Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte encontra-se em curto, como saber onde?


le.boyago

Posts recomendados

Salva galera

Sou técnico em informática a mais de 11 anos, porém, estou entrando atualmente para a área de eletrônica.

Tenho algumas fontes aqui comigo que encontram-se em curto, como eu sei, queimaram os fusiveis e eu os troquei, todos com suas respectivas amperagens, pois bem... ao ligar os mais experientes já imaginam o que aconteceu né ... Páááááááá no fusível ...

Ai vem minha pergunta, como posso ir testando a fonte para detectar os componentes danificados? tenho que iniciar os testes de onde e ir para onde?

O mesmo problema estou passando com dois No-Break´s.

Estou testando com um multimetro e também comprei um capacimetro que chega essa semana...

Estou perguntando aqui, pois, perguntei por várias vezes ao "PROFESSOR" do meu curso mas ele não ensinou ... não quer passar o pulo do gato!

Desde já antecipo meus agradecimentos a todos, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tiver um multimetro a mão e algus trocados eu tenho um circuito que testa capacitores, resistores é com u multimetro, assim como diodos. E os transistores tem um tópico aqui que explica como testar (o topico, c nao me ingano é meu e o cabteixeira me explicou). Se quiser me manda uma PM eu te passo meu MSN dai te explico como fazer os testes. Também tem um tópico muito interessante (não é meu mas eu participei ativamente) que fala bastante sobre fontes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fonte queimando fusível = pode ser problema no primário ou no secundário.

Primário>>> verificar capacitores principais, ponte de diodos, chaveadores, termistor, etc....

Secundário>>> basicamente, deve checar os diodos schottkys e alguns capacitores.

Isto é apenas o começo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega!, como o Meiraneto disse!, coloque seu multimetro em escala de diodos, e (com a fonte fora da tomada), vá colocando as pontas de provas nos terminais dos componentes de entrada da fonte (depois do fusivel), Diodos (ou ponte de diodos), capacitores, transistores, nestes componentes, o que der resistencia 000 ou proximo disso?, estará queimado!, para os resistores?, coloque o multimetro numa escala acima do valor destes, e leia diretamente no visor o valor apresentado...,(você tem que conhecer o códico de cores!)..., e assim por diante..., depois de verificar o primário da fonte, passa a testar o secundário da mesma forma...,

Boa sorte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De qualquer modo, para que não continue queimando fusíveis na hora de testar, além de estressar outros componenetes enquanto você não substituir os componenetes danificados, ligue a fonte à rede em série com uma lâmpada incandescente de 60 a 100 Watts. Se ao ligar esse conjunto à rede a lâmpada acender e ficar com um brilho normal, a fonte ainda estará com problemas. Se ao ligar a fonte a lâmpada série somente der um Pico de brilho e depois reduzir o mesmo, sua fonte está começando a viver de novo....

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qualquer modo, para que não continue queimando fusíveis na hora de testar, além de estressar outros componenetes enquanto você não substituir os componenetes danificados, ligue a fonte à rede em série com uma lâmpada incandescente de 60 a 100 Watts. Se ao ligar esse conjunto à rede a lâmpada acender e ficar com um brilho normal, a fonte ainda estará com problemas. Se ao ligar a fonte a lâmpada série somente der um Pico de brilho e depois reduzir o mesmo, sua fonte está começando a viver de novo....

Abraço..

Agradeço a todos pela informação, eu já havia encontrado algo dizendo sobre a ligação da lampada com rede em séria ... pergunto eu, seria pedir de mais uma explicação de como eu monto a rede junto com a lâmpada, mais uma vez eu falo a vocês, infelizmente fiz um curso muito fraco em eletrônica e não aprendi praticamente nada, para ser honesto aprendi mais em tópicos de fóruns que no curso.

desde já agradeço pela força

Agradeço a todos pela informação, eu já havia encontrado algo dizendo sobre a ligação da lampada com rede em séria ... pergunto eu, seria pedir de mais uma explicação de como eu monto a rede junto com a lâmpada, mais uma vez eu falo a vocês, infelizmente fiz um curso muito fraco em eletrônica e não aprendi praticamente nada, para ser honesto aprendi mais em tópicos de fóruns que no curso.

desde já agradeço pela força

fazendo uma pesquisa encontrei esse tópico ... por favor veja se é válido

http://www.eletronicadigital.com/site/lampada-serie.html

obrigado

Se você tiver um multimetro a mão e algus trocados eu tenho um circuito que testa capacitores, resistores é com u multimetro, assim como diodos. E os transistores tem um tópico aqui que explica como testar (o topico, c nao me ingano é meu e o cabteixeira me explicou). Se quiser me manda uma PM eu te passo meu MSN dai te explico como fazer os testes. Também tem um tópico muito interessante (não é meu mas eu participei ativamente) que fala bastante sobre fontes.

beleza meu msn é [email protected] ... o mesmo do email, ou envie email ou add ai

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais uma dica básica: não esqueça de descarregar o capacitor de filtro (o maior); já queimei alguns fet´s por esquecer de fazer isto. Quando você liga a fonte pra testar, o capacitor ficará carregado; ao desligar para continuar a pesquisa do defeito, o capacitor ainda ficará carregado um tempo. Se você for medir continuidade com ele carregado vai "fritar" algum componente, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...