Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida com núcleos!


Abelha94

Posts recomendados

OLá, eu estive afastado da internet por um tempo, devido alguns problemas aqui. Agora que voltei, quero esclarecer uma velha dúvida:

Como realmente se mede a potência de um processador com mais de 1 núcleo?

Eu sempre pensei assim: Se são 2 núcleos de 2.0Ghz eu terei um processador com a mesma potência de um processador de 1 núcleo de 4.0Ghz, mas me falaram que não é assim. Aí eu fiquei pensando, e até agora não entendi, se são 2, 4 ou 6 núcleos, como eu faço pra obter a verdadeira potência dele?

E outra dúvida: Um processador AMD de 2 núcleos, realmente possui 2 núcleos (ou seja, são 2 núcleos fisicos) e os da Intel é um fisico e um virtual, isso é verdade?

Ja nos de 4 núcleos da Intel, me falaram que são 2 físicos e 2 virtuais, a mesma coisa com os de 6 núcleos. Como fica esclarecido isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já viram naqueles filmes épicos, o capataz dentro do navio gritando para os escravos remarem? Em que ele fica de forma ritimada coordenando? É... Esse é o "clock", se repararem, o capataz não grita mais rápido por existirem mais escravos (núcleos), e a velocidade do navio (seu computador) não depende apenas da velocidade que ele grita, mas também do número e força dos escravos, tamanho dos remos, peso do navio, etc.

É, o exemplo pode ser tosco, mas acho que da para entender porque o clock não muda com o número de núcleos e que o clock não significa desempenho.

Hehehe, bom exemplo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
OLá, eu estive afastado da internet por um tempo, devido alguns problemas aqui. Agora que voltei, quero esclarecer uma velha dúvida:

Como realmente se mede a potência de um processador com mais de 1 núcleo?

Com aplicativos que saibam usar mais de um núcleo.

Eu sempre pensei assim: Se são 2 núcleos de 2.0Ghz eu terei um processador com a mesma potência de um processador de 1 núcleo de 4.0Ghz, mas me falaram que não é assim. Aí eu fiquei pensando, e até agora não entendi, se são 2, 4 ou 6 núcleos, como eu faço pra obter a verdadeira potência dele?

Não é bem assim, além do exemplo da trireme dado acima, pense num avião com 4 motores, ele não é mais rápido que um outro de 1, mas leva mais carga, tem mais flexibilidade..

E outra dúvida: Um processador AMD de 2 núcleos, realmente possui 2 núcleos (ou seja, são 2 núcleos fisicos) e os da Intel é um fisico e um virtual, isso é verdade?

AMD 2 núcleos físicos (ele pensa que é um dual core, e de fato ele é), Intel Pentium 4 HT um físico e um lógico (ele pensa que é dual core, mas é um single), Pentium D, Core Duo e Core 2 Duo dois núcleos físicos. Os próximos Intel, os Nehalem, deverão trazer de volta a tecnologis de que cada núcleo físico possui também um núcleo lógico extra.

Ja nos de 4 núcleos da Intel, me falaram que são 2 físicos e 2 virtuais, a mesma coisa com os de 6 núcleos. Como fica esclarecido isso?

Por hora nenhum Intel de dois núcleos possui núcleos lógicos, só os físicos. Portanto o quad tem quatro núcleos físicos e não pensa que é um octo-core, e o hexa core também, tem 6 e sabe que só tem 6.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por hora nenhum Intel de dois núcleos possui núcleos lógicos, só os físicos. Portanto o quad tem quatro núcleos físicos e não pensa que é um octo-core, e o hexa core também, tem 6 e sabe que só tem 6.

Os Pentium Extreme Edition 955/965 possuem a tecnologia HT que fazem o SO reconhecer quatro núcleos (dois físicos e dois virtuais).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Os Pentium Extreme Edition 955/965 possuem a tecnologia HT que fazem o SO reconhecer quatro núcleos (dois físicos e dois virtuais).

Sabia que devia ter algum desses assim.. mas sendo Extreme Edition e com todos os percalços que apresentou vai ser muito raro achar um desses por aí..

Obrigado pela correção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando de núcleos.........

Alguem pode me explicar isso!?:

Estou em confuso com 2 processadores!

-PROCESSADOR AM2 ATHLON X2 4200 [preço R$155,00]

-PROCESSADOR AMD ATHLON 64 4200+ DUAL CORE AM2[R$ 360,00]

é o seguinte esse "64" é melhor ?{pelo preço logicamente é!!!}????

E dual core são os núcleos né?

Vs's podem me dar um pequena explicação sobre athlon 64 e X2 ?:mad:

Não entendo nada quando o assunto é isso!!:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...