Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core 2 Quad Q6600 / Q8200 / Q9300 / talvez um Phenom II


marockosu

Posts recomendados

ok ! se eles fossem tavados, você não conseguiria alterar o multiplicador em nenhum caso. quanto a multiplicador sem limites, acho isso muito pouco provavél, pois onde ficaria o FSB nesta historia. o Quad9300 com 2.5 Ghz com fsb de 1333, ao passar ele para 3.2, o fsb pulou para 1712, com frequencia de 426 e mult 7.5 e frequencia de memoria de 1066 para 1135 . não cheguei a testar, mas sei que ele chega a 3.8, porém imaginem como ficaria a combinação de multtiplicador e fsb, sem falar na memoria, que dificilmente uma ddr2 conseguiria acompanhar esta combinação.

com isso, em minha humilde opinião, poucas pessoas aqui no forum tem máquina para usar o 9300 no limite ( 3.8Ghz ), pois acho que a questão não é travamento de multiplicador e sim de arquitetura do processador. um over de 2.5 para 3.8, não é pouca coisa não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok ! se eles fossem tavados, você não conseguiria alterar o multiplicador em nenhum caso. quanto a multiplicador sem limites, acho isso muito pouco provavél, pois onde ficaria o FSB nesta historia. o Quad9300 com 2.5 Ghz com fsb de 1333, ao passar ele para 3.2, o fsb pulou para 1712, com frequencia de 426 e mult 7.5 e frequencia de memoria de 1066 para 1135 . não cheguei a testar, mas sei que ele chega a 3.8, porém imaginem como ficaria a combinação de multtiplicador e fsb, sem falar na memoria, que dificilmente uma ddr2 conseguiria acompanhar esta combinação.

com isso, em minha humilde opinião, poucas pessoas aqui no forum tem máquina para usar o 9300 no limite ( 3.8Ghz ), pois acho que a questão não é travamento de multiplicador e sim de arquitetura do processador. um over de 2.5 para 3.8, não é pouca coisa não.

Com os Processadores Extreme (os QX), os multiplicadores são destravados até 12X ou seja, você pode facilmente coloca-los a 4 Ghz (12 x 333) sem alterar o FSB, não danifica a placa-mãe, memória ou o próprio processador....com o multiplicador destravado PARA CIMA dá para overclocar facilmente, basta ter um Cooler poderoso! ... nossos processadores tem o Multiplicar "pra cima" travado, o mais importante! Pois para baixo não serve pra muita coisa, tipo o nosso Q9300 que pode mudar para de 7,5 para "6"...:rolleyes: mas isso não significa q sejam realmente "destravados"...apenas pra baixo! Por isso o valor dos Extreme são altíssimos! E é essa a diferença deles, para os demais!

Olha essa belezinha rodando a 6.2 Ghz....

000000069451.png

Multiplicador no 15 x (417)

RATED FSB: 1668 mhz (pouquissimo, pois como você mesmo disse o nosso Q9300 ao passar ele para 3.2, o fsb pulou para 1712) Tudo isso graças ao multiplicador Destravdo, presente apenas nas versões Extreme (QX)

Outro exemplo, detravado PARA CIMA (6 até 13)

coolaler-conroe.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os C2D vem com multiplicador destravado (multiplicador máx de acordo com cada modelo), no caso do E8400 você pode usar qualquer multiplicador entre 6 e 9, além dos multiplicadores fracionários... (7,5 / 8,5)

Mas para isso a sua MOBO tem q permitir alterar o multiplicador.

Gosto muito dos quad´s (65mn e 45mn) mas devido ao alto consumo de energia, alta geração de de calor, e preço tb mais alto, preferi pegar um C2D normal mesmo (3.0 Ghz), que já dá um belo caldo.

Ao overclockar um C2D de 3.0 pra 3.6 o ganho é bem perceptivel e ele fica perfeitamente estável para o dia-a-dia.

Acredito que pelos próximos 2 anos ele aguente bem o tranco, o que é a meta.

Valeu !

Os únicos com multiplicador destravados PRA CIMA, são os Extreme (QX), para baixo todos eles são, o nosso interesse são nos destravados para cima para facilitar o Overclock sem alterar o FSB....

"no caso do E8400 você pode usar qualquer multiplicador entre 6 e 9"

ele travou no 9 e não sobe mais que isso, está travado ai (9x 333) = 3Ghz, se quiser Overcloca-lo terá q aumentar o FSB....nos Extreme isso não acontece por eles terem os Multiplicadores destravados para cima! :wacko: nossa! cansei de dizer a mesma coisa várias vezes...heheheheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você não interpretou o meu post corretamente, ou nem leu direito o que eu escrevi...

É eu sei q os únicos C2D que tem multiplicador máximo destravado são os Extreme, tanto q no meu post coloquei isso:

''....(multiplicador máx de acordo com cada modelo)...."

Se você não entendeu o que isso significa eu te explico...

Isto quer dizer que o multiplicador máximo irá variar de acordo com cada modelo, ou seja, o E8400 terá mult máx de 9, o E6550 terá mult máx 7, e assim por diante...

Mas é fato que o multiplicador dos C2D comuns (não EXTREME) é destravado sim, visto que posso alterar entre 6 e 9, iclusive com multiplicador fatorial...

Para ter um multiplicador MAXIMO destravado (até o limite de 12x pelo o q você mesmo disse), ai sim você precisará de um Extreme. Leia a minha mensagem de novo visto q não entendi o porque do seu reply.... E se você cansou de dizer a mesma coisa, várias vezes, então não se manifeste....

Abraço!

Os únicos com multiplicador destravados PRA CIMA, são os Extreme (QX), para baixo todos eles são, o nosso interesse são nos destravados para cima para facilitar o Overclock sem alterar o FSB....

"no caso do E8400 você pode usar qualquer multiplicador entre 6 e 9"

ele travou no 9 e não sobe mais que isso, está travado ai (9x 333) = 3Ghz, se quiser Overcloca-lo terá q aumentar o FSB....nos Extreme isso não acontece por eles terem os Multiplicadores destravados para cima! :wacko: nossa! cansei de dizer a mesma coisa várias vezes...heheheheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você não interpretou o texto corretamente, ou nem leu direito o que eu escrevi...

É eu sei q os únicos C2D que tem multiplicador máximo destravado são os Extreme, tanto q no meu post coloquei isso:

''....(multiplicador máx de acordo com cada modelo)...."

Se você não entendeu o que isso significa eu te explico...

Isto quer dizer que o multiplicador máximo irá variar de acordo com cada modelo, ou seja, o E8400 terá mult máx de 9, o E6550 terá mult máx 7, e assim por diante...

Mas é fato que o multiplicador dos C2D comuns (não EXTREME) é destravado sim, visto que posso alterar entre 6 e 9, iclusive com multiplicador fatorial...

Para ter um multiplicador MAXIMO destravado, ai sim você precisará de um Extreme. Leia a minha mensagem de novo porque não entendi o porque do seu reply.... E se você cansou de dizer a mesma coisa, várias vezes, não se manifeste....

Abraço!

Sim, entendi! É que o assunto começou quando nós dissemos que os únicos processadores com multiplicador destravado eram os Extreme...ai começou a aparecer um monte de gente dizendo que tinha processador destravado, desde Core 2 Duo até os Quad normais, como os Q9300 (quase q eu ecreditei e pulei de alegria)...o que não é verdade, pois são destravados apenas PARA Baixo e mesmo assim é O Certo é dizer que eles tem Multiplicador TRAVADO. Senão vira um confusão só, já tinha gente querendo saber referente a "revisão" do processador se dependendo dela o processador poderia estar destravado (isso tudo fora da família QX)

Leia a minha mensagem de novo porque não entendi o porque do seu reply.... E se você cansou de dizer a mesma coisa, várias vezes, não se manifeste....

Repeti muitas vezes a mesma coisa na mesma frase, não cansei de explicar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só, já tinha gente querendo saber referente a "revisão" do processador se dependendo dela o processador poderia estar destravado (isso tudo fora da família QX)

explicar

é....

refulto aqui essa informação...

não perguntei pela revisão se tinha haver com o multiplicador...

o que eu queria saber é SE HÁ ALGUM PROBLEMA QUANTO A ALGUMA REVISÃO...

a exemplo dos AMDs que algumas revisões possuem bugs e falhas...

claro que por falta de mais informações minhas e pelo calor do momento da discussão houve esse entendimento errôneo por parte do colega...

nossa ficou bonito esse texto... hehehe

abraços colegas...

^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é....

refulto aqui essa informação...

não perguntei pela revisão se tinha haver com o multiplicador...

o que eu queria saber é SE HÁ ALGUM PROBLEMA QUANTO A ALGUMA REVISÃO...

a exemplo dos AMDs que algumas revisões possuem bugs e falhas...

claro que por falta de mais informações minhas e pelo calor do momento da discussão houve esse entendimento errôneo por parte do colega...

nossa ficou bonito esse texto... hehehe

abraços colegas...

^^

forço a barra: "igual a amd que possui revisoes com bus e falhas"

nenhuma das duas costuma variar alguma coisa entre os processadores, então n poderia ser um caso izolado (sao fabricados 300 identicos por vez), e nao seria uma revisao, ja que o principal atrativo da linha extreme da intel (e unico argumento de vendas, diga-se de passagem) é o mult destravado... seria um tiro no pé criar uma revisao com essa falha, ja que o custo de fabricaçao dos processadores é extremamente proximo, mas o lucro com um EE é bem maior.... (td isso vale pra linha BE da amd)

o que eles fazem é, agora sim, o mesmo da amd: destravar apenas para baixo o mutiplicador.... (o da amd é de 4,5X a mult do proc., por exemplo).....isso, eclusivamente pode ser usado para fazer downclock, mas pode ser explorado em overs para aumentar a banda do barramento frontal em processadores com mult muito alto, por exemplo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

forço a barra:

forcei nada...

tem sim uma revisão da AMD que saiu com um BUG de temperatura, (eu vou ver se encontro, se não me engano foi até no clubedohardware ou nos boletins)... que se você o gelasse muito ele travava... a minha questão é essa...

e sim isso que você explicou sobre a fabricação está certo... mas nem tudo é 100% garantido em um mesmo waffer(?) de silício na hora de fabricar os processadores pode haver erros que só serão descobertos depois que o mesmo forem lançados e vendidos...

com isso faz-se revisões ou pra corrigir erros no processo de fabricação ou pra lançar aprimoramentos no sistema de fabricação do processador...

daí... (novante) a minha dúvida há alguma revisão que possui bugs no processador ou uma outra revisão que tenha alguma "certa melhoria"?

porque quando eu fiz a pesquisa de preço vi alguns indivíduos perguntando qual revisão seria o processador... e encontrei se não me engano 3-4 revisões diferentes, não sei há mais... mas espero ter explicado melhor... (_( e tô achando que esse tópico ta se acalourando muito... o povo daqui a pouco se bate...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tem sim uma revisão da AMD que saiu com um BUG de temperatura, (eu vou ver se encontro, se não me engano foi até no clubedohardware ou nos boletins)... que se você o gelasse muito ele travava... a minha questão é essa...

Isso se chama "ColdBug" basicamente qualquer processador esta sujeito a isso e só é relevante para overclockers que usam gelo seco ou nitrogênio líquido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a muito tempo n ouço falar em algum outro bug alem dos rev. B2 pra servidor, sendo assim, foque a escolha no C/B... e messa as palavras antes de afirma q produtos possuem bugs, sem antes pesquisar, pois estes "conceitos" erroneos prejudicam a concorrencia e a escolha do melhor produto pelo cliente....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a muito tempo n ouço falar em algum outro bug alem dos rev. B2 pra servidor, sendo assim, foque a escolha no C/B... e messa as palavras antes de afirma q produtos possuem bugs, sem antes pesquisar, pois estes "conceitos" erroneos prejudicam a concorrencia e a escolha do melhor produto pelo cliente....

beleza... eu também peço o mesmo pra tí quando for defender os seus "gostos"... álias. a todos do fórum... porque os ânimos deram um boa exaltada... fiquei com medo de sair tapa... hehehe...

dragum, como eu ví que você é entusiasta da amd qual seria os quads da amd que fariam frente q esses quads da intel!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza... eu também peço o mesmo pra tí quando for defender os seus "gostos"... álias. a todos do fórum... porque os ânimos deram um boa exaltada... fiquei com medo de sair tapa... hehehe...

dragum, como eu ví que você é entusiasta da amd qual seria os quads da amd que fariam frente q esses quads da intel!?

Nem entrei mais aqui por causa disso, depois volto c/ olho roxo pra casa e meus pais vão ficar preocupados querendo saber o que aconteceu :D

PS: Meu Q9300 não tem multiplicador destravado..só os EXTREME hehehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IMPRESSIONANTE e ai cara beleza? Sou novo em over, se for possivel, você poderia me dar umas dicas de como fazer no meu pc, minha placa-mãe e processador são = ao seu, mas uso o cooler box. Pra falar a verdade eu n sei nem por onde começar...obrigado cara!!!

amigo dê uma pesquisada no fórum de over, lá tem alguns tutos e explicações sobre overclock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por exemplo olhem a tabela dos processadores do Intel Q6600, ele tem duas revisões, acho q a primeira tinha bug e um tdp maior, aquecia muito, era bem bugado, dai lançaram a revisão slacr que é que está vendendo agora e é muito boa (qual tenho, até procurei bastante para não fazer caca)

Tem muitas discussões sobre as revisões do Q6600, até em um forum portugues (de portugal) com um tuto explicando as diferenças das revisões que mostra a diferença entre as temp dos core entre as revisões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, creio que a Intel ainda tem muito à tirar dos Q9xxx... Mas quem sabe com os novos Nehalems apareçam coisa melhor por menos preço.

só que aí é que tá... será que eles ainda vão querer tirar alguma coisa dos 9*** com o lançamento dos i7?

e outra... vai demorar ainda um tempo pra baixar os preços...

eu vou esperar até janeiro pra dar uma estabilizada no dolar e ver se com os lançamentos novos, abaixa os preços....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...