Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Abelha94

Dúvida com núcleos!

Recommended Posts

OLá, eu estive afastado da internet por um tempo, devido alguns problemas aqui. Agora que voltei, quero esclarecer uma velha dúvida:

Como realmente se mede a potência de um processador com mais de 1 núcleo?

Eu sempre pensei assim: Se são 2 núcleos de 2.0Ghz eu terei um processador com a mesma potência de um processador de 1 núcleo de 4.0Ghz, mas me falaram que não é assim. Aí eu fiquei pensando, e até agora não entendi, se são 2, 4 ou 6 núcleos, como eu faço pra obter a verdadeira potência dele?

E outra dúvida: Um processador AMD de 2 núcleos, realmente possui 2 núcleos (ou seja, são 2 núcleos fisicos) e os da Intel é um fisico e um virtual, isso é verdade?

Ja nos de 4 núcleos da Intel, me falaram que são 2 físicos e 2 virtuais, a mesma coisa com os de 6 núcleos. Como fica esclarecido isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já viram naqueles filmes épicos, o capataz dentro do navio gritando para os escravos remarem? Em que ele fica de forma ritimada coordenando? É... Esse é o "clock", se repararem, o capataz não grita mais rápido por existirem mais escravos (núcleos), e a velocidade do navio (seu computador) não depende apenas da velocidade que ele grita, mas também do número e força dos escravos, tamanho dos remos, peso do navio, etc.

É, o exemplo pode ser tosco, mas acho que da para entender porque o clock não muda com o número de núcleos e que o clock não significa desempenho.

Hehehe, bom exemplo...

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre tive a mesma duvida. Se alguem puder sanar essa duvida

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
OLá, eu estive afastado da internet por um tempo, devido alguns problemas aqui. Agora que voltei, quero esclarecer uma velha dúvida:

Como realmente se mede a potência de um processador com mais de 1 núcleo?

Com aplicativos que saibam usar mais de um núcleo.

Eu sempre pensei assim: Se são 2 núcleos de 2.0Ghz eu terei um processador com a mesma potência de um processador de 1 núcleo de 4.0Ghz, mas me falaram que não é assim. Aí eu fiquei pensando, e até agora não entendi, se são 2, 4 ou 6 núcleos, como eu faço pra obter a verdadeira potência dele?

Não é bem assim, além do exemplo da trireme dado acima, pense num avião com 4 motores, ele não é mais rápido que um outro de 1, mas leva mais carga, tem mais flexibilidade..

E outra dúvida: Um processador AMD de 2 núcleos, realmente possui 2 núcleos (ou seja, são 2 núcleos fisicos) e os da Intel é um fisico e um virtual, isso é verdade?

AMD 2 núcleos físicos (ele pensa que é um dual core, e de fato ele é), Intel Pentium 4 HT um físico e um lógico (ele pensa que é dual core, mas é um single), Pentium D, Core Duo e Core 2 Duo dois núcleos físicos. Os próximos Intel, os Nehalem, deverão trazer de volta a tecnologis de que cada núcleo físico possui também um núcleo lógico extra.

Ja nos de 4 núcleos da Intel, me falaram que são 2 físicos e 2 virtuais, a mesma coisa com os de 6 núcleos. Como fica esclarecido isso?

Por hora nenhum Intel de dois núcleos possui núcleos lógicos, só os físicos. Portanto o quad tem quatro núcleos físicos e não pensa que é um octo-core, e o hexa core também, tem 6 e sabe que só tem 6.

Compartilhar este post

Link para o post

Por hora nenhum Intel de dois núcleos possui núcleos lógicos, só os físicos. Portanto o quad tem quatro núcleos físicos e não pensa que é um octo-core, e o hexa core também, tem 6 e sabe que só tem 6.

Os Pentium Extreme Edition 955/965 possuem a tecnologia HT que fazem o SO reconhecer quatro núcleos (dois físicos e dois virtuais).

Compartilhar este post

Link para o post
Os Pentium Extreme Edition 955/965 possuem a tecnologia HT que fazem o SO reconhecer quatro núcleos (dois físicos e dois virtuais).

Sabia que devia ter algum desses assim.. mas sendo Extreme Edition e com todos os percalços que apresentou vai ser muito raro achar um desses por aí..

Obrigado pela correção.

Compartilhar este post

Link para o post
Sabia que devia ter algum desses assim.. mas sendo Extreme Edition e com todos os percalços que apresentou vai ser muito raro achar um desses por aí..

Obrigado pela correção.

Ja nasceram fadados ao esquecimento,foi pouco antes do Conroe ter sido lançado.

Compartilhar este post

Link para o post

Li, Li e não entendi. Os processadores de 2 núcleos com 2.0GHz são realmente 2.0Ghz mesmo ou 4.0Ghz ? (independente da marca)

Compartilhar este post

Link para o post
Li, Li e não entendi. Os processadores de 2 núcleos com 2.0GHz são realmente 2.0Ghz mesmo ou 4.0Ghz ? (independente da marca)

São 2 núcleos a 2 GHz cada.

Compartilhar este post

Link para o post

Falando de núcleos.........

Alguem pode me explicar isso!?:

Estou em confuso com 2 processadores!

-PROCESSADOR AM2 ATHLON X2 4200 [preço R$155,00]

-PROCESSADOR AMD ATHLON 64 4200+ DUAL CORE AM2[R$ 360,00]

é o seguinte esse "64" é melhor ?{pelo preço logicamente é!!!}????

E dual core são os núcleos né?

Vs's podem me dar um pequena explicação sobre athlon 64 e X2 ?:mad:

Não entendo nada quando o assunto é isso!!:(

Compartilhar este post

Link para o post

É a mesma coisa, o que muda é a digitação do vendedor.

Preço diferente provavelmente se dá por estoques feitos em diferentes condições cambiais.

Mais explicações sobre os Athlon64 aqui:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1154

Editado por Evandro
eu reclamando da digitação alheia..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais