Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
reaps

Q6600 70ºc em idle

Recommended Posts

Tenho uma q6600 com cooler box, 4gb ram e geforce 8600gt e a temperatura dos cores estão entorno de 70ºC em idle, chegando no minimo a 65...

Um amigo disse q o problema pode ser o gabinete pois só há buracos para cooler na parte traseira em cima alem do duto do cooler box.

A minha duvida é, como resolver esse problema?

Adicionar um cooler de 8cm na traseira, tentar por cooler na baia e na traseira, trocar o gabinete todo ou o que?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente está muito quente, to vendo bastante reclamações do q6600 pela temperatura. Verifica se o cooler está instalado corretamente. E por via das dúvidas, em quantas RPM está seu fan?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho um Q6600 também, e no primeiro dia de uso, ele chegou a 100ºC.

Eu achei super estranho, porque antes eu havia lido sobre ele e realmente essa temperatura estava absurda. Não travou nem nada, mas ok...no outro dia eu abri o gabinete para ver se estava tudo certo, e reparei que tinha um fio pegando no cooler.

Arrumei esse fio para não pegar nele e depois desse dia, nunca mais tive problema com temperatura. Agora fica no máximo em 41/42ºC (lembrando que não tenho over no processador).

Falou!

Compartilhar este post

Link para o post

você está utilizando algum overclock? Qual a temperatura ambiente de onde você mora? A quanto tempo você tem esse computador? já abriu ele alguma vez para fazer limpeza, retirar poeira dos coolers?

Se seu gabiente não tem espaço realmente para pelo menos 1 cooler jogando ar para dentro e outro como exaustor, não haverá circulação de ar eficiente dentro dele. Acho que seu amigo está certo, pelo jeito ele entende bastante de refrigeração. Leve seu pc na casa dele e peça com jeitinho pra ele dar uma olhada, qm sabe ele não resolve teu problema. Paga uma cerveja pra ele depois :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

@Rafaa1

vou dar uma olhada no cooler e ver se tem algo errado.

Usando o everest: Cooling fans -CPU 1017 RPM.. baixo, nao? o.0

@Jaycob90

vou procurar se existe algo encostando no cooler. Ontem mesmo eu dei uma olhada mas nao vi nada chamativo. Lembro agora q semana passada fui ligar o pc de manha e o cooler fez um barulho estranho, mas quando reiniciei parou (nao fui ver o que era pois era 6:30 da manha e tava imprimindo um trabalho pra faculdade)

ah.. e o amigo q eu citei é o palhaço do zander ehehehe :D

Compartilhar este post

Link para o post
Vai na bios e desativa as opções referente a velocidade controlada do fan...

nao achei nada =/

as opções na parte de "Fan control" estão na foto

dsc00148nn1.th.jpgthpix.gif

-alterei para 'agressive' e 'high' as duas primeiras opções, mas nao houve mudança na temperatura.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa ventoinha deveria girar mais rápido por ser box, se não me engano.

Verifica onde você comprou, e pede pra eles darem uma olhada.

Compartilhar este post

Link para o post

beleza, irei na loja então

ps: to jogando wow agora o fan foi a 1800rpm no maximo... temperatura dos cores perto de 75ºc =x

Compartilhar este post

Link para o post

O meu Q6600 fica em uns 45 idle, mas ta alto, porque a um tempo atrás ele ficava em 40 no máximo jogando, agora quando jogo qualker joguinho ele vai pra mais de 60...Eu tirei o cooler e vi que o dissipador só ta encostando metade da duperficie do processador, porque ele só tava sujo de pasta em uma metade, recoloquei o cooler, mas não adianto, não to conseguindo colocar certo, acho que vou ter q ir na loja mesmo como você, parece ser o melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara de uma olhada nas minhas temperaturas e rotaçoes ..

--------[ Sensor ]------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sensor Properties:
Sensor Type W83627DHG + W83791D + ADT7475 + ADP3228 (ISA 290h, SMB 2Ch/2Eh/20h)
GPU Sensor Type Diode (ATI-Diode)
Motherboard Name Asus Maximus Extreme / Maximus Formula / Rampage Formula
Chassis Intrusion Detected No

Temperatures:
Motherboard 40 °C (104 °F)
CPU 23 °C (73 °F)
CPU #1 / Core #1 37 °C (99 °F)
CPU #1 / Core #2 35 °C (95 °F)
CPU #1 / Core #3 34 °C (93 °F)
CPU #1 / Core #4 37 °C (99 °F)
North Bridge 49 °C (120 °F)
South Bridge 44 °C (111 °F)
GPU1: GPU Diode (DispIO) 58 °C (136 °F)
GPU1: GPU Diode (MemIO) 59 °C (138 °F)
GPU1: GPU Diode (Shader) 58 °C (136 °F)
GPU2: GPU Diode (DispIO) 70 °C (158 °F)
GPU2: GPU Diode (MemIO) 76 °C (169 °F)
GPU2: GPU Diode (Shader) 75 °C (167 °F)
Seagate ST3250820AS 35 °C (95 °F)

Cooling Fans:
CPU 2045 RPM
Chassis #2 1140 RPM
Chassis #3 1165 RPM
Power Supply 1258 RPM
GPU1 3857 RPM
GPU2 1401 RPM

Ew provavel que seja a rotaçao do cooler e ventilaçao interna do seu gabinete, ou ate cooler mau encaixado.

