Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
rogerazambuja

Controlador de velocidade para coolers

Recommended Posts

Achei um projeto na internet para montar um controlador de velocidade para coolers. O projeto é este:

FANControler.jpg

Alguém sabe me dizer se esse projeto está correto? Eu poderia usar a chapa do gabinete como dissipador de calor pro TIP42 nesse projeto?

Ah, e seria possível ligar o fio do sensor de rotação do cooler para eu poder acompanhar a velocidade dele pelo PC?

Editado por rogerazambuja
Adicionar dúvida

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim cara, tranquilo, funciona e você pode ligar o sensor de rotação na placa.

Para 1 ou 2 fans não é nescessário dissipador, se quiser parafusar no gabinete é melhor isolar com mica.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela resposta.

Eu montei um projeto igual a esse só que com o TIP31. Funcionou, mas me disseram que se eu colocasse o mesmo na chapa do gabinete daria curto circuito, pois o o TIP31 é NPN e manipula o positivo. Me aconselharam montar com um transistor PNP, no caso o TIP42, que manipularia o negativo. Alguém confirma isso?

Ah, olha o que eu achei em outro site:

Se você quiser monitorar o seu fan, terá que usar o esquema NPN, pois o fan utilizara o mesmo negativo que a mobo :!: Porém, você terá que tomar cuidado na fixação do projeto, pois nem o transistor tampouco o potenciômetro poderão encostar no gabinete, pois senão haverá um curto circuito :!:

Se você não quer monitorar o fan, precisa economizar espaço, ou não quer se preocupar com curtos, utilize o esquema PNP, pois você poderá fixar o transistor diretamente na chapa do gabinete! :!: Porém, você não pode monitorar o fan na mobo, se tentar há uma grande chance de queimar ela ou danifica-la :!:

Alguém confirma que usando o esquema PNP eu não poderia usar o sensor de rotação do cooler? Desculpem pelas inúmeras perguntas. Agradeço desde já.

Compartilhar este post

Link para o post

Com o isolante de mica (também encontra onde vende componentes) você não tem esse problema e pode usar praticamente qualquer tip.

A diferença entre TIP 31 e 41 ou 32 e 42 é a capacidade de corrente, porém o preço dos componentes é o mesmo aqui em sampa.

A leitura da rotação é feita contando os pulsos de terra que a placa mãe recebe, não sei se haveria alteração na leitura só mudando a alimentação.

Compartilhar este post

Link para o post

Por via das dúvidas, a princípio não ligarei o sensor de rotação. Mas se alguém tiver certeza que não tem problema ligar o sensor de rotação usando o TIP42, por favor me diga. Obrigado pela resposta Tazaki.

Compartilhar este post

Link para o post

Liguei o projeto do TIP42 com 2 coolers e, quando eu abaixo a velocidade deles o transístor aquece um monte! Isso é normal?

Compartilhar este post

Link para o post

Tazaki, porque como eu citei ali em cima, o TIP31 é NPN, e se encostar o dissipador na chapa do gabinete dá curto circuito.

Faz muita diferença na temperatura do transístor se eu colocar um dissipador?

Compartilhar este post

Link para o post

Faz uma diferença absurda na capacidade de corrente.

Compra uma mica isolante, não deve custar 10 centavos **.

Cara, depois dessa até vou conferir nos trasistores aqui.

Aliás eu pensei que você fosse parafusar o tip no gabinete justamente para funcionar como dissipador.

Editado por Tazaki

Compartilhar este post

Link para o post
Aliás eu pensei que você fosse parafusar o tip no gabinete justamente para funcionar como dissipador.

Pois é, eu usei o projeto com o TIP42 justamente para isso mas, achei que seria menos trabalhoso montar tudo numa plaquinha universal e aí não tem "feição" para aparafusar o transistor no gabinete.

Saberia me dizer se há alguma possibilidade de estragar a fonte do meu PC usando esse "circuito", mesmo que montado corretamente?

Adicionar dúvida

Compartilhar este post

Link para o post

Ja instalei o projeto no meu pc e está funcionando muito bem! Estou usando com 2 coolers.

Alguém sabe se quando eu giro o potenciômetro todo para o mínimo, fazendo os coolers pararem completamente, ele continua jogando a corrente para o transistor ou ele abre (desliga) o circuito?

Compartilhar este post

Link para o post

Se deixar zerado a corrente na base vai ser tão baixa que o transistor estará como "aberto", não passando pra ticamente nada pelo fan.

Compartilhar este post

Link para o post

amigos, queria montar este circuito, porém só possuo um pot de 50k e os transistores Tip31 e Tip41..

se eu montar com estes mesmos.. vai funcionar??.. eu tenho aqui já um dissipador que tirei de uma fonte de pc.. vou montar uma plaquinha com dissipador e pot e vou colocar na baia do cd..

funciona??

Compartilhar este post

Link para o post

Com o potênciometro de 50k você não terá muita precisãono controle, e se for potenciometro log vai ficar bem estranho.

Funciona sim, pode fazer. Mas ainda recomendo um potenciometro de 1K linear.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais