Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória rom, bios, post, setup ...

Visitante

Posts recomendados

Pessoal,

Tipo... Há alguma diferença entre Bios e Post? Os dois têma  mesma função? Desculpe-me a minha ignorância mas estou aqui o final de semana estudando pois tenho um seminário para apresentar na próxima quarta-feira e estou meio confuso.

O lance é o seguinte.... O papel do BIOS não é fazer todos os testes no pc pra verificar se o mesmo tem problemas de video, teclado entre outras coisas mais? Se for isso então o porque do POST? O POST também não testa a memória, ele não verifica algum erro que possa conter na memória, nos dispositivos de entrada e saída como o teclado e mais?

Eu imaginava que o BIOS, por causa de seu nome, verificava todos os dispositivos de entrada e saída do computador e o POSt verificava outras coisas... Estou meio confuso... Alguém pode esclarecer essa dúvida pra mim por favor?

Valeu pessoal,

Obrigado,

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Thiago,

Veja bem. BIOS (Basic Input Output System) nada mais é do que um programa gravado em ROM (memória apenas de leitura) cuja função essencial é controlar todo o hardware. Mal comparando, podemos dizer que é o "cérebro" do computador e tão importante ao seu funcionamento como o Processador (que nesta analogia tosca seria o coração). Desculpe se pareço simplista, é apenas para deixar tudo o mais claro possível.

Já o POST (Power On Self Test), é uma das rotinas realizada pelo BIOS, enquanto software que é. E tem a função de testar se o hardware está em perfeito funcionamento. Portanto, podemos dizer:

BIOS - é um software

POST - é uma das rotinas deste software.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Link para o comentário

Entendi mais ou menos Mina mas valeu pela tentativa.. É que estou lendo tantos artigos de tantas fontes e tantos livros que acabo me enrolnado mais ainda pois por incrível que pareça tem muitos livros por aí que não explicam muito bem e deixam muita coisa no ar... Agora por exemplo acabei de ler um artigo dizendo que o BIOS, POST e SETUP são 3 programas. E você me disse que o BIOS que é o programa não é? Pois bem...

Outro exemplo....

O BIOS é um programa, no caso um FIRMWARE, que pode ser do tipo ROM BIOS ou FLASH BIOS, instalado na memória ROM, certo? Mas eu li hoje que o BIOS é um software gravado em um chip da PLACA-MÃE....? Esse chip seria o que? Desculpe-me a minha ignorância... Eu não tive essa aula.. O professor, com toda sua experiência, achaou melhor agente mesmo estudar uma matéria que não foi dada, fazer um seminário e dar uma aula para os outros alunos e contar isso como prova e matéria dada para a última verificação.. aí eu tô correndo com as coisas aqui e tentando aprender tudo na marra!

Então voltando.... Aí tudo bem.. no caso o BIOS é um programa e o POST é uma rotina dele certo? O BIOS em si não faz nada... na verdade quem faz é o POST, né? E o SETUP? Ele é um programa de verdade gravado na placa ROM como o BIOS?

Pô.. eu tô por fora legal mesmo.....

T.C

Link para o comentário

É o seguinte:

Na placa mãe existe um chip ROM (Read only memory - memória somente leitura) chamado Bios, este pode ser soldado na placa ou encaixado em um soquete e pode ser do tipo MASKROM, PROM, EPROM, EEPROM e FLASHROM, cada um com sua caracteristica.. Este chip é colocado pelo fabricante da placa-mãe e contem as caracteristicas do modelo da sua placa.... atá agora falamos da parte fisica do Bios...

Agora vamos falar da parte soft do Bios: Dentro deste chip Rom é gravado um programa controlador da sua placa mãe, este programa é somente leitura, pois sua modificação deixará sua placa sem utilidade, este é chamado de Bios... Junto da Bios há mais dois programas somente leitura, o POST e o SETUP... vamos falar deles agora:

SETUP é um programa para alterar/fazer configurações sobre o hardware de seu pc, e as configurações deste programa, alterado pelo usuário será armazenado numa memória RAM especial chamada CMOS, esta por ser uma memória RAM perde os dados ao desligar o pc, então é acoplado uma bateria (geralmente de Litium) para manter esta memória ativa..Esta memória também armazena as configurações do relógio do pc...

POST é um programa que irá checar o hardware instalado em sua placa mãe e checar as configurações feitas no Setup, caso há algo de errado ou mau configurado, este irá avisar..

Espero ter sido claro e objetivo

Um baraço,

Anderson Hoffmann

:bandeira:

Link para o comentário

• 13 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!