Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlador de velocidade para coolers


Posts recomendados

Achei um projeto na internet para montar um controlador de velocidade para coolers. O projeto é este:

FANControler.jpg

Alguém sabe me dizer se esse projeto está correto? Eu poderia usar a chapa do gabinete como dissipador de calor pro TIP42 nesse projeto?

Ah, e seria possível ligar o fio do sensor de rotação do cooler para eu poder acompanhar a velocidade dele pelo PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela resposta.

Eu montei um projeto igual a esse só que com o TIP31. Funcionou, mas me disseram que se eu colocasse o mesmo na chapa do gabinete daria curto circuito, pois o o TIP31 é NPN e manipula o positivo. Me aconselharam montar com um transistor PNP, no caso o TIP42, que manipularia o negativo. Alguém confirma isso?

Ah, olha o que eu achei em outro site:

Se você quiser monitorar o seu fan, terá que usar o esquema NPN, pois o fan utilizara o mesmo negativo que a mobo :!: Porém, você terá que tomar cuidado na fixação do projeto, pois nem o transistor tampouco o potenciômetro poderão encostar no gabinete, pois senão haverá um curto circuito :!:

Se você não quer monitorar o fan, precisa economizar espaço, ou não quer se preocupar com curtos, utilize o esquema PNP, pois você poderá fixar o transistor diretamente na chapa do gabinete! :!: Porém, você não pode monitorar o fan na mobo, se tentar há uma grande chance de queimar ela ou danifica-la :!:

Alguém confirma que usando o esquema PNP eu não poderia usar o sensor de rotação do cooler? Desculpem pelas inúmeras perguntas. Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com o isolante de mica (também encontra onde vende componentes) você não tem esse problema e pode usar praticamente qualquer tip.

A diferença entre TIP 31 e 41 ou 32 e 42 é a capacidade de corrente, porém o preço dos componentes é o mesmo aqui em sampa.

A leitura da rotação é feita contando os pulsos de terra que a placa mãe recebe, não sei se haveria alteração na leitura só mudando a alimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faz uma diferença absurda na capacidade de corrente.

Compra uma mica isolante, não deve custar 10 centavos **.

Cara, depois dessa até vou conferir nos trasistores aqui.

Aliás eu pensei que você fosse parafusar o tip no gabinete justamente para funcionar como dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás eu pensei que você fosse parafusar o tip no gabinete justamente para funcionar como dissipador.

Pois é, eu usei o projeto com o TIP42 justamente para isso mas, achei que seria menos trabalhoso montar tudo numa plaquinha universal e aí não tem "feição" para aparafusar o transistor no gabinete.

Saberia me dizer se há alguma possibilidade de estragar a fonte do meu PC usando esse "circuito", mesmo que montado corretamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja instalei o projeto no meu pc e está funcionando muito bem! Estou usando com 2 coolers.

Alguém sabe se quando eu giro o potenciômetro todo para o mínimo, fazendo os coolers pararem completamente, ele continua jogando a corrente para o transistor ou ele abre (desliga) o circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

amigos, queria montar este circuito, porém só possuo um pot de 50k e os transistores Tip31 e Tip41..

se eu montar com estes mesmos.. vai funcionar??.. eu tenho aqui já um dissipador que tirei de uma fonte de pc.. vou montar uma plaquinha com dissipador e pot e vou colocar na baia do cd..

funciona??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...