de natureza chaveada em alta frequência a não ser que sua rede seja bem instável com parâmetros de tensão fora de 20-25% do valor nominal entregue pela CIA Elétrica.

As cargas seriam, indutivas, capacitativas e resistivas, se faltou alguma, digam ai os mais entendidos!

Puxa! quer dizer então que mesmo essa minha "porquêra" (Seventeam 420BKV) aguentaria ir direto an tomada! Isso relamente me surpreende tendo em vista ser um projeto antigo e a mesma já ser bem "judiada" pois está a mais de 3 anos nessa situação (nesse MI com essa carga).

Bem eu não sei se tem essa osilação, mas como sei q o MI é baseado em alguma coisa que esqueci o nome mas faz "clac clec" quando a rede oscila, sei que não tem muita oscilação pois quase não faz barulho. Mas tb quando faz parece que o mundo vai acabar!

Mais uma vez obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mesmo essa porquera ai porque tenho uma com quase 4 anos num outro PC, o meu tem uma com PFC Ativo, e ela já foi "reformada" por mim com peças de uma genérica e continua funcionando só num filtro de linha porquera tb.

Se o MI faz poucos tlecs, é sinal que sua rede varia pouco e se faz muito, pode ser sinal tb que sua rede varia muito, mas pode ser que essa variação ocorre em nivel pequeno,coisa de 10Volts, o que não é nada pra uma fonte de PC. Os estabilizadores muitas vezes fazem correções desnecessárias, provocando uma dupla correção na fonte toda vez que essas pequenas e rapidas variações ocorrem por causa do seu baixo tempo de resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma Seventeam 350BKV (mesmo projeto da 420) funcionando perfeitamente em um filtro de linha "sem nada dentro" desde 2005.

Na verdade os primeiros meses ela ficou ligada em um estabilizador, um não, uns 4, todo que eu tinha em casa, e todos derreteram (acho que eu liguei muitas coisas neles...), depois que não sobrou nenhum resolvi ligar tudo direto na tomada, e esta assim até hoje.

Garanto que você não precisa de estabilizador, muito menos desse modulo isolador.

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...