Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Virús executado automaticamente do Pen Drive


Terráqueo

Posts recomendados

Boa parte dos vírus são auto executáveis.

Uma dica que vale pra evitar esse tipo de infecção ao se conectar pen drivers no seu pc, é segurar a tecla shift até o driver ser instalado e também toda vez que o pen drive for conectado ao computador.

Segurando Shift anula-se a autoexecução ed arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal essa do shift eu nao sabia... vou meter medo em alguns amigos agora... euhaae...xD

mas tp, dps de anular isso.... nao precisa formatar seu PENDRIVE, apenas remova o virus dele, como?? "mostrar arquivos ocultos" e um pouco mais acima "mostrar arquivos de sistema", pronto abra seu pendrive, e delete o arquivo autorun.inf, e as pastas q nao foram criadas por voce, e nem um de seus programas... mas cuidado para nao deletar algum arquivo seu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal essa do shift eu nao sabia... vou meter medo em alguns amigos agora... euhaae...xD

mas tp, dps de anular isso.... nao precisa formatar seu PENDRIVE, apenas remova o virus dele, como?? "mostrar arquivos ocultos" e um pouco mais acima "mostrar arquivos de sistema", pronto abra seu pendrive, e delete o arquivo autorun.inf, e as pastas q nao foram criadas por voce, e nem um de seus programas... mas cuidado para nao deletar algum arquivo seu...

O Lucas está certo, mas normalmente, os vírus quando apagados se auto regeneram no pen drive, principalmente se o computador em que ele estiver já estiver infectado. Então a solução é fazer uma verificação com um anti-vírus. Indico o Anti Vir Avira, freeware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
é, mas a indicacao de segurar o SHIFT é perfeita pra nao infectar um novo pc, dai você espeta a pen num pC limppo, tira o vir, e ta beleza, dai passa antivirus no pc infectado, sem CONECTAR a pen... se nao infecta ela dnv...

Alguns AV como o NOD32, mesmo desativando o autoplay (o Microsoft Powertoys faz isso) ou evitando-o segurando shift, automaticamente escaneia dispositivos removíveis quando montados. Caso o dispositivo estiver infectado, o alerta surgirá na tela, mas isto não quer dizer que você foi infectado.

Uma coisa que eu percebi é que, quando você está infectado, não é possível apagar o vírus do pendrive. Quando tomada as medidas preventivas acima, é possível deletar o vírus normalmente. O importante é verificar o que está dentro do autorun.ini e remover os arquivos que ele manda executar. Outra coisa que eu percebi é que alguns desses vírus infectam executáveis no próprio pendrive e criam executáveis (eu por exemplo, carrego no meu pendrive alguns programas como o Everest e WinRAR) com ícones de pasta com o intuito de enganar o usuário que inadivertidamente executa o arquivo gerando uma nova infecção.

Mas basta esquecer de apertar o shift uma vez e pronto, sua máquina está infectada :angry:. É por isso que nas minhas máquinas eu simplesmente DESATIVEI permanentemente o autoplay pelo Powertoys.

O problema é que não adianta muito ter sua máquina limpa porque a do amigo, lan ou escola/universidade vai sempre ter um trouxa que vai abrir as "fotos do orkut.exe" e infectar a máquina... Quem me dera que existisse um pendrive com trava para escrita, que nem os velhos disquetes.

Eu conheço gente que de tanta aporrinhação com esses malditos vírus, utilizam aqueles leitores de cartão SD USB com um cartão travado para escrita. Assim o vírus não tem como infectar a memória :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No pendrive do meu irmão tem um tal arquivo chamado autorun.inf

Isso é um trojan??

Se sim, o q fazer p/ removê-lo?

Normalmente é um vírus sim. E quase sempre quando tem o autorun, tem outra arquivo que é executado por ele.

Pra apagá-lo aperte Delete lol.

Mas se o seu computador estiver infectado, vai ser necessário passar o anti vírus pra poder remover, por que se não, assim como a fênix, ele vai renascer das cinzas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente é um vírus sim. E quase sempre quando tem o autorun, tem outra arquivo que é executado por ele.

Pra apagá-lo aperte Delete lol.

Mas se o seu computador estiver infectado, vai ser necessário passar o anti vírus pra poder remover, por que se não, assim como a fênix, ele vai renascer das cinzas.

O vírus já foi excluído manualmente do pendrive (apertando o delete), mas meu irmão disse q ele de repende ''volta''.

Acho q o note dele (pode) estar infectado, mas o estranho é q meu irmão executa o anti-vírus e não encontra nada.

Ele usa o avast.

você recomenda outro anti-vírus??

Se o notebook dele não extiver mesmo infectado, acredito q outros pc's de onde ele trabalha deverão estar.

Ele trabalha num laboratório e precisa espetar o pendrive em outros pc's p/ troca de infomações e coletar dados importantes.

No caso o problema inicial seria num dos pc's do laboratório q passa a infectar outros pc's e notebooks, certo? :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um programa chamado "FlashDesinfect" que cria no pendrive uma pasta chamada

"autorun.inf" q é uma pasta do sistema onde os virus costumão se instalar...

o programa faz uma pasta clone dessa, com o mesmo sistemas de arquivos do pendrive

fazendo assim com que o virus se instale em na pasta clone, "ficando inofensivo"....

ele tambem cria arquivos que são infectados normalmente pelos virus.. como "Recycler",

"RavMony" entre outros. criando esses arquivos, quando o virus for se alojar no pen-drive

não consegue porque já tem aquivos "infectados" com o mesmo tipo de sistemas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vírus já foi excluído manualmente do pendrive (apertando o delete), mas meu irmão disse q ele de repende ''volta''.

Acho q o note dele (pode) estar infectado, mas o estranho é q meu irmão executa o anti-vírus e não encontra nada.

Ele usa o avast.

você recomenda outro anti-vírus??

Se o notebook dele não extiver mesmo infectado, acredito q outros pc's de onde ele trabalha deverão estar.

Ele trabalha num laboratório e precisa espetar o pendrive em outros pc's p/ troca de infomações e coletar dados importantes.

No caso o problema inicial seria num dos pc's do laboratório q passa a infectar outros pc's e notebooks, certo? :(

Amigo, você vai em Opções de Pasta no Windows e põe pra exibir arquivos e pastas ocultos, daí vai ter uma pasta chamada oculta no pen drive chamada Recycled alguma coisa. Você apaga ela e todos os arquivos e pastas ocultos que estiverem na raiz do pen drive.

Dica: Antes de passar o anti-vírus, atualíze-o.

Passe o Ad-Ware ( atualizado ) e o Avira Antivir ( atualizado ).

E escanei o pen drive e o computador.

A espera...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...