Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
megadementia

Retirando ou injetando?

Recommended Posts

Seguinte, pessoal, estou montando o sistema de refrigeração do meu pc. Eu possuo a seguinte config:

MoBo ABIT AN52

AMD Atlhon Core 2 4000+

2GB DDR2

Vga Xfx 8600gt 8600 Gt 256mb Dx10

HD Seagate 120GB IDE 7200RPM

HD Seagate Sata 2 500GB 7200RPM

Gravador de DVD

Fonte OCZ 500W

SOundblaster Audigy

Tenho um cooler, vindo com o processador da AMD que funciona retirando o ar quente do processador.

Outro cooler, de 80cm está preso na parte inferior frontal do pc (perto das bayers de hd); outro de 80cm a parte superior traseira do gabinete (perto da fonte) e tenho um de 120cm que vou colocar na lateral da fonte.

A respeito desses três, como é melhor eu colocar eles para funcionar? Retirando ar de dentro do gabinete ou injetando?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O frontal e lateral jogando o ar para dentro do gabinete.

O traseiro retirando o ar do gabinete.

A sua fonte tem quantos fans?

Compartilhar este post

Link para o post

megadementia amigo é pouco aconsselhavel que você ponha a fan traseira injetando ar para dentro do gabinete principalmente se seu pc fica com a traseira do gabinete proximo a parade ou movél, pois o ar quente que é retirado pela fan da fonte irá ser jogado para dentro novamente pela fan traseira, por isso é mais aconsselhavel que a fan traseira funcione como exaustor (retirando ar quente de dentro do gabinete). naas demais segue o que bobfly indica que está perfeito.

espero ter ajudado!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

megadementia lembre-se que todo ar que entra do Gabinete tem que sair. Tente colocar sempre a mesma quantidade de Fans retirando e colocando ar do gabinte. Aconselho a leitura desse tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/dicas-melhorar-refrigeracao/572048.

Compartilhar este post

Link para o post
O frontal e lateral jogando o ar para dentro do gabinete.

O traseiro retirando o ar do gabinete.

A sua fonte tem quantos fans?

Possui apenas um fan de 120mm.

megadementia amigo é pouco aconsselhavel que você ponha a fan traseira injetando ar para dentro do gabinete principalmente se seu pc fica com a traseira do gabinete proximo a parade ou movél, pois o ar quente que é retirado pela fan da fonte irá ser jogado para dentro novamente pela fan traseira, por isso é mais aconsselhavel que a fan traseira funcione como exaustor (retirando ar quente de dentro do gabinete). naas demais segue o que bobfly indica que está perfeito.

espero ter ajudado!!!!!

Pensei em colocar o transeiro, que fica perto da parede injetando ar, pois o ar que está entrando é mais frio e ele (lembrando das aulas de física), por ser mais pesado, desce. Aí o Fan que fica na parte frontal debaixo (perpendicular aos HD's) retiraria.

Em anexo duas fotos do pc e um screenshot do HWMonitor das condições atuais.

post-428064-13884948791307_thumb.jpg

post-428064-13884948791858_thumb.jpg

post-428064-13884948792122_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um cooler, vindo com o processador da AMD que funciona retirando o ar quente do processador.

WTF is this???????

Ele tá tirando o ar do dissipador ou jogando o ar no dissipador?

Compartilhar este post

Link para o post

megadementia amigo eu nao aconsselho você colocar uma fam traseira funcionando como ventilador interno ou seja jogando ar "frio" para dentro, pois o ar que sairá de sua fonte é quentte e se seu pc fica muito proximo da parede ou algo parecido a fam vai jogar o ar quente que é retirado pela fam da fonte novamente para dentro do pc e o que é pior bem em cima do processador. o mais indicado é que ela funcione como exaustor retirando ar quente do interior do gabinete. ok?

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

não quero ser chato mas minha experiencia diz que "tanto faz"... (_( na realidade uso 3 fans e todas estão jogando ar pra fora... nunca tive problemas de aquecimento por isso... sendo assim suponho que "tanto faz"... na minha teoria a pratica é outra... o gabinete é um forninho; o ar quente sempre vai subir; o ar de for não é frio o bastante pra ajudar em no fluxo de ar que entra no gabinete; alem do que você joga tambem poeira dentro do gabinete... e de novo.. por experiencia propria... poeira nao se desfaz, apenas troca de lugar. sendo assim por que não permitir o maximo de exaustão desse ar quente? comparado a grandes galpões e seus respectivos exaustores tão funcionais, por que não daria certo pra mim? pois bem... pra mim deu certo... e até hoje utiliso essa teoria.. o maximo de exaustão... :cool:

Compartilhar este post

Link para o post
E o ar frio vai entrar por onde?

o principio da exaustao é retirar o ar quente... o ar de fora não é e nunca será frio o suficiente pra ajudar no fluxo interno... teria de ser comprimido para dar resultado... mas como eu disse funciona comigo... faça essa experiencia tb e anote os resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

Certeza disso? O ar de fora nunca será frio o suficiente pra refrigerar o micro?

Então coloque seu PC numa caixa de papelão e feche ela, o ar vai ficar circulando de dentro pra fora e de fora pra dentro, sempre o mesmo, e poste os resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

caro amigo blaze

tenho uma dúvida, e gostaria q tu m respondesse....

aqueles exaustores q ocupam slot pci vale a pena ter???são melhores ou piores q os coolers???se são bons qual a finalidade deles???

valeu abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Caro blaze como você diz que o ar de fora não é frio o suficiente para resfriar o PC?? Um processador chega a gigantescos 60-70°C, idem uma GPU... Vivendo no Brasil, onde as temperaturas são altas, mas não grotescas, o ar de fora ajuda, e muito, na refrigeração interna do PC.

Se o gabinete tem vários furos laterais/frontais/traseiros, obviamente os fans de ventilação não são obrigatórios, mas são recomendáveis. Experimente colocar um Hardware high-end atual em um gabinete desses mais vendidos do país pra ver o que ocorre...

O seu Hardware não esquenta muito. Você ja viu a quanto uma HD4850 stock chega na temperatura?? O seu X2 e duas 7300GT são fichinha pra praticamente qualquer gabinete ATX tower. Agora experimente colocar um X2 a quase 3Ghz e uma HD4850 em um gabinete somente com exaustores, você terá que aumentar a rotação do Cooler dela para uns 80% ou a HD vai queimar.

Bryan Oliver, seria preferivel comprar um Fan normal. Não sou muito fâ desses exaustores PCI.

Editado por Pedro Borges
Retirar algumas partes.

Compartilhar este post

Link para o post
caro amigo blaze

tenho uma dúvida, e gostaria q tu m respondesse....

aqueles exaustores q ocupam slot pci vale a pena ter???são melhores ou piores q os coolers???se são bons qual a finalidade deles???

valeu abraços

em alguns casos podem ser uteis. pequenos gabinetes/racks onde a solução seria colocar um desses. mas eles não jogam um volume grande de ar pra fora e fazem muito barulho. por isso não são adoraveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais