Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
garashta

Hd com o tamanho errado!

Recommended Posts

Olá gente instalei o windows na maquina e meu hd de 320GB aparece como tendo somento 298GB no windows!! Porque isso? Como resolver? Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá gente instalei o windows na maquina e meu hd de 320GB aparece como tendo somento 298GB no windows!! Porque isso? Como resolver? Obrigado!
Não há nada de errado ai. A informação que o windows te dá está correta. A diferença entre o tamanho informado pelo fabricante e o tamanho informado pelo windows está relacionado a forma como os bites são contados.

É que os fabricantes de HD usam um cálculo de base 10 para contar os bites, aonde 1Mb é 10^6 (dez elevado a sexta potência) que é igual a 1000000b, já os programas em geral usam, para contar os bites, um cálculo de base 2 aonde 1 Mb é 2^6 (dez elevado a sexta potência) que é igual a 1048576b.

O resultado prático é que a contagem feita em base 2 dão sempre um valor menor que a contagem feita em base 10, embora a quantidade de bites seja a mesma, ou seja, 320Gb em base 10 tem os mesmo bites que 298Gb em base 2, embora nominalmente os valores sejam diferentes.

Isso pode até parecer propaganda enganosa dos fabricantes de HD, mas não é, pois estão te vendendo a mesma quantidade de bites em ambas as forma de cálculo. Não há nada que se possa fazer, além de reclamar, pois tecnicamente eles não estão errados.

Na verdade eles usam o Sistema Internacional de Medidas que conta os bites em base 10, cuja padronização é até anterior ao sistema binário. O sistema binário (base 2) só foi padronizado em 1998 atráves do IEC.

inté+

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei, nunca aparece o tamanho exato nao, mas antes se nao me engano aparecia com uns 2-4 GB a menos, e agora ta aparecendo com 22GB a menos, isso é muito!

Compartilhar este post

Link para o post

Tá certo sim, aqui vai uma tabelinha rápida da capacidade real dos HDs mais comuns no mercado.

80GB = 74,50GB

120GB = 111,75GB

160GB = 149,01GB

200GB = 186,26GB

250GB = 232,83GB

320GB = 298,02GB

400GB = 372,52GB

500GB = 465,66GB

750GB = 698,49GB

1TB = 909,49GB

Dá uma lida neste artigo aqui que você entenderá melhor:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1420

Compartilhar este post

Link para o post
Eu sei, nunca aparece o tamanho exato nao, mas antes se nao me engano aparecia com uns 2-4 GB a menos, e agora ta aparecendo com 22GB a menos, isso é muito!
É mas você se enganou, na verdade você não perdeu 22Gb pois nunca os teve.

O meu de 500Gb em base 10 fica com 465Gb em base 2, mas não perdinada, mas não se perde nada... como disse a quantidade de bits, que é o que importa, é a mesma.

Muito boa a tabela do MKM, te da os tamanhos em base 10 e seu equivalente em base 2.

inté+

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais