Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
fabriciodenardi

Windows 95 na maquina virtual

Recommended Posts

Ola preciso de uma ajuda meio urgente

Como faço pra instalar o Windows 95 numa maquina virtual no xp? (VirtualPC). Eu tenho os arquivos do cd do Windows 95 gravado em meu hd(nao tenho mais o cd). e baixei a imagem iso do disco de boot do 95. Até a parte de dar o boot usando o floppy virtual eu consegui...o q nao sei é como fazer a maquina virtual reconhecer a pasta do windows 95 do hd e iniciar a instalação. Desde ja agradeço as colaboraçoes;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No Virtual PC há a possibilidade de linkar uma unidade dentro da máquina virtual associada a uma pasta no computador host. Porém, somente quando os "Additions" do Virtual PC são instalados, e estes não suportam o modo DOS.

Então você teria que fazer o seguinte.

- Descompacte os arquivos de instalação do Win95 em alguma pasta no HD.

- Utilize um aplicativo de gravação de CDs, como o Nero, e ao invés de gravar um CD, escolha a opção "Image Recorder". Salve a imagem em formato .ISO (e não em .NRG). Você também pode utilizar um software para criação de ISOs como o UltraISO para fazer essa função.

- Carregue o boot do floppy que você baixou e certifique-se que, após a inicialização, ele carregue os drivers de DOS para acessar o CD-ROM (geralmente ele utiliza o OAKCDROM.SYS no CONFIG.SYS e o MSCDEX no AUTOEXEC.BAT).

- Abra o ISO com a instalação do Win95 pelo Virtual PC e acesse a instalação através da unidade criada pelo DOS dentro da máquina virtual.

Aí você pode instalar direto, ou então copiar toda a instalação para o HD da máquina virtual (recomendado), e instalar dele.

Falou.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

eu tenho o cd do windows 95 com suporte usb e em portugues,e tem que dar boot pelo disquete ou ter o DOS pre-instalado

Compartilhar este post

Link para o post

Se você usa o vmware é só configurar a unidade de cd para apontar para a unidade de cd fisica e dar o boot pelo cd, como se fosse um pc comum, é só dar esc na tela do post. Nunca usei o virtual pc, mas acredito que seja um procedimento parecido.

Embora eu ache melhor usar uma imagem no hd, mais rápido.

Por mera curiosidade... o que você quer com o win95? rodar algum jogo antigo?

Se for para rodar jogos em DOS sugiro o dosbox.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais