Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema, pc desliga sozinho, possivel problema de aquecimento?


fabioguima

Posts recomendados

oi gente, gostaria da opinião de vocês,

por isso vou contar a historia desde o começo,

primeiramente comprei uma placa-mãe(asus m2n-mx) e um processador(athlon x2 4200) teoricamente novos,

eu vi q quando a pessoa q eu comprei montou o pc ele nao tinha nenhum tipo de pasta termica, nem mesmo aquela vagabunda q geralmente vem com o cooler, ou seja, totalmente sem pasta termica ou qualquer outra coisa parecida,

no começo nao me preocupei muito, pois pelo fato de ser um pc "low end", achei q nao ia esquntar muito mesmo, ainda mais o "cool´n quiet" da amd, usei por alguns meses sem problema, e conferia a temperatura logo quando comprei, pra ver se nao ia superaquecer, mas depois de um tempo parei, pois na maioria das vezes , ele chegava por volta dos 40º C, e disso nao variava muito,

mas percebi alguns problemas esses dias, o pc quando era colocado pra converter arquivos de video com um certo programa, ele simplesmente desligava sozinho, achei q fosse problema do programa, e parei de usar tal programa, processo de conversao de video exigia um pouco do pc

mas ontem comprei um hd(tinha um IDE e troquei por um SATA2)e fui instalar o windows nele, e de repende, desligou sozinho de novo, ai fui conferir a temperatura dentro da bios e vi q tava 69º C

aumentou e muito, ai deixei o pc desligado por um tempo e liguei ele de novo, começou em 50º C, mas em questao de segundos subiu pro 55ºC, ai desliguei ele

agora to achando q isso é por falta da pasta termica

to pensando em comprar pasta termica, mas nao da famosa artic silver, pois a diferença pra mim nao vai ser estão diferente eu acho , pois meu pc nao tem nenhum overclock

agora pergunto:

1 - posso fazer um downclock pra poder ir usando ele ate comprar a nova pasta termica?

2 - pode ser alguma outra coisa q esta causando o superaquecimento?

alguem com experiencia ai poderia dar uma ajuda,

agradeço desde ja atenção de todos, valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara verifica se sua fonte abastece 12v, pode você pode, mas sua bios precisa da opção de downclock para você usar essa opção, experimente trocar esse cooler, cooler assim com oventidadores normais tem tempo de uso se naw lubrificados constantemente e limpos corretamente, mas quanto a pasta termica digo o seguinte, ja montei muitos pc sem e nenhum deu problema, a pasta serve para ajudar a passar o calor do processador para o dissipador, o que eu acho legar é você verificar se ambos estão bem limpos e lisos, quanto maior irregularidades na superficio do processador e do dissipador maior o calor, bombril neles. abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fabioguima,

1º Pasta térmica influencia e muito na temperatura do processador ele ajuda a fazer o contato do processador e o dissipador do cooler(como o amigo ai disse) facilitando a dissipação do calor, pois ambos não possuem superfície totalmente lisa como qualquer material metálico!

2º Processadores novos eles não vêm sem nada, todos vêm com um adesivo térmico que ajuda nesse contato do processador com o dissipador!!

3º Você pode fazer um downclock sim para tentar diminuir a temperatura, mas terá que haver essa opção lá no setup de sua placa - mãe.

E como funciona o sistema de refrigeração do seu gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o sistema de refrigeração é so o cooler mesmo, um gabinete comum, nao tem nada de especial, geralmente deixo uma tampa lateral aberta, pois as vezes conecto o HD do meu videogame no PC pra passar uns jogos pra ele,

ja fiz o downclock, e ta funcionando normal, no final de semana vou

bom, passar bombril no processador eu nao tenho coragem, vou limpa com alcool isopropilico e um flanela mesmo

o processador q eu comprei so tinha uma pequena mancha de pasta termica no meio dele, com certeza nao era novo, apenas o cara q me vendeu q disse q era...mas pelo preço q peguei achei q valeu a pena

qualquer novidade eu posto aqui novamente, valeu gente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, Amonvangrel e o Wesleywaz se enganaram. Não há a necessidade de haver uma opção de Downclock, pois a mesma opção onde fazer o overclock fazemos e down.

Você pode diminuir o FSB, o multiplicador do FSB, a frequência das memórias (por mais que o problema não esteja nelas elas influenciam na temperatura do sistema que por sua vez influencia a temperatura do processador) e outras opções mais específicas da sua mobo.

amonvangrell, não me conformo com você dizendo "mas quanto a pasta termica digo o seguinte, ja montei muitos pc sem e nenhum deu problema"

, porque qualquer "entendido" de informática sabe que a pasta térmica é de fundamental importância para o a transferência de calor entre o processador e o dissipador. Portanto, use SIM pasta térmica, se não tiver, coloque.

Seu processador trava durante tarefas que o estressam, e exigem que ele trabalhe mais e consequentemente aquessa mais. Daí vem a pergunta: Porque ele desliga ?

Daí vem a resposta :P : Os processadores mais atuais possuem um mecanismo que tem como função desligar o processador no momento em que ele atinge certa temperatura.

Enfim,não há necessidade de se instalar outra ventoinha nem nada. Apenas aplique a pasta térmica e fixe corretamente o cooler nos encaixes das placa-mãe.

Espero ter ajudado. Espero seu posicionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

é gente, realmente nao ta dando, a pasta termica parece q ajudou sim, mas foi pouca coisa, diminiu uns 3 graus, isso quando o pc ta ocioso, mas nao impede q o pc superaqueça quando vou converter videos, ele começa a subir rapidamente a temperatura quando converto videos, tem algo q eu possa fazer , pois o downclock q fiz para 1.0 ghz(ele é 2.2 normalmente) nao adiantou nada, o estranho q ele nao dava este tipo de problema quando comprei ele, mas na epoca o clima tava um pouco mais frio do q ta agora também, agradeço quem puder dar alguma ajuda, t+

(enquanto isso uso o pc do serviço, um pentium dual core, pra converter videos, to quase trocando meu athlon x2, por um pentium dual core, aiai)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...