Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Zangirolami

Overclocking Celeron 430 + GA-945GCM-S2C

Recommended Posts

:confused:Bom dia...

Depois de ler alguns tópicos relacionados

a OC venho pedir ajuda aos membros para fazer e ou pelo menos saber se é possivel fazer um OverClocking na minha máquina.

meu pc é Uma gigabyte ga 945gcm s2c + celeron 430 + 1gb 667 + hd 160 + uma fonte genérica de 500w.

Sou iniciante no assunto...

Dei uma olhada no setup do bios que, é diferente da minha placa anterior

uma p4s800 onde era mais fácil identificar e configurar o "over".

Caso meu tópico esteja em desacordo com as regras sugiro que apaguem este tópico.

Agradeço desde já pela atenção

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a potencia da fonte real você recomendaria?

E caso eu queira somente fazer um "OC" mais ligth tipo de 2.0 mesmo assim não seria seguro?

Compartilhar este post

Link para o post

-Não é seguro não colega, mesmo de leve é arriscado.

-Olha já que vai, ou pretende investir em uma nova, invista em uma boa fonte, com potência bem acima do que você necessita hoje, vai que amanhã você resolve fazer um UP geral, colocar uma VGA bem potente ai você já vai ter a fonte. (opinião)

-As vezes por um pouco mais de grana se compra uma bela fonte e fica sossegado por muito tempo independente da configuração.

-Fonte é sempre bom ter de sobra. Faça uma análise do que eu disse e pesquise sobre as fontes.

Boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Uma fonte com essas especificações será que resolveria meu problemas?

600W reais

Model RP-600-PCAR (Non-PFC)

Type ATX from factor 12V V2.01

Input Voltage 90~132V / 180~260 V (Selectable)

Input Current 6.3A@230Vac / 10A@115Vac

Input Frequency Range 47~63Hz

Fan Sleeve bearing 120mm fan

Power Good Signal 100-500ms

Hold Up Time >17ms

Efficiency >70% typically

MTBF >100,000 hrs

Protection OVP / OPP / Short Circuit Protection

Dimension Standard ATX 5.9 x 5.5 x 3.39(inches)

Operation Temperature 5~50 C

Safety Safety Nemko / TUV / cUL / CE / BSMI / FCC / CCC

UPC Code RP-600-PCAR - 870423002529

SLI Ready!!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim sim essa serve.

Assim que conseguir, espeta ela no seu PC, rode o Everest, abra na parte de sensor, pra gente verificar se a fonte está ok, tire um screen e poste aqui ok.

Boa sorte colega.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite a todos !

Resolvi depois de um tempo fazer por minha conta e risco um oc em minha maquina atingi

22% se não me engano, fazendo minha cpu chegar a 2.2 sendo 1.8 original sendo que só alterei a frequencia dele.

Mas gostaria que atingisse um pouco mais existe a possíbilidade de me ajudarem?

Vou postar alguns prints do everest contendo dados do meu pc e aguardar pela ajuda

Antes de mais nada gostaria de pedir a compreensão dos moderadores porque criei este tópico mas desisti do mesmo e resolvi voltar atrás e seguir em frente na dúvida criar outro tópico e postar neste resolvi postar nesse mesmo fico muito grato pela atenção dos mesmo e pela ajuda dos demais

capture5.th.jpgcapture3n.th.jpgcapture2yvc.th.jpgcapture1n.th.jpgcapture6d.th.jpg

sobre minha fonte sei que é uma seventean st 350 bkv - 350W reais se ajudar em alguma coisa beleza se não Em breve eu posto a etiqueta da minha fonte, ok?

aguardo retorno !!!

Editado por Ribeiro
Acerto

Compartilhar este post

Link para o post

Ola.´

Amigo leia ESTE MATERIAL e poste as informações do BIOS.

Tire fotos com uma câmera fotográfica e poste que nós ajudamos você.

As fotos são das opções e configurações de over ok.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo antes de eu postar as fotos que provavelmente só amanhã gostaria de saber como é possível fazer que minha placa que tem um FSB de 800 suporte um processador de 1066 através de over assim como diz o fabricante e também qual processador cairia melhor em um over na minha mobo o celeron 430 1.8 ou Dual-core E2140 1.6 ?

Agradeço pela atenção dispensada em responder minha dúvida e agradeço desde já

Compartilhar este post

Link para o post

Olá.

Se sua placa for a Ga 945gcm-s2c tem FSC padrão de 1066. VEJA AQUI o que diz o fabricante.

Saiba que essa placa é bem limitada para over. Eu já testei uma com 50% de OC e foi muito bem, porém, fazer overclock em placa limitada, depende de todo o conjunto para ser bem sucedido, mas mesmo limitada não custa tentar.

O maior problema dessa placa, no seu caso, não é o FSB, é a frequência do PCI-E...

Mais detalhes, informações e manobras para over não convencional. VEJA AQUI.

Sobre o melhor processador para over tanto faz, ambos que citou são teoricamente iguais, mas eu prefiro o E2140 por possuir 2 núcleos e se for investir, invista no melhor.

Não tem o que agradecer. Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Segue aí as fotos tiradas do bios caso esteja faltando alguma coisa me avise que providencio, ok?

Outra coisa Ribeiro quamdo mencionei fsb 1066 quis dizer 1333 por overclock, tipo como é feito este procedimento se eu colocar um processador nesta frequencia de 1333 e referente as temperaturas do 2140 estão corretas em especial as dos núcleos?

obrigado pela ajuda e aguardo retorno

Placa mãe:

Gigabyte GA-945GCM-S2C (FSB 1066)

Processador:

Dual core 2140 1.6 (800MHZ)

Temperatura CPU - 26°

Temperatura Núcleo 1 - 42°

Temperatura Núcleo 2 - 44°

Temperatura memória - N/A

Temperatura ambiente - N/a

Memória:

NanyaITC 1GB 667 (333MHZ)

tensão do módulo SSTL 1.8

Temporização 333 MHz 5-5-5-15 (CL-RCD-RP-RAS)

20-43-3-5-3-3 (RC-RFC-RRD-WR-WTR-RTP)

p4230163.th.jpgp4230160.th.jpg p4230161.th.jpgp4230165.th.jpgp4230158.th.jpgp4230159.th.jpgp4230157.th.jpgcapture1h.th.jpgp4230171.th.jpg

Segue aí as fotos tiradas sa bios caso esteja faltando alguma coisa me avise que postarei em seguida.

Outra coisa |Ribeiro quamdo mencionei fsb 1066 quis dizer 1333 por overclock, tipo como é feito este procedimento se eu colocar um processador nesta frequencia de 1333 e referente as temperaturas do 2140 estão corretas

Editado por Ribeiro
Acerto de imagem

Compartilhar este post

Link para o post

Olá.

Bom, colocar o processador para trabalhar com FSB de 1333 (via bios) é muito difícil

com a GA-945GCM-S2C. É como eu disse acima, "sua placa é limitada para over".

Se você fixar em 333 o FSB, a frequência PCI-E fica completamente saturada e nem o post acontece. Via bios à média que se consegue são 245 de FSB (980QDR).

Uma tentativa, mais lógica, para atingir tal FSB seria um MOD, mas é algo que envolve

manuseio mecânico direto na CPU. O link que passei acima fala sobre isso. Leia com

bastante atenção para entender...

Vamos ao over padrão.

CPU Host Frequêncy= 233

PCI Express Frequency= AUTO

System Memory Frequency= 2.66

Faça somente essas mudanças e teste a estabilidade com o prime95, ou com o programa de

stress que queira e poste o resultado.

Boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Não seria melhor ele travar o slot pci express, usar um multiplicador na memória que mantivesse a frequência original e apenas alterar a cpu?

Assim a única parte em over seria a cpu que pelo visto manteve uma temperatura bem baixa com o coooler sequer precisando fazer grande esforço.

Desculpem se algum termo está errado acima mas creio que deu para entender.