Compartilhar este post

Link para o post

A temp tá boa, vale ressaltar se é em idle ou full, e se é cooler box...

@topic

Então leva na loja e fala pra darem uma olhada, na hora, com você la.

Compartilhar este post

Link para o post

bem, levei na loja ontem

o tecnico nao chegou a tirar o cooler porque realmente estava bem encaixado (acho q ele nao quis tirar mesmo porque ai teria q passar alguma pasta lol)

ele deu uma boa limpada em tudo e adicionou um cooler de 8cm pra funcionar como exaustor. Agora o pc faz uns 50 em idle chega a uns 65 em jogos... uma certa melhora de rendimento lol

apesar disso, o cooler sempre esta mostrando uns 1000rpm em idle e 1800 em load.. estranho porque o maximo dele deve ser uns 2500rpm.

Pra ficar 100%, vou procurar um cooler e uma pasta termica decentes para substiuir pelos de fabrica.. espero assim chegar as 40graus celsius (maldito linux da faculdade q nao deixa eu usar alt167)

Obrigado por todas as sugestões !

Compartilhar este post

Link para o post

50 em idle ta alto ainda, bem alto, tinha q ficar em uns 30, 35, deve ser cooler mal encaixado, esses cooler box tem um sistema muito ruim de encaixe, eu vou ter q tirar a placa mãe do gabinete pra encaixar direito u.u

Compartilhar este post

Link para o post
30º em idle nos cores em um Q6600 com o cooler box você não vai conseguir nunca...

essa é a temperatura que eu consigo no E8400 sem over com um cooler de 250 reais em cima dele...

aproveitando estas temperaturas com over em idle estão boas ?

aazc8.jpg

--------[ CPU ]---------------------------------------------------------------------------------------------------------

CPU Properties:

CPU Type QuadCore Intel Core 2 Quad Q6600, 3100 MHz (9 x 344)

CPU Alias Kentsfield

CPU Stepping G0

Instruction Set x86, x86-64, MMX, SSE, SSE2, SSE3, SSSE3

Original Clock 2400 MHz

Min / Max CPU Multiplier 6x / 9x

Engineering Sample No

L1 Code Cache 32 KB per core

L1 Data Cache 32 KB per core

L2 Cache 2x 4 MB (On-Die, ECC, ASC, Full-Speed)

Multi CPU:

Motherboard ID MAXIMUS Formula

CPU #1 Intel® Core2 Quad CPU Q6600 @ 2.40GHz, 3086 MHz

CPU #2 Intel® Core2 Quad CPU Q6600 @ 2.40GHz, 3086 MHz

CPU #3 Intel® Core2 Quad CPU Q6600 @ 2.40GHz, 3086 MHz

CPU #4 Intel® Core2 Quad CPU Q6600 @ 2.40GHz, 3086 MHz

CPU Physical Info:

Package Type 775 Contact LGA

Package Size 3.75 cm x 3.75 cm

Transistors 582 million

Process Technology 8M, 65 nm, CMOS, *****, Low-K Inter-Layer, 2nd Gen Strained Si

Die Size 286 mm2

Core Voltage 1.325 V

I/O Voltage 1.325 V

Typical Power 130 W

Maximum Power 168.8 W

CPU Manufacturer:

Company Name Intel Corporation

Product Information http://www.intel.com/products/processor

CPU Utilization:

CPU #1 / Core #1 0 %

CPU #1 / Core #2 33 %

CPU #1 / Core #3 0 %

CPU #1 / Core #4 0 %

Compartilhar este post

Link para o post

Faz um teste com o over em full, pode ser o do everest mesmo.

E sobre seus +12V que estão a 11.25V, pega um multímetro pra ver se é isso mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual seria uma temperatura boa pra esse Q6600? Me deu uma louca aqui hoje e inventei de fazer over nele (bem leve) e coloquei ele a 2.7Ghz pra ver.. fiz um bench. do Crysis e ele pegou 54º max. e no mínimo (operações do sistema mesmo) ele chegou a 38º... qual o MÁXIMO de temp. que o Q6600 chega sem que haja perigo?

desde já agradeço..

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Depende, o Q6600 tem duas revisões se não me engano, uma é 63 e a outra 71°C.

Anyway, em iddle ele não deveria passar dos 35, e em full dos 45~50°C sem over.

Compartilhar este post

Link para o post

É normal a tensão, depois de um over, aumentar automaticamente? tipo eu to colocando o meu a 2.74Ghz só mudando mesmo o fsb, sem mexer em nada de tensão e deixando as demais opções (inclusive da memória) no AUTO. quando chego no CPUZ ele me mostra como oscilação mais baixa 1,264v e não o 'normal' sem over, acho que é 1,162 sei lá.. enfim é um pouco mais baixo... e além disso o 'DRAM Frequency' (la do cpuz) passa de 400mhz (normal) pra 457,5mhz... NORMAL???

e quanto a temperatura que perguntei antes, eu fiz mais testes.. dessa vez com quase uma hora de crysis, o que eu costumo jogar, e a temperatura não passou de 58º... acho que tá legal né..

to tendo mais dúvidas que o criador do tópico, to me sentido até metido mas é que começo de over (sem muita orientação) deve ser complicado pra todo mundo..

Valeu pelas respostas Brain e Rafaa

Compartilhar este post

Link para o post

Você tem que setar a tensão original do processador, não deixar em auto senão a mobo aumenta e provavelmente aumenta demais. A do Q6600 é 1.325

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais