Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar Rede de Lan house


possamai

Posts recomendados

  • Membro VIP

Eu recomendo que você use o Windows 2003 no servidor. Em relação a rede, você pode definir IP fixo já que são poucas máquinas e, coloque numa sequência fácil de ser lembrada, assim facilita quando você for acessar via vnc. Configure um redirecionamento no roteador para a sua máquina, assim você poderá acessá-la remotamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda Igor, mais me diga...

Existe muita diferença do Windows 2003 pro XP?

Como funciona essa questão do redirecionamento do roteador? como configuro ele, não é só o modem através do ip 10.1.1.1?

Outra dúvida é sobre questão de ip, dns, gateway e mascára que estou usando... Dessa maneira está correto? Existe uma melhor forma de estruturar?

E questão se segurança de arquivos do servidor, para bloquear acesso, esse tipo de coisa, tem como?

Desculpe tantas perguntas, mais tenho conhecimento bem básico de redes.

Obrigado pela compreensão.

Anderson Possamai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu mudaria só a máscara para 255.255.255.0.

Recomendo o uso do Windows 2003, pelo fato de ser mais fácil pra você fazer as configurações que serão necessárias para a sua rede ( servidor DHCP, DNS e servidor de arquivos).

O redirecionamento você faz no modem, para o IP do servidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, muito obrigado mesmo pela ajuda.

Você sabe onde posso me informar (link, tutorial) que explique bem sobre essas informações, Ip, Máscara, DHCP...

Por que não conheço o significado de tudo, e aprendendo eu estaria compreendendo as modificações. Por exemplo ip é a identificação do pc, já dhcp não sei o que é.. :o

Por enquanto obrigado pela ajuda.

Anderson Possamai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito bom Lord Enigm@... li ele inteiro..

Porém gostaria de ter algumas informações mais avançadas. Por exemplo:

Formatei meu servidor e instalei Windows server 2003.

Liguei todas as máquinas + servidor no switch e o modem também direto no switch.

Nas máquinas configurei da seguinte maneira:

Servidor:

Ip: 192.168.1.10

Máscara: 255.255.255.0

Gateway: 192.168.1.1 (Mesmo ip que o do modem)

Máquinas:

Ip: 192.168.1.11 ~ 19

Máscara: 255.255.255.0

Gateway: 192.168.1.1 (Mesmo ip que o do modem)

No modem coloquei DNS automatico e ativei DHCP colocando ip de de 192.168.1.20 ~ 192.168.1.254.

No servidor instalei o apache e configurei para porta 8080. Também instalei o ipconfig e deixei aberto.

No roteador inclui uma NAT: TCP 8080 8080 > 8080 8080 > para o ip do servidor 192.168.1.10.

Estou sem internet nos computadores, a não ser que coloque DNS manual como 200.175.5.139.

Minhas dúvidas são:

1) Desta maneira está configurado corretamente?

2) Por que pra mim acessar a internet, tenho que colocar esse DNS?

3) Porque não consigo acessar externamente quando digito: meuhost.servegame.com:8080??? Não deveria direcionar automaticamente pro meu servidor?

4) Para usar UltraVNC, preciso configurar NAT da mesma maneira que o apache??

Desculpem tantas perguntas ou se são "estúpidas", mais pesquisei bastante no google e fóruns, pelo que entendi das funcionalidades, esta seria a melhor configuração!

====== EDITANDO =====

Essa configuração que eu coloquei, foi teste que eu fiz em casa, com outro modem dlink, com roteador e wireless.

Na minha lan house, vou fazer a configuração com um modem 500b, que por padrão é ip 10.1.1.1.

Nesse caso como ficaria a configuração do servidor e computadores??

É só trocar o ip 192.168.1.10 > 10.1.1.10 ??

E gateway, máscara e DNS?

Obrigado

=======================

Aguardo respostas.

Desde já agradeço a atenção.

Grato,

Anderson Possamai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...