Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar WRT54G p/ DHCP em uma rede com IP fixo


Hugo Maldonado

Posts recomendados

Boa tarde Galera!!!

Já liguei na Linksys e o pessoal não sabe me responder como fazer isso.

Vou explicar:

Tenho uma rede de computadores com IP fixo, que começa por um modem, passar por um firewall/gateway, depois vem o servidor DNS.

Dentro da rede coloquei o WRT54G, e as conexões wireless só funcionam com o IP fixo configurado, pois se eu deixar DHCP nos computadores que captam a rede wireless ele identificam que o meu gateway é o WRT54G e não o meu Gateway padrão.

Gostaria que o meu WRT54G funcionasse para DHCP nas conexões wireless.

Um grande abraço a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Tenho um router wrt54g que recebe internet de um modem da vivax com 12 maquinas em rede cabeada e 2 note sem fio, ja configurei toda a rede cabeada com ip fixo e no router Linksys wrt54g v8 o DHCP Server deixei ativado, tudo funcionaou perfeitamente mais depois de um tempo tipo uma hora, algumas maquinas na rede cabiada perderam a conexao com a internet, reiniciei o router e voltou ao nomal e depois de um tempo acontece a mesma coisa, o que poderá esta acontecendo? Desativei o DHCP Server mais ai as maquinas da rede sem fio nao recebem IP automatico então tenho que colocar o IP manualmente nas maquinas de rede sem fio para poder navegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que ocorre é que o roteador WRT54G não é Access Point (de acordo com a própria Linksys), então ele não consegue repetir o sinal DHCP do roteador da rede, somente se ele for o único roteador na rede.

Em uma rede estruturada (com roteador) deverá adquirir um Access Point.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega Hugo Maldonado, então nesso caso eu nao posso ter uma rede a pertir desse roteador? Porque o q estou fazendo com q o roteador pegue o sinal da internet do modem da vivax e do roteador para o switch (3com) e assim para as maquinas tudo funciona perfeitamente bem mais depois de duas horas algumas maquinas dão problemas, nao todas, somente algumas, o problema é que a internet fica estão lenta que nao é possivel navegar, se reiniciar a maquina tudo volta ao normal mais depois de algum tempo essa maquina ou outra retorna ao mesmo problema se reiniciar o roteador tudo volta ao normal por um tempo de entre uma hora ou duas. ja tomei algumas medidas como Desabilitar o DHCP colocar o MTU manual no valor de 1500 e nada, a coisa continua da mesma forma, ja ate troquei o Roteador pois suspeitei q poderia estar com problema e nada.

Peço alguma dica de algum colega que tenha uma expediencia nesse tipo de roteador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.

Você na verdade está utilizando o roteador Linksys como o único na rede.

Eu sei que esse roteador é para pequenas redes, e não acredito que ele funcione corretamente em conjunto com um switch, porque ele não foi feito pra isso.

Existem diversos modelos de roteadores, inclusive da Linksys que funcionama exclusivamente para sua topologia de rede.

É recomendado que você entre em contato com a Linksys no tel.: 0800-891 1336 e perguntar qual é o limite de computador em rece LAN.

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que ocorre é que o roteador WRT54G não é Access Point (de acordo com a própria Linksys), então ele não consegue repetir o sinal DHCP do roteador da rede, somente se ele for o único roteador na rede.

Em uma rede estruturada (com roteador) deverá adquirir um Access Point.

Abraços!

Engano seu.

Qualquer roteador com bridge entre a rede cabeada e wireless poderá se tornar um mero Access Point, para tal basta desativar o servidor DHCP e ligar a rede numa das portas LAN disponíveis (como Tazaki comentou).

Só para constar, eu tenho um WRT54G funcionando como um Access Point.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engano seu.

Qualquer roteador com bridge entre a rede cabeada e wireless poderá se tornar um mero Access Point, para tal basta desativar o servidor DHCP e ligar a rede numa das portas LAN disponíveis (como Tazaki comentou).

Só para constar, eu tenho um WRT54G funcionando como um Access Point.

Eu não falei que ele não serviria como Access Point, o que ocorre é que pensei que a pessoal já possuia outro roteador, e não que o linksys fosse o único.

Isso já ocorreu comigo, eu tenho um roteador/firewall e com o linksys não funciona como DHCP, e isso fui informado diversas vezes pela própria Linksys.

Agora se a pessoa ainda estiver em dúvida é só ligar na Linksys e esclarecer. O tel. já foi passado.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Tazaki.

Já desabilitei o "DHCP Server" e quando você se refere em "Seria o Modo Acess Point!" só tenho as opções de Router e Gateway.

Já tentou utilizar ele no modo router segundo o manual é a opção quando tem outro gateway na rede

Tenho um router wrt54g que recebe internet de um modem da vivax com 12 maquinas em rede cabeada e 2 note sem fio, ja configurei toda a rede cabeada com ip fixo e no router Linksys wrt54g v8 o DHCP Server deixei ativado, tudo funcionaou perfeitamente mais depois de um tempo tipo uma hora, algumas maquinas na rede cabiada perderam a conexao com a internet, reiniciei o router e voltou ao nomal e depois de um tempo acontece a mesma coisa, o que poderá esta acontecendo? Desativei o DHCP Server mais ai as maquinas da rede sem fio nao recebem IP automatico então tenho que colocar o IP manualmente nas maquinas de rede sem fio para poder navegar.

Tb tive esse problema e muito outros donos desse roteador resolvi atualizando o firmware do wrt54g mas li casos de pessoas q não conseguiram resolver o problema assim e tiveram q usar o dd-wrt para resolver

espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele é um firmware "genérico" ^_^ q tem versões diferentes dependendo do roteador e acrescenta alguns recursos extra ao mesmo

você pode baixar ele no proprio site www.dd-wrt.com e lá mesmo ensina a instalar mas tudo em inglês

se quiser um tutorial em português tem um no hardmob mas não tenho como passar o link agora porque tô no trampo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...