Se ele mantiver a ram genérica e o slot pci express em over ele corre um risco considerável.Aqui eu mantive o pci express travado,a ram genérica em 667 e pus o fsb em 222 elevando um celeron 430 de 1.8 para 2.0 e o que mais surpreendeu é que o EIST continua pegando, ele alterna 1.3 e 2.0 dependendo da necessidade de processamento sem over na ram ou no pci express.

Obrigado pela atenção e ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite...

primeiramente gostaria de agradecer o ribeiro que me deu essa força, valeu mano !!!

Agora é o seguinte como havia mencionado acima também tinha um E2140 1.6 arranquei fora o celeron e coloquei o 2140 até aí beleza, e prá testar subi ele prá 2.0 até aí também tudo beleza consegui em boas temperaturas ( 20°/30° graus idle 36°/38° full e também depois d uma hora jogando crysis rsrs...os núcleos alternavam entre 49°/50° idle e 57°/59° full) apenas não passei o prime porque aquele prime parece querer fritar me pc....rsrsrs

mas fora isso meu sistema permaneceu estável !!!

coloquei assim no BIOS

CPU Host Frequêncy= 250

System Memory Frequency= 2.66

o "problema" é que quando eu desligo o pc SOMENTE qddo eu desligo não inclui reiniciar

a opção CPU HOST CLOCK CONTROL desabilita automaticamente e já era o over !?!?!?!

isso não acontecia com nem nunca aconteceu com o Celeron

que cheguei até 2.2 dessa forma

CPU Host Frequêncy= 245

System Memory Frequency= 3.33

alguem pode me ajudar?

agradeço pela atençaõ e até mais !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Não faça over na memória genérica, mantenha a mesma frequência default e deixe o pci express travado, nunca em auto.

Pelo pouco que eu sei isso é essencial.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal.

Zangirolami creio que o problema está na própria placa mãe... O fato de trocar o processador não iria causar esse incomodo.

Você atualizou o bios?

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Ribeiro...

Cara o negocio é o seguinte:

Primeiramente estou postando aqui porque já tem todas informações sobre meu pc e bios

Como havia comentado tinha o E 2140 em casa soquei ele no lugar do celeron

e então o fui direto ao over e coloquei assim:

CPU Host Frequêncy= 256

System Memory Frequency= 2.00

quando ultrapasso esses valores a placa aceita mas não reconhece meus hds raramente reconhece o um deles de conector IDE

o que pode estar acontecendo?

Outra coisa e se poderia me indicar uma plaquinha razoavel mas boa prá over tipo o que você acha da GIGABYTE GA-G31M-S2L você conhece alguma similar prá indicar?

Tem como dar mais uma força ? ficaria agradecido

Compartilhar este post

Link para o post

Ola...

primeiramente boa noite prá todos

Ribeiro eu não atualizei o bios não,mas vou providenciar isso o mais rápido possivel

já em resposta ao rafaelkafka não consigo travar sempre que travo o pc não inicia

Minha dúvida no momento e porque quando eu subo a frequencia do cpu a mobo deixade reconhecer meu "hd SATA 120GB" reconhece somente o "hd IDE 40 GB" outra coisa é que estou em dúvida sobre qual MOBO comprar tenho em vista duas placas levando em conta C x B uma delas é a Asus p5pkl am se e a outra GIGABYTE GA-G31M-S2L a qual já encontrei um review aqui mesmo no CDH

Compartilhar este post

Link para o post
Ola...

primeiramente boa noite prá todos

Ribeiro eu não atualizei o bios não,mas vou providenciar isso o mais rápido possivel

já em resposta ao rafaelkafka não consigo travar sempre que travo o pc não inicia

Minha dúvida no momento e porque quando eu subo a frequencia do cpu a mobo deixade reconhecer meu "hd SATA 120GB" reconhece somente o "hd IDE 40 GB" outra coisa é que estou em dúvida sobre qual MOBO comprar tenho em vista duas placas levando em conta C x B uma delas é a Asus p5pkl am se e a outra GIGABYTE GA-G31M-S2L a qual já encontrei um review aqui mesmo no CDH

Então desfaça teu over porque senão teus slots pci, pci-express vão tudo pro ralo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais