Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvidas sobre gasto de energia (do pc), downclock e coolers...


Bronislaw

Posts recomendados

Pessoal é o seguinte, utimamente dei um upzinho no meu pc, troquei a minha placa de video por uma x1950pro 512mb e 256bits gdd3, então para acompanhar a bichinha, meu p4 de 3.0ghz, foi para um over de 3.4ghz (pelo setup bonitinho).

Como esse p4 são uma maravilha e esquentam muito, eu coloquei mais 3 coolers no meu gabinete, 1 jogando o ar para fora e 2 jogando o ar para dentro, mais um bem pequeno de k6 no ship 7, que começou a esquentar pacas depois do over (mas com o cooler resolveu).

Tive também que trocar a minha fonte, de uma de 450w c3tech agora estou com uma de 600w da satelite, (que diz ter 80% de eficiencia), e tem mais 2 coolers com leds (isso foi o que estragou ela).

Bom até ae tudo bem, só que antes de dar esse up, eu já deixava o pc ligado 24 horas por dia, fazendo download de filmes, show, jogos tudo pelo torrent e com net de 1 mb, é meio enrolado para baixar arquivos de 7gb, então deixo ligado direto.

Só que depois desse up, a conta de luz, subiu de 1 mês para o outro em 25 reais, será que só pc ta gastando tudo isso? Não foi comprado mais nada, só fiz isso mesmo.

Então tava pensando em fazer um downclock quando eu não estiver usando o pc, como é caso em 60% do tempo dele, de noite dormindo, na aula no trabalho, tudo isso ele fica ligado baixando.

Será que vai gastar menos se eu baixar os clocks da placa de video, ao invés de deixar ela nos 600mhz processador e 1400mhz memoria, eu colocar em (como era a minha geforce 5500), em 270 mhz o processador e 400mhz a memoria, será que dae vai gastar menos energia?

E a minha outra duvida, usar ela em downclock tão baixo assim pode danificar a placa, estragar de algum jeito, forçar mais ou não tem nada a ver, posso fazer tranquilo, talvez até menos que isso, já que não uso o pc, ou menos quando tiver usando para ficar somente na net, da para deixar mais baixo também né?

Tava pensando em deixar 200mhz ou 150 o processador da placa de video e 400 as memorias da placa de video.

Outra duvida é em relação a quantidade de coolers, eles gastam ou consomem muita energia, já que são somente uns coolerzinhos?

O que vocês acham que da para fazer pessoal?

E sobre o downclock posso fazer na boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sempre que você overcloca ou CPU ou GPU o consumo sobe. A situação inversa também é verdadeira. Entretanto, sem algum SW que faça isso (baixar e levantar a frequência e tensão da GPU/CPU) para você penso que é uma fria..

SW como o Cool'n'Quiet na AMD ou o SpeedStep na Intel são exemplo disso. O RMClock da RightMark poderá talvez te ajudar nessa tarefa. Baixe-o e experimente.

Outra solução é fazer como fiz. Montei um PC para ficar ligado o tempo todo, fazendo up/down load na internet, e de lambuja operar como servidor de arquivo. Seu consumo, somente 28 Watts. Está ligada direto desde março desse ano, não desliga nunca, somente na falta de energia.. Quer conferir veja ai: PC econômico para Internet e NAS

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ohhh obrigado pela ideia, só que no momento esta meio complicado, teria que comprar ou montar esse pc usado bem antigo, com um hd mais ou menos, de pelo menos 40 giga (se eu tivesse pensado nisso antes, não teria vendido o meu de 80 :( ).

Mas acho que isso vai ter que esperar um pouco, se bem que a ideia é muito boa.

Agora em relação a isso tem o rivar tuner ele faz isso na boa, com a placa de video pelo menos (depois vou procurar para o processador), mas tipo, fazer a placa funcionar abaixo do esperado (programado), não danifica ela, danifica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